O título de “maior cachorro do mundo” desperta muita curiosidade nas pessoas. Afinal, quem nunca teve vontade de descobrir quem é o maior dog do mundo, não é mesmo? O que poucos sabem é que, apesar de ser um título que muda frequentemente, o cachorro mais alto do mundo muitas vezes pertence à raça Dogue Alemão, que é uma das maiores raças que existem.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para se ter uma ideia da diferença de tamanho entre o maior e menor cão do mundo, enquanto exemplares da raça Chihuahua - considerado o menor cachorro do mundo - pesam em média 3 kg, um Dogue Alemão de tamanho “normal” pode chegar a 60 kg. Ou seja, dá para perceber que esses cães realmente não estão de brincadeira quando o assunto é o maior cachorro do mundo: raça é gigante. Para descobrir tudo sobre o maior cão do mundo , assim como qual é o maior cachorro do Brasil, é só continuar lendo!

Conheça a história de Zeus, maior cachorro do mundo!

Os recordes vão e vêm, mas tem um nome que marcou a história do maior cachorro do mundo: Zeus. Com 1,19 metro de altura das patas até o ombro (a altura é medida com o cachorro apoiado nas quatro patas) e com mais de 70 kg, Zeus ainda é considerado o “Maior Cachorro do Mundo ” de todos os tempos mesmo após a sua morte, em 2014. Em pé, apoiado apenas nas patas posteriores, ele alcançava a impressionante altura de 2,26 metros, ou seja, maior que muito humano! O recorde anterior era de Giant George, outro cão da raça Dogue Alemão, apenas 2,5 cm menor que Zeus (ainda assim fazia jus ao seu nome: Gigante George, em português).

O maior cachorro do mundo pertencia à Denise Doorlag e sua família, e morava em Michigan, nos Estados Unidos. Segundo Denise, a ideia era dar um nome que refletisse a grandeza do cãozinho, e com Zeus não teve erro. Mas apesar do enorme tamanho do pet, o maior cachorro do mundo tinha uma personalidade bem descontraída, gentil e sociável - tanto com humanos quanto com outros animais. Então fica o mistério resolvido de qual é o maior cachorro do mundo de todos os tempos!

E hoje em dia, qual o maior cachorro do mundo?

Não há dúvidas de que em questão de tamanho de cachorro, o maior do mundo foi o Zeus. No entanto, o Guinness Book também reconhece os maiores cães vivos, e por isso esse é um título que muda com certa frequência. Desde que Zeus faleceu, outros nomes vieram à tona. Então, qual maior cachorro do mundo atualmente? Quem deteve o título de cachorro mais alto do mundo vivo por muitos anos foi Freddy , um Dogue Alemão de 103,5 cm de altura na cernelha. No entanto, ele faleceu em janeiro de 2021 aos 8 anos e meio. Freddy vivia em Essex, na Inglaterra.

Dessa forma, em abril de 2021, tivemos um novo nome de qual é o cachorro mais alto do mundo. Segundo o Guinness Book, quem está com esse título hoje em dia é um outro Dogue Alemão que se chama Atlas Seay, que mora com seu dono Spencer Seay na Geórgia, nos Estados Unidos, e mede aproximadamente 1,031 m.

Maior raça de cachorro do mundo é o Dogue Alemão

Às vezes, andando pela rua, vemos alguns cachorros muito maiores que a média e logo pensamos: “nossa, esse deve ser o maior cachorro do mundo!”, mas isso é muito pouco provável se ele não for um Dogue Alemão. Isso porque, como já vimos, os últimos recordistas em tamanho eram dessa raça. Mas o que caracteriza um Dogue Alemão, afinal de contas?

A verdade é que você já deve estar familiarizado com essa figura por conta de um desenho muito famoso: Scooby Doo. Sim, um dos personagens mais icônicos dos desenhos animados pertence à raça de cachorro Dogue Alemão. Esses cães possuem um corpo musculoso e atlético e, no geral, costumam medir entre 75 e 80 cm. Eles têm um pelo curto e bastante espesso, liso, assentado e com aspecto brilhante. As cores do Dogue Alemão, por sua vez, podem ter 5 padrões diferentes: preto, azul, dourado, tigrado ou arlequim (mistura de preto e branco).

Já a personalidade desse doguinho - ou melhor, dogão - é outro ponto que chama atenção. Apesar do tamanho gigante ser intimidante para muita gente, o Dogue Alemão é muito dócil, amigável e tranquilo. Eles são bem humorados, um pouco bobos e se dão bem com todo tipo de gente, igualzinho o Scooby Doo!

 

Maior cachorro do mundo é da raça Dogue AlemãoO tamanho de um Dogue Alemão pode surpreender muitas pessoasO Dogue Alemão tem um corpo bem forte e musculoso coberto por cores diversasA diferença de tamanho entre um Dogue Alemão e um cão menor, como Bulldog, é giganteO maior cachorro do mundo tem um temperamento muito dócil e afetuosoDogue Alemão é a maior raça do mundo e também tem um enorme coraçãoOs maiores cachorros do mundo são da raça Dogue Alemão (Foto: ShutterStock)

 

E qual é o maior cachorro do Brasil?

 

Além de saber qual é o cachorro maior do mundo, você já parou para se perguntar qual o maior cachorro do Brasil? Apesar de não entrar no Livro dos Recordes, a última notícia que se teve sobre o maior dog do país foi em 2009 e, por incrível que pareça, ele não era um Dogue Alemão. Seu nome era Dustin e pertencia à da raça Irish Wolfhound. Dustin morava com sua tutora no município de Ribeirão Pires, em São Paulo, e alcançava 90 centímetros de altura com as quatros patas no chão. O peso do cãozinho era de aproximadamente 100 kg e ele consumia, por dia, entre 800 gramas e 1 quilo de alimentos. 

Quais os maiores cachorros do mundo? Veja as principais raças de cães gigantes

Quando se trata do maior cachorro do mundo, raça Dogue Alemão lidera o topo da lista, mas será que existem outras raças tão grandes quanto essa? A resposta é sim! Conheça quais os maiores cachorros do mundo abaixo:

  • São Bernardo

O São Bernardo é uma raça de cachorro gigante que, além de muito fofo, é um grande companheiro dos humanos. Os cães desta raça medem entre 70 e 90 cm e podem pesar até 80 kg, mas estão longe de serem intimidantes. Na verdade, o que melhor define um São Bernardo é o seu jeitinho acolhedor. Não é à toa que a raça se dá muito bem com crianças. Obediência, lealdade e paciência são características típicas do pet.

  • Cane Corso

O Cane Corso faz parte da lista de maiores cachorros do mundo, sem dúvidas! De origem italiana, a raça pode atingir 72 cm de altura e pesar entre 45 a 50 kg. Apesar de grandes, eles possuem um corpo atlético e bem definido, o que se justifica por serem bem ativos. O Cane Corso é amoroso e apegado com a família, mas tem um instinto protetor que às vezes fala alto. É necessário o adestramento e socialização logo cedo do cão.

  • Terra Nova

É impossível falar de raças de cachorro gigantes sem mencionar o Terra Nova. O cãozinho canadense é bem forte e grande, com uma altura média de 70 cm e peso de até 70 kg. Ou seja, é um cachorro enorme! Além de adorar brincar na água, o Terra Nova é conhecido por sua gentileza e personalidade incrivelmente afetuosa. Muito inteligente e companheiro, o pet transmite muita tranquilidade para aqueles que convivem com ele.

  • Boerboel

Já ouviu falar no cão Boerboel? Pois essa é uma das maiores raças de cachorros que você vai conhecer. Com um físico bem musculoso, o cão de origem africana pode atingir a altura de 70 cm e pesar mais de 90 kg. Mesmo com o tamanho grande do Boerboel, esse é um cachorro que preza muito pelo contato com humanos e adora interagir. É inteligente, carinhoso e super apegado com família e pessoas próximas.

  • Dogo Argentino

Outro cão que entra na lista de maiores cachorros do mundo é o Dogo Argentino! Apesar de ser muito confundido com o Pitbull, trata-se de uma raça bem maior, com altura entre 60 e 68 cm e peso de até 45 kg. Uma das características que também chama a atenção no pet é a sua cor: o Dogo Argentino branco é o único padrão. Com temperamento calmo e inteligência notável, esse cãozinho faz de tudo para agradar sua família e é um ótimo amigo.

 

Uma das maiores raças de cachorro, o São Bernardo é um cão muito parceiro e amigávelCane Corso também está na lista de maiores cães do mundo e possui forte instinto de proteçãoTerra Nova é um cachorro bem peludinho e fofo com um tamanho surpreendenteO Boerboel é um cachorro gigante africano com uma inteligência enormePara fechar a lista de cachorros gigantes, não poderia faltar o Dogo Argentino branco!

 

O maior cachorro do mundo requer alguns cuidados com a rotina

 

Como é de se esperar, o maior cachorro do mundo - assim como qualquer raça de cachorro gigante - precisa de certos cuidados no dia a dia. Desde a sua alimentação, que deve ser reforçada, até a quantidade de exercícios físicos que o pet necessita são fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma raça tão grande como o Dogue Alemão. Por isso, fique de olho no que esses cães precisam para terem uma boa qualidade de vida:

  • Alimentação

A alimentação de cachorros gigantes precisa atender suas necessidades, de forma que a quantidade deve ser compatível com o tamanho e gasto energético do cachorro. Além de investir em uma ração de boa qualidade do tipo Premium ou Super Premium, é bom ficar atento às orientações da embalagem: o produto deve ser de acordo com a idade e porte do pet. Se ele tiver alguma condição de saúde específica, o ideal é seguir as orientações do veterinário.

Outro ponto importante é a altura do comedouro e bebedouro. Como são cachorros muito altos, potes de água e comida apoiados no chão podem causar problemas na coluna dos animais. Por isso, é importante ter um suporte para colocar esses acessórios na altura correta sem forçar a cervical do cachorro.

  • Crescimento

Não é mistério que por ser o maior cachorro do mundo, raça Dogue Alemão, bem como tantas outras, cresce além da conta. Por isso, é importante ter um espaço adequado para a criação do cãozinho. Mas cachorro cresce até que idade, afinal? Enquanto cachorros pequenos atingem a altura final entre 10 e 12 meses de vida, um cachorro de raça gigante leva muito mais tempo para ter o desenvolvimento completo. É muito comum que esses animais tenham o seu tamanho máximo definido somente por volta de 18 a 24 meses! Ou seja, enquanto os cães menores já tem o porte definido no primeiro ano, um cachorro gigante leva 2 anos pra isso acontecer.

  • Gasto de energia

O que esses cachorros têm de gigantes, também têm de disposição (pelo menos a maioria). Então para dar conta desse tanto de energia, é fundamental que os tutores separem um tempinho do seu dia para se dedicarem aos seus amigos de quatro patas. No caso de um Dogue Alemão, os passeios são recomendados duas vezes por dia com duração de 40 minutos a 1 hora. Essa é a melhor forma de gastar toda a sua energia, mas os estímulos físicos e mentais dentro de casa também são importantes. Os brinquedos de cachorro ajudam muito nessas horas, assim como brincadeiras interativas com o tutor. 

No entanto, vale reforçar que o gasto de energia de cada raça é diferente e um São Bernardo, por exemplo, não é tão ativo quanto um Dogue Alemão. Por isso, em caso de dúvidas, o mais indicado é conversar com um veterinário para entender quais são as reais necessidades energéticas do seu cãozinho no dia a dia.

  • Saúde e expectativa de vida

Carregar o título de maior cachorro do mundo tem lá suas desvantagens. Por conta do seu tamanho fora do comum, cães gigantes estão mais propensos a certos problemas de saúde, como a displasia coxofemoral. A condição é caracterizada pelo encaixe inadequado do fêmur na articulação do quadril. Além disso, outro problema frequente nesses pets é a torção gástrica, também chamada de dilatação gástrica ou do estômago. Geralmente a doença é causada pela ingestão rápida de alimentos ou líquidos, podendo até mesmo ser fatal.

Comparada com cães de pequeno porte, a expectativa de vida dos cachorros gigantes é menor. A maioria das raças vive em torno de 8 a 10 anos, como o Dogue Alemão, o Terra Nova e o São Bernardo. No entanto, é possível encontrar cães com expectativas de vida um pouco maiores - como o Dogo Argentino - ou até menores - como o Mastim Inglês.

Como é o comportamento dos maiores cachorros do mundo?

Acredite se quiser, o maior cachorro do mundo é puro amor quando o assunto é comportamento. Afinal, quem vê tamanho não vê bravura quando se trata de cachorro, não é mesmo? Um exemplo é o comportamento um tanto quanto desproporcional do Pinscher e a doçura inigualável do Labrador - até mesmo o maior Labrador do mundo tem um temperamento muito mais tranquilo do que um pequeno Pinscher.

Com o Dogue Alemão, essa personalidade também segue essa lógica: apesar do tamanho assustador, eles são super dóceis, amáveis e carinhosos com seus donos e crianças. O único risco é eles acharem que são cachorro de colo e acabar esmagando os donos! Brincadeiras à parte, o Dogue Alemão é uma ótima companhia para toda a família. 

Mas antes de começar a procurar por um possível novo recordista para chamar de seu, veja se é uma raça que você tem afinidades. A energia é proporcional ao tamanho deles, assim como os gastos com alimentação e tamanho das fezes. Além de espaço físico, eles precisam de passeios longos e regulares para gastar energia e não ficarem estressados com o confinamento (mesmo em casa ou apartamentos espaçosos). 

Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 25/09/2019

Atualizada em: 22/11/2021