Raças

Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

Jack Russell Terrier: saiba tudo sobre esse cãozinho pequeno e cheio de energia
Jack Russell Terrier: saiba tudo sobre esse cãozinho pequeno e cheio de energia

O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. Ficou curioso para saber mais sobre esse cãozinho? Veja o guia sobre o cachorro Jack Russell que o Patas da Casa preparou!

Qual a origem do Jack Russell Terrier?

A origem do Jack Russell Terrier diz muito sobre sua personalidade e temperamento. Assim como as outras raças de cachorro do grupo Terrier, esse cãozinho foi desenvolvido como um cão de caça e tem origem europeia. Em 1880, no Sul da Inglaterra um reverendo inglês chamado John Jack Russell passou a criar seus cães para auxiliá-lo na caça a raposas. Nesse intuito, o reverendo cruzou raças como Old English White Terrier, Terrier Preto e Dourado e Fox Terrier trazendo ao Jack Russell Terrier aspectos de agilidade e doçura.

No início, muitas pessoas acreditavam que o cãozinho não seria eficiente para caça por conta de suas pernas curtas, mas logo perceberam que a característica era muito boa para que o animal entrasse em lugares de difícil acesso, sendo um aspecto perfeito para a caça. A raça só foi oficialmente reconhecida em 1990.

Características físicas do Jack Russell Terrier vão além do porte pequeno

A pelagem do cão Jack Russell Terrier pode ser branca e preta, branca e marrom ou uma mesclagem dessas duas cores. A cor branca é a que vai predominar no corpo do animal, enquanto as os outros tons estão mais presentes na região dos olhos, dorso e orelhas. A cauda do Jack Russell Terrier costuma ser branca, podendo eventualmente apresentar um degradê com as outras duas cores. Existem cães dessa raça com três tipos de pelagem: liso e curto, duro e longo e quebrado, que se caracteriza como um intermediário entre os dois primeiros padrões. O Jack Russell Terrier é um cachorro de porte pequeno, medindo de 25 a 35 cm e pesando de 6 a 8 kg. Fazendo com que a raça tenha um corpo musculoso e compacto.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O cão Jack Russell Terrier pode ter até três tipos diferentes de pelagem
    O cão Jack Russell Terrier pode ter até três tipos diferentes de pelagem

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Jack Russell Terrier: cachorro tem temperamento energético

    A energia é o principal destaque da personalidade do Jack Russell Terrier. Ele é um cão extremamente ativo, que será muito leal ao seu dono. Por causa da sua lealdade, ele demonstrar ciúmes de seu tutor, protegendo-o sempre que achar que ele está em perigo. Esse cão é conhecido por idolatrar o tutor, transmitindo um amor além da conta, mas anseia por reciprocidade. Se você planeja ter um cão dessa raça em casa, se prepare para ter um cão serelepe e que raramente está quietinho. Todo esse vigor faz com que o Jack Russell Terrier seja uma das raças mais indicadas para acompanhar os tutores em atividades físicas como a corrida. Esse animal é muito inteligente, mas é teimoso na mesma proporção e por isso não aceita ordens de qualquer um. Não é um cão que costuma latir muito, com exceção de quando está feliz ou se sentindo ameaçado.

    A coragem do Jack Russell Terrier também é um dos destaques do seu temperamento. Apesar de ser um cãozinho de porte pequeno, ele é destemido e não hesita em desafiar cães com duas vezes o seu tamanho. O instinto caçador desse animal também é muito forte na sua personalidade, fazendo com que não seja recomendado deixar ele sozinho com outros cães, animais menores e gatos. Eles são impulsivos e seu instinto caçador aflorado pode fazer com que entrem em conflito com os outros animais.

    Quais os principais cuidados que um Jack Russell Terrier precisa?

    Por ser um cachorro com muita energia, o Jack Russell Terrier precisa se exercitar com frequência. Apesar de ter um porte pequeno, esse cãozinho pode viver em apartamentos, desde que tenha um gasto de energia diário com passeios. Além disso, é necessário ter muito cuidado com a segurança da casa: muito cuidado com os portões, pois esse cãozinho pode ter a atitude de correr atrás de carros, outros animais e até pessoas na rua. No caso dos apartamentos, a tela de proteção para as janelas é imprescindível. Não se esqueça de sempre contribuir para que o animal gaste toda a sua energia, investindo em brinquedos para cachorros. A bolinha pode ser um dos brinquedinhos da raça.

    O Jack Russell Terrier é um cão instintivamente protetor e precisa ser socializado desde cedo para não apresentar comportamentos de resistência ao contato com outros animais e pessoas estranhas. Quando a socialização é feita com o Jack Russell Terrier filhote, o cão aprende a lidar com esse tipo de situação de maneira positiva. Geralmente, quando se sente ameaçado por pessoas e animais estranhos, o Jack Russell Terrier costuma latir bastante, por isso você vai perceber os resultados quando o animal não apresentar mais esse comportamento diante dessa situação.

    adestramento é essencial para controlar o comportamento dominante e teimoso dessa raça de cachorro, ele precisa de treinamento com técnicas de reforço positivo para aprender a identificar os tutores como líderes que devem ser obedecidos e seguidos. Mesmo sendo um doguinho muito inteligente, toda sua agitação e curiosidade faz com que ele tenha dificuldade em focar nos comandos. Por isso, é necessário muita paciência e insistência para adquirir bons resultados com o treinamento.

    Além disso, o cão Jack Russell Terrier exige os cuidados essenciais de qualquer cachorro. A vacinação, visitas recorrentes ao veterinário e vermifugação são indispensáveis. Se atente também aos banhos, escovação da pelagem e cuidados com as unhas, dentes e ouvidos. Ofereça também sempre uma alimentação de qualidade para o animal.

    Jack Russell Terrier: valor de um filhote da raça pode chegar a R$ 9.500 dependendo de sua linhagem
    Jack Russell Terrier: valor de um filhote da raça pode chegar a R$ 9.500 dependendo de sua linhagem

    Jack Russell Terrier: saiba mais sobre a saúde do bichinho

    O cão Jack Russell Terrier costuma apresentar uma boa saúde ao decorrer da vida, mas pode apresentar alguns problemas com o passar dos anos. Por isso, é fundamental que o tutor se atente às alterações físicas e de comportamento, principalmente quando o cachorro já está idoso. A expectativa de vida de um Jack Russell Terrier é de 15 anos.

    Uma das doenças genéticas mais comuns que podem afetar a raça é luxação de patela, problema no ligamento das patas do animal que é muito comum em pets de pernas curtas, como o Jack Russell Terrier. Outro problema "normal" na raça são os distúrbios oculares como a catarata e o glaucoma canino. A surdez congênita também pode acontecer. Por isso, o acompanhamento com um médico veterinário é essencial para a saúde do cachorro, caso perceba alguma alteração o leve a um especialista para avaliar a condição do animal e indicar o tratamento adequado.

    Jack Russell Terrier: preço do animal varia entre R$ 3.000 e R$ 9.500

    Alguns fatores podem influenciar a venda de um Jack Russell Terrier, o valor pode variar dependendo dos pais, avós e bisavós da ninhada. Caso o filhote tenha parentes campeões de torneios nacionais e internacionais, o preço pode subir. Em média um Jack Russell Terrier custa entre R$ 3.000 e R$ 9.500. Você deve ter se apaixonado e estar interessado em comprar um Jack Russell Terrier, mas pesquise bem sobre o canil e faça perguntas sobre os pais do filhote para não financiar os maus-tratos aos animais.

    Redação: Hyago Bandeira

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Próxima matéria

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Ver Todas >

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?
    Adote um animal

    Husky Siberiano x Malamute do Alasca: quais as diferenças mais notáveis entre as raças?

    Husky Siberiano, Malamute do Alasca são cães muito confundidos por aí. De fato a aparência das raças originárias dos lugares mais frios do mundo é bem parecida, mas como diferenciar esses dois cães? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de vários amantes de cachorro, especialmente aqui no Brasil, onde o Husky é mais popular. Mas mesmo que fisicamente esses dois doguinhos tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças entre eles. 

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Nome para cachorro branco: 50 opções para chamar um doguinho de pelagem clara
    Adote um animal

    Nome para cachorro branco: 50 opções para chamar um doguinho de pelagem clara

    Receber um novo animal de estimação em casa é muito animador. Planejamos tudo para que o pet tenha bastante conforto em seu novo lar, principalmente quando falamos sobre adoção animal. Mas uma coisa que ainda pode deixar muita gente em dúvida é a hora de escolher um nome para cachorro. Todo mundo sabe que levar as características físicas do animal pode ajudar na escolha. 

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa
    Adote um animal

    Adotar gato: os produtos que o tutor precisa comprar antes de levar o bichano para casa

    A empolgação de adotar gato muitas vezes toma conta da gente, mas essa não pode ser uma atitude impulsiva. Pelo contrário, deve ser muito bem planejada para fornecer tudo que o bichano precisa nos primeiros dias. Os gatos preenchem o ambiente com muito amor e alegria, mas também exigem alguns cuidados especiais com a higiene, alimentação e outras coisinhas. Felizmente existem alguns produtos capazes de ajudar a deixar o animal mais familiarizado e confortável no seu novo lar, como a caixa de areia para gatos. 

    Ver Todas >