Cuidar da saúde do seu pet é dever de todo tutor, pois assim como os humanos, gatos e cachorros também estão vulneráveis a diversas doenças. Você já ouviu falar na lipidose hepática? Gatos podem desenvolver essa patologia, principalmente se não receberem uma ração adequada. Ela afeta principalmente o fígado dos felinos, órgão responsável por auxiliar no processo digestivo e pela desintoxicação do organismo. Não é à toa que ela é muito temida pela maioria dos tutores. Mas afinal, do que se trata essa doença? A lipidose hepática felina é contagiosa? Qual é o tratamento mais indicado? O Patas da Casa reuniu as principais informações sobre o assunto a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entenda o que é a lipidose hepática felina e as principais causas da doença

Apesar do difícil nome, a lipidose hepática é uma doença mais comum do que se pensa quando se trata da saúde dos gatos e que não é contagiosa. Segundo a médica veterinária Luciana Capirazzo, especialista em felinos do hospital Vet Popular, esse quadro também é conhecido como doença do fígado gordo e trata-se de uma síndrome colestática que acomete gatos domésticos, sendo caracterizada pelo extenso acúmulo de triglicerídeos nas células hepáticas. Parece complicado, mas não é: na prática, quer dizer que é uma desordem metabólica que envolve o excesso de gordura no fígado, o que leva à diminuição das funções metabólicas do órgão. Ou seja, o fígado para de funcionar como deveria.

Já sobre as causas da lipidose hepática felina, a profissional esclarece: “A maioria dos animais que a desenvolvem apresentam como causa problemas de obesidade ou, quando passam por um processo patológico ou situações de nervosismo e estresse, apresentam anorexia, causando o quadro de lipidose”, esclarece a profissional. Portanto, gatos que não recebem uma alimentação adequada estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.

lipidose hepática em gatos: gato cansado

Lipidose hepática: gatos obesos têm maior tendência a desenvolver a doença?

 

Como a doença é caracterizada pelo acúmulo excessivo de triglicerídeos em mais de 70% das células hepáticas, Luciana alerta que a obesidade pode ser um dos grandes vilões e fator de risco para a lipidose hepática felina. Isso acontece porque, como o corpo do animal passa a ter gordura “sobrando”, o gato não sente fome com tanta frequência e, consequentemente, passa a se alimentar muito mal e em intervalos muito grandes de tempo, o que abre espaço para o surgimento da doença. 

“Com o acúmulo em excesso, ocorre uma intensa mobilização da gordura corporal dos gatos devido aos longos períodos com falta de apetite ou outras circunstâncias que interfiram na rotina do animal”, explica a veterinária. No entanto, vale destacar que o maior problema está na falta de uma nutrição adequada, e não na obesidade em si. Tanto é que animais anoréxicos ou que sofrem alterações na sua alimentação devido a situações de estresse também podem desenvolver a doença com mais facilidade.

Principais sintomas da lipidose hepática felina

• Perda de peso

Vômitos

• Constipação ou diarreias

• Palidez

• Icterícia (coloração amarelada na pele ou na região dos olhos)

• Depressão

• Perda de apetite 

• Fadiga e indisposição

Afinal, como tratar a lipidose hepática em gatos? Tem cura?

Conforme a especialista explica, na maioria das vezes a doença tem cura se diagnosticada e tratada logo no início. Mas então como curar a lipidose hepática em gatos? Bom, o tratamento consiste basicamente em uma mudança na alimentação do animal, que vai buscar estabelecer o suporte nutricional e a correção da desidratação e do desequilíbrio eletrolítico no organismo do felino. 

Dessa forma, o médico veterinário vai indicar uma dieta bastante específica para que o bichano se recupere logo, mas é muito importante que todas as orientações passadas pelo profissional sejam seguidas à risca. Também vale destacar que, dependendo do grau do caso, pode ser que uma ração hepática para gatos seja indicada.

É imprescindível que o tutor leve o animal para uma consulta com um veterinário caso haja qualquer suspeita da doença - principalmente se ele não tem se alimentado direito nos últimos tempos e apresenta algum dos sintomas citados. Só assim o diagnóstico correto será feito e, então, o tratamento pode ser iniciado. 

É possível prevenir a lipidose hepática felina?

Todo mundo sabe que prevenção é a melhor maneira de manter o seu pet saudável, né? E mesmo que não exista uma maneira totalmente eficaz de prevenir a lipidose hepática em gatos, alguns cuidados podem reduzir os riscos de desenvolvimento da doença. Segundo Luciana, manter seu gato com uma condição corporal adequada é uma das peças-chave para que o felino não seja acometido pela lipidose hepática. É sempre bom ficar atento ao nível de gordura corporal do seu bichano e, caso ele esteja “magrinho” demais, também deve-se ter uma atenção especial com a saúde dele. 

Um gato saudável não pode ser obeso e nem desnutrido, e isso está diretamente ligado a uma alimentação de qualidade, outro fator fundamental na prevenção contra a lipidose hepática felina. Além disso, visitas regulares a um médico veterinário devem ser feitas para garantir que não há nenhum problema com a saúde do animal.

Redação: Juliana Melo