Existem diferentes raças de cachorro espalhadas pelo mundo - e cada uma delas tem uma série de particularidades. Tem cães que são mais teimosos e agitados, enquanto outros são mais calmos ou brincalhões. Mas e quando ocorre uma mistura de raças de cachorro, o que podemos esperar? Bom, isso vai depender muito da ascendência dos pais. Se for um labrador misturado com vira lata, por exemplo, fica bem mais difícil definir como será o comportamento ou aparência do cãozinho que está por vir, já que não se sabe ao certo qual é a linhagem do vira-lata.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Entretanto, se as misturas de cachorros acontecem entre aqueles que são considerados de raça pura - ou seja, que possuem pedigree e, portanto, a procedência do animal -, é possível prever com mais clareza como será a aparência e até o temperamento do cão híbrido. Em alguns casos, o resultado é totalmente adorável, fofo e saudável, já que dá para combinar o melhor das duas raças. Mas é importante ter certo cuidado! O cruzamento intencional de determinadas raças também pode resultar em anomalias e problemas de saúde no cãozinho, como você verá a seguir.

Labradoodle, uma mistura de Labrador com Poodle

 


O Labradoodle tem a aparência de um grande Poodle e a energia de um Labrador
O Labradoodle tem a aparência de um grande Poodle e a energia de um Labrador

Uma das misturas de raças de cachorro mais conhecida é a do Labradoodle, que é formado pelo cruzamento de um Labrador com um Poodle. Essa foi uma combinação que se tornou popular e até trouxe algumas vantagens para os cãezinhos híbridos, já que esse cachorro pode nascer com pelos hipoalergênicos. Os Labradoodles são muito companheiros e brincalhões, já que possuem comportamento e temperamento típicos do Labrador. No entanto, recentemente o primeiro criador da mistura deu uma entrevista dizendo que se arrepende do feito: segundo o australiano Wally Conron, o cruzamento gerou um animal extremamente agitado e com tendência a ter alguns problemas de saúde hereditários.

Pitsky: mistura de cachorros Pitbull com Husky


O Pitsky herda o temperamento forte do Pitbull e do Husky
O Pitsky herda o temperamento forte do Pitbull e do Husky

O resultado é inegável: um cãozinho muito lindo, com um corpo musculoso típico dos Pitbulls e os clássicos olhos claros do Husky Siberiano, que dão um charme ainda maior à mistura. Mas apesar da bela aparência, essa combinação pode dar um pouquinho de trabalho, já que ambas as raças são conhecidas pelo seu temperamento forte. Por isso que, normalmente, o Pitsky é um cachorro mais silencioso e quieto - apesar de estar sempre em alerta em situações de perigo. Mas isso também vai depender da personalidade de cada cão e dos seus pais, já que é totalmente possível ter um cachorro que fuja do padrão e seja mais extrovertido e agitado, por exemplo.

Chug: mistura de raças de cachorro Chihuahua com Pug


A aparência do Chug não nega que ele veio de uma mistura de Chihuahua com Pug
A aparência do Chug não nega que ele veio de uma mistura de Chihuahua com Pug

O Chug é uma raça híbrida derivada das raças Chihuahua e Pug. A aparência dos cães formados por esse cruzamento pode variar, mas a maioria tem um corpo menorzinho e robusto, como o dos Chihuahuas, e o focinho mais enrugado, semelhante ao dos Pugs. O Chug não tem um temperamento definido, mas assim como seus progenitores, eles são cãezinhos que costumam ser bastante sociáveis e gostam de brincar, tem energia de sobra e são muito inteligentes, mas também podem ser mais teimosos e geniosos. Por outro lado, o cruzamento gerou um cão mais saudável do que o Pug, que é conhecido por ter vários problemas de saúde

Yorkiepoo, uma mistura de Yorkshire Terrier com Poodle 


O Yorkiepoo é muito brincalhão e ama ficar perto da família
O Yorkiepoo é muito brincalhão e ama ficar perto da família

Mais uma mistura de raças de cães envolvendo o Poodle! Sim, esse é um animal bastante usado na hora de fazer diferentes combinações de novas raças. Isso acontece principalmente devido a sua popularidade e ao fato de que esse tipo de cachorro consegue se adaptar facilmente em diferentes ambientes, assim como o Yorkshire Terrier. Não é à toa que essa combinação tem tudo para dar certo, né? O Yorkiepoo é um cachorro híbrido muito inteligente, obediente, dócil e que adora estar perto dos seus tutores. Alegres e sempre muito dispostos, o problema é que esse tipo de cãozinho também tem o hábito de latir bastante.

Labsky: a mistura de raças de cachorro Labrador e Husky


O Labsky é uma caixinha de surpresas
O Labsky é uma caixinha de surpresas

Já pensou no que aconteceria se cruzasse um Labrador com um Husky Siberiano? Pois bem: assim como os pais, o Labsky também é um cão de porte grande e que muitas vezes herdam os olhos claros do Husky e o formato do corpo e do focinho de um Labrador. Mas é importante ter em mente que isso não é totalmente garantido. Tanto a aparência quanto a personalidade do cãozinho podem variar, já que ele pode ser extremamente dócil, manso e brincalhão como um Labrador; mas também pode ser mais ríspido e com um temperamento mais forte, típico do Husky.

Mistura de cachorros Schnauzer e Poodle: assim nasce o Schnoodle


O Schnoodle tem energia para dar e vender
O Schnoodle tem energia para dar e vender

O Schnoodle normalmente herda o formato do corpo dos Poodles, enquanto o focinho e a pelagem são mais parecidas com a de um Schnauzer. Muito amigáveis e ativos, essa mistura de raças de cachorros precisa de bastante exercício físico diariamente para gastar toda a energia do seu corpo. Eles costumam ser muito simpáticos e não tem problemas em lidar com estranhos.

Cuidado na hora de misturar raças de cães!

Antes de tentar cruzar diferentes raças de cachorros para ter um cãozinho diferente e único, vale lembrar que alguns cruzamentos podem ser prejudiciais para os animais, principalmente se forem realizados de forma intencional. Cachorros de tamanhos muito diferentes, por exemplo, podem trazer graves consequências tanto para o feto quanto para a progenitora, dificultando até mesmo o parto do filhote. Além disso, bichinhos que possuam qualquer tipo de problema genético não devem procriar, então verifique sempre se os cães em questão estão em um bom estado de saúde.

É preciso levar em consideração diversos fatores antes de misturar raças de cães distintas, já que é uma responsabilidade imensa originar um cãozinho totalmente novo. Por isso, não faça nada por conta própria e procure sempre o auxílio de um profissional antes de tomar qualquer atitude. 

Redação: Juliana Melo