Raças de cachorro

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar

Publicado - 18 Outubro 2021 - 15h40

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Poodle é um cão com uma história curiosa! Ninguém sabe ao certo onde surgiu essa raça tão peludinha e fofa. Alguns dizem que os diferentes tipos de Poodle surgiram na França e faziam muita graça nas festas da realeza, sendo chamados também de “Caniches”. Outros, porém, dizem que o cachorro Poodle veio da Alemanha, onde era conhecido como “Pudle”, um cão considerado exímio nadador. Seja Poodle, Caniche ou Pudle, o que não podemos negar é que esse cãozinho é apaixonante! A sua fofura é tanta que se desenvolve em alguns tamanhos de Poodle diferentes - Poodle Toy, Poodle Miniatura (também conhecido como Poodle Mini e Poodle Anão), Poodle Médio e Poodle Grande (Standard). Independente dos tipos, Poodle é um cão dócil, perfeito para ambientes familiares, super sociável e fácil de cuidar. Abaixo, você vai conferir tudo sobre os tipos de Poodle e como identificar cada um deles.

Tipos de Poodle: entenda como as variações se originaram

A origem dos tipos de Poodle começa com o Poodle Grande ou Standard. Eles foram os primeiros cães da raça e, antigamente, somente o Poodle Grande era considerado padrão, pois ele surgiu para caçar outros animais. Porém, com o tempo, criadores começaram a cruzar a espécie. Foi, então, a partir do cruzamento de diversos tamanhos de Poodle, que surgiram os outros três tipos: cachorro Poodle Toy, Mini Poodle e Poodle Médio. Todos esses tipos de Poodle são muito fãs de água e eram usados para caçar patos. O tamanho do cachorro Poodle pequeno era uma vantagem nessa atividade e esse foi um dos motivos de tantos cruzamentos, que buscavam atingir uma versão menor da raça. Hoje, esses quatro tipos de Poodle são reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional (FCI), sendo divididos de acordo com tamanho e peso.

Poodle Toy: tamanho pequeno e fofo, pronto para carregar na bolsa!

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo


O Poodle Toy é o menor de todos, com 4,5kg e ideal para ser transportado em bolsas e viajar com os donos.
O Poodle Toy é o menor de todos, com 4,5kg e ideal para ser transportado em bolsas e viajar com os donos.

Como diz o próprio nome, o Poodle Toy (também conhecido como Poodle 1) parece um cachorro de pelúcia. Dentre todos os tipos de Poodle, o Toy é o menorzinho. Mas afinal, o Poodle número 1 cresce até que tamanho? Ele não chega a medir nem 30cm e pesa até 4,5kg! O Poodle Toy é ideal para apartamentos pequenos, justamente por ter um tamanho bem compacto. Como para o Poodle 1 tamanho não é problema, não há restrições para entrar em nenhum lugar, podendo facilitar a vida de donos que gostam de viajar com cachorro. É comum encontrar um Toy Poodle desse tamanho passeando em bolsas. 

Essa variação vai se parecer com um Poodle filhote para sempre. Por causa do seu tamanho, não precisa de tantos exercícios como os outros tipos da raça, já que seu corpo pequeno consegue gastar energia mais fácil. E, falando em energia, saiba que ela existe de sobra no Poodle Toy! Poodle desse tipo tem uma enorme facilidade com esportes, seja de corrida ou natação. Por isso, arranje sempre um tempinho para uma atividade com ele. Além disso, o Poodle tamanho 1 é o tipo menos ciumento da raça. Você também pode encontrar o Poodle tipo 1 sendo chamado de Poodle Micro Toy ou Micro Poodle, mas não se preocupe, pois estamos falando do mesmo cãozinho. 

Mini Poodle ou Poodle Anão: fofura em tamanho compacto!


O Mini Poodle ou Poodle Anão é maior que o Toy e menor que os cães de porte médio, sendo perfeito pra apartamento
O Mini Poodle ou Poodle Anão é maior que o Toy e menor que os cães de porte médio, sendo perfeito pra apartamento

Apesar de maior que o Poodle Toy 1, o Mini Poodle - ou Poodle Anão - ainda é perfeito para apartamento e para ser a companhia ideal de donos que viajam muito e querem transportar seus animais com facilidade. O Mini Poodle costuma medir entre 28 e 35 centímetros, podendo pesar até 8kg. São cães que vão precisar de um estímulo maior para se exercitar, por isso passeios diários não devem ser deixados de lado. A socialização do cachorro Poodle Anão enquanto ainda é filhote é indicada para evitar comportamentos agressivos e destrutivos. Essa variação costuma ter a pelagem encordoada, assim como o Poodle Médio. O Mini Poodle é conhecido por ser a versão mais apegada e dependente do dono, demandando uma atenção maior que os outros tipos. Por isso, o Poodle Anão tem maior probabilidade de desenvolver ansiedade de separação, principalmente se ficar muito tempo longe do tutor. Além disso, o Mini Poodle é muito brincalhão e possui a maior expectativa de vida dentre os tipos de Poodle, podendo viver mais de 20 anos!

Poodle Médio: o mais comum de se ver por aí!

 


O Poodle Médio é a variação mais comum. Ele pode pesar até 12 quilos
O Poodle Médio é a variação mais comum. Ele pode pesar até 12 quilos

O Poodle Médio pode medir entre 35 e 45 centímetros e pesar mais de 12kg. A variação possui a pelagem encordoada, que precisa de cuidados frequentes para evitar nós. Alguns clubes de animais colocam o Poodle Médio na mesma categoria do Poodle Grande. Por ser um Poodle porte médio, ele precisa de atividades ao ar livre diariamente. Em alguns casos, é mais indicado para casas com quintais e estímulos externos. O Poodle Médio também é um pouco mais dependente e ama ficar perto da família, querendo ter sempre a atenção toda para si. Além disso, o Poodle porte médio é considerado o melhor tipo para se ter em casas com crianças já que consegue aguentar melhor as brincadeiras com crianças sem tanto perigo de se machucar. O Poodle médio é muito popular no Brasil e no mundo.

Poodle Grande ou Standard: os originais da raça!


O Poodle Grande é conhecido pela tosa peculiar e é o mais visto em exposições caninas
O Poodle Grande é conhecido pela tosa peculiar e é o mais visto em exposições caninas

O Poodle Grande ou Standard, que mede de 45 a 60 centímetros e pode pesar mais de 15kg, é quem deu origem à raça! Dentre os tipos de Poodle, o Poodle Grande é conhecido por ter uma tosa diferente: o topete maior que o tamanho da cabeça e os pelos estilo “pom-pom” nas pernas são algumas das características. Como são cães utilizados em exposições, é até raro encontrar esses tamanhos de Poodle no dia a dia. O Poodle Grande não é recomendado para apartamento e nem para pessoas que costumam viajar ou ficar muito tempo fora de casa. Seu tamanho, nesse caso, faz diferença e exige cuidados próprios. Comparando os machos e fêmeas da raça Poodle, tamanhos são um pouco diferentes entre si, já que o macho é bem mais musculoso que a fêmea. O Poodle Grande é o tipo mais tranquilo da raça e o que late menos também. 

Apesar do tamanho diferente, características e personalidade dos tipos de Poodle é bem parecida

Seja qual for os tipos de Poodle, todos possuem características físicas bastante parecidas. Seus pelos são cacheados ou crespos em uma quantidade abundante. As cores também são as mesmas para todos os tamanhos de Poodle: branco, preto, cinza, marrom ou fulvo. Quanto à personalidade, Poodle é leal e companheiro. O temperamento do Poodle é amoroso e sensível e ele ama ficar perto da família, a quem se dedica e gosta de agradar. Por isso mesmo o Poodle pode ser um cachorro ciumento. Porém, quando socializados desde cedo, esse comportamento consegue ser amenizado, assim com os latidos, que podem ser comuns na raça.

Extremamente inteligentes e sociáveis, todos os tipos de Poodle se dão bem com adultos, crianças e idosos, além de terem boa relação com outros pets. No geral, todos os tipos de Poodle são bem saudáveis, com uma média de expectativa de vida de 18 anos. Porém, os exemplares de Poodle pequeno têm maior facilidade para desenvolverem luxações e problemas de locomoção, por causa de sua estrutura óssea menor. Outras doenças comuns em qualquer um dos tipos de Poodle são doenças cardíacas e problemas oculares. Se você pensa em comprar um Poodle Toy, preço vara de acordo com cada tipo. O Mini Poodle e o Poodle Anão costumam ser encontrados aproximadamente por R$1.000. Já nos outros tipos de Poodle, preço é mais alto. Poodle Toy e Poodle Grande podem custar até R$6.000.

Do Poodle Toy ao Poodle Grande, o adestramento é muito fácil

Uma das características mais importantes do Poodle é sua inteligência. Independente dos tipos de Poodle, a raça é considerada a segunda mais inteligente que existe, ficando atrás apenas do Border Collie. Essa inteligência consegue ser bem percebida nas sessões de adestramento. Todos os tipos de Poodle possuem grande facilidade em aprender comandos e são muito obedientes. Por isso, o Poodle geralmente tem ótimos resultados após o treinamento. O ideal é realizar o adestramento ainda no filhote de Poodle, pois os resultados são ainda melhores, garantindo um ótimo comportamento ao longo de toda a vida.  

Os tipos de Poodle demandam cuidados semelhantes 

Pelos: Os pelos do Poodle - Toy, Mini, Médio ou Grande - são sua marca registrada! Por isso mesmo, precisam de cuidados especiais. Os pelos do Poodle crescem com muita rapidez e quando estão muito grandes podem se tornar um local propício para o acúmulo de sujeira, além de dificultarem a locomoção e a visão do animal. Por isso, a tosa de Poodle é recomendada para manter os pelos sempre bem aparados e cuidados. Além disso, esses cachorros necessitam de banhos frequentes e escovação semanal para evitar nós. 

Unhas e dentes: Como todos os tipos de Poodle são brincalhões e ativos, gostam muito de correr e se exercitar. Por isso, cortar as unhas do cachorro com frequência evitar que elas atrapalhem sua locomoção. Além disso, o Poodle precisa escovar os dentes frequentemente para evitar a formação de tártaro e outras doenças relacionadas à higiene bucal.

Saúde: Como explicamos, todos os tipos de Poodle são muito saudáveis e têm alta expectativa de vida. Porém, a luxação de patela pode ser um problema, principalmente no Poodle Toy. Poodle precisa ser observado nas brincadeiras para evitar que se machuque causando problemas locomotores. É importante realizar um acompanhamento veterinário regular. Exames oftalmológicos são importantes para prevenira  catarata canina. Além disso, todos os tamanhos de Poodle possuem predisposição genética a problemas cardíacos, então é essencial fazer sempre o check-up.

Atividades físicas: Não importa se é um Poodle Grande, Médio, Anão ou Poodle Toy: tamanho pequeno ou maior tem muita energia. Os cães da raça amam brincar e correr, então é importante separar sempre um tempinho para garantir que eles se divirtam e brincar com eles. Os Poodle são ótimos nadadores, então vale até levá-lo para nadar em algum lugar. Apenas lembre-se que os exercícios não precisam ser tão intensos. Basta fazer uma atividade mais moderada que com certeza o Poodle vai se divertir bastante e gastar toda sua grande energia!

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 23/10/2019

Atualizada em: 15/10/2021

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas