Roupas para cachorro e outros acessórios sempre deixam qualquer pet ainda mais fofinho e apaixonante - atire a primeira pedra quem nunca se encantou ao ver um cachorro com lacinho! Esse apetrecho em específico é bastante utilizado em cães com pelo longo, como Shih tzu, Maltês e Yorkshire, e faz um sucesso enorme nos pet-shops, deixando os cachorros com laços super estilosos e fofos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Em diferentes tamanhos e modelos, o item também pode ajudar a manter os pelos longe dos olhos do seu amigo, evitando irritações e coceiras. Mas, independentemente da finalidade do lacinho de cachorro, é importante tomar alguns cuidados ao utilizá-lo para que o enfeite não se torne um problema para o seu pet. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o acessório, desde como fazer lacinho para cachorro até como colocá-lo no animal. Dá uma olhada!

Lacinhos para cachorro filhote: descubra como acostumar o seu cãozinho

Usar um lacinho para cachorro filhote requer certo cuidado, pois é comum que ele cause um pouco de desconforto no primeiro contato, principalmente se estamos falando de filhotes de cachorro. Então qual a melhor maneira de deixar o cãozinho o mais confortável possível com o acessório?

Para começar, antes de aprender como colocar lacinho em cachorro, é importante que o seu amigo esteja acostumado com a escovação dos pelos e a associe a um momento positivo. Nesse caso, apostar em escovas para cachorro macias pode ser uma boa opção.

Comece penteando o seu amigo todos os dias e, aos poucos, apresente e inclua o lacinho para cachorro na rotina. Você pode testar algumas vezes e, caso o doguinho continue resistindo, não insista e tente em outro momento com reforços positivos, como os petiscos. Vale também checar se o acessório não está puxando os fios ou machucando o animal.

Como colocar lacinho em cachorro?

Não existe muito mistério em aprender como colocar lacinho em cachorro, especialmente se for uma raça de pelos médios ou longos, mas é importante tomar alguns cuidados com o uso do acessório. Na hora de pentear a pelagem, por exemplo, o ideal é fazer o movimento de cima para baixo, garantindo que os fios sejam desembaraçados sem causar incômodo ao animal. Quanto aos pelos da cabeça, é preciso penteá-los para cima antes de colocar o lacinho, que também pode ser colocado nas orelhas do cachorro (como veremos adiante).

Quando o assunto é enfeite para cachorros, uma das primeiras imagens que surgem na nossa cabeça é a de um Yorkshire de lacinho. Mas sabia que existem outras raças que também são super adeptas ao acessório? O Maltês, Poodle e Shih Tzu são grandes exemplos disso!

Como colocar lacinho em cachorro de pelo curto?

Para quem tem um bichinho de pelagem curta, é comum que a principal dúvida seja: como colocar lacinho em cachorro com pelo curto? Nesse caso, o uso de gel específico para animais pode garantir que o acessório fique no lugar. Mas lembre-se: o produto deve ser desenvolvido exclusivamente para pets. Jamais utilize cola e materiais tóxicos, como cola quente, cola branca e outros.

O uso de lacinhos em tiaras é outra estratégia que pode garantir o visual do seu peludo. Assim ficará muito mais fácil de aprender como colocar lacinho em cachorro Pinscher, Labrador e outras raças com a pelagem mais curtinha sem prejudicar o bem-estar do seu amiguinho de quatro patas.

Como colocar lacinho na orelha do cachorro?

Além dos lacinhos tradicionais no topo da cabeça dos cãezinhos, uma outra possibilidade é aprender como colocar lacinho na orelha do cachorro. O processo, inclusive, é bem parecido: basta pentear muito bem toda a pelagem do animal e separar uma mecha para facilitar na hora de prender o lacinho. No caso de cães com uma pelagem muito comprida, o ideal é pentear os pelos para cima e depois ajeitar para trás, enquanto a presilha do lacinho de cachorro é colocada acima das orelhas do pet.

 

Como colocar lacinho em cachorro de pelo curto: o uso de tiaras e gel específico para animais pode ajudar nessa tarefaLaço para cachorro grande, como um Golden Retriever, também fica puro charmeCachorros com laço ficam apaixonantes, como o Biewer TerrierUm Yorkshire de lacinho é a imagem mais clássica de todasLaço para cachorro: pelo curto não é motivo para deixar de enfeitar o petCachorros com lacinho: o Shih Tzu é um dos grandes modelos desse acessórioO Maltês é outro cachorro com lacinho que conquista vários corações

 

Lacinhos para cachorro: passo a passo de como fazer o acessório

 

Na hora de montar o look do seu bichinho, você pode aprender como fazer lacinho para cachorro em casa. Com os materiais necessários em mãos, você não vai precisar nem de uma hora para poder concluir o projeto. Confira, a seguir, o passo a passo de como fazer lacinho para cachorro de pelo curto, médio e longo. 

Materiais

  • Fita de cetim
  • Isqueiro ou caixa de fósforo
  • Tesoura
  • Agulha e linha
  • Pistola de cola quente e bastão de cola quente
  • Pedrinhas coloridas, estrelinhas, desenhos em EVA e outros adereços que preferir 

Lacinhos de cachorro: passo a passo da confecção

Passo 1) Primeiro, você deve cortar um pedaço da fita de cetim para formar o lacinho. Nesse caso, você pode escolher o tamanho que preferir de acordo com o seu cãozinho. O importante é que o corte seja feito em um tamanho uniforme;

Passo 2) Em seguida, pegue o isqueiro e passe levemente nas extremidades do pedaço de fita. Assim, você garante que o tecido não vai desfiar;

Passo 3) Depois, é hora de dar forma ao lacinho de cachorro. Para isso, você vai precisar dobrar as duas pontinhas para dentro e, em seguida, costurar o meio do tecido com o auxílio de uma agulha;

Passo 4) Depois de costurar, você vai notar que o tecido fica com o aspecto franzido, bem parecido com o de um lacinho. Para garantir que ele não solte, você deve dar um nó de costura atrás; 

Passo 5) Por último, decore do jeito que a sua imaginação permitir utilizando a cola quente! Pedrinhas, estrelinhas e desenhos em EVA são ótimas sugestões! 

Lacinhos para cachorro: veja os cuidados necessários com o uso do acessório

Antes de investir no lacinho de cachorro, saiba que o acessório requer uma atenção especial para não prejudicar o seu amigo. Se você optar pelos modelos de elástico, por exemplo, é importante que o material seja coberto por tecido para evitar o atrito com o pelo e os puxões. Caso contrário, ele pode provocar quebra e nós nos fios, principalmente em animais com a pelagem longa. 

Outro ponto importante é que, especialmente no caso de um laço para cachorro de pelo curto, não é recomendado fixar o acessório na pelagem do animal com cola quente, cola branca e derivados. O gel é a melhor forma de garantir que o laço fique preso, mas sem incomodar, puxar ou prejudicar o seu cão. Em alguns casos, o enfeite para cachorro de pelo curto já vem com uma espécie de adesivo para melhorar a fixação. Nesses casos, o cuidado maior deve ser na hora de tirar o lacinho de cachorro: para não puxar e machucar o animal, recomenda-se passar um pouco de água morna no local e esfregar suavemente.

Além disso, na hora de colocar o item no seu cãozinho - seja ele de pelos curtos, médios ou longos - é preciso certificar-se de que o lacinho seja amarrado corretamente para evitar desconforto e problemas como a dermatite canina, que pode causar perda de pelo no topo e na lateral da cabeça do animal.

Cachorro de lacinho: nem sempre o animal gosta do acessório, então não insista

Você pode até amar ver o seu cachorro com lacinho, mas é preciso levar em consideração se o seu amigo gosta ou não do acessório. Os cães são acostumados a ficarem livres, sem nada os “prendendo”, então, por menor que seja o lacinho de cachorro, o item pode causar um certo desconforto. Se esse for o caso do seu pet, não insista! Isso pode acabar deixando ele estressado. O bem-estar do seu amigo vem sempre em primeiro lugar!

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo