close
Saúde

Hiperadrenocorticismo em gatos: o que é, quais os sintomas e como cuidar do felino com esse problema de saúde

O   hiperadrenocorticismo em gatos pode deixar os felinos mais sedentários e cansados
O hiperadrenocorticismo em gatos pode deixar os felinos mais sedentários e cansados

Você já ouviu falar em hiperadrenocorticismo? Essa é uma grave doença que atinge cachorros e gatos, embora seja mais rara nos felinos. O termo pode ser complicado e difícil de gravar, mas existe uma explicação lógica por trás dele: “O termo 'hiper' significa muito, o termo 'adreno' significa adrenal e o termo 'corticismo' está relacionado com a liberação de cortisol”, explica o médico veterinário Gabriel Mora, do Hospital 24h Vet Popular. Isso, na prática, quer dizer que existe uma produção exagerada do hormônio do estresse (cortisol) no organismo do animal, o que pode desencadear diversos problemas na saúde do gato. Para entender um pouquinho mais a fundo sobre o hiperadrenocorticismo em gatos, entrevistamos o veterinário Gabriel. Veja só o que ele nos contou!

Hiperadrenocorticismo em gatos: o que é e quais as causas da doença?

O hiperadrenocorticismo felino (HAF), também chamado de Síndrome de Cushing, é uma doença caracterizada pelo excesso do hormônio cortisol no sangue dos gatos. “As principais causas do hiperadrenocorticismo são: tumores de glândulas adrenais; tumores de glândulas hipofisárias e também o que chamamos de causa iatrogênica, que é causado quando há um uso indiscriminado de corticoides”, destaca Gabriel. Esse último cenário normalmente acontece quando os animais recebem uma alta dosagem de cortisona para algum tratamento em específico ou para aliviar coceiras sem o acompanhamento de um profissional veterinário, segundo ele.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Gatos com   hiperadrenocorticismo também podem apresentar ganho de peso, especialmente no abdômen
    Gatos com hiperadrenocorticismo também podem apresentar ganho de peso, especialmente no abdômen

    Mais Lidas

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Gato

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Gato

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    9 sinais do hiperadrenocorticismo para ficar atento

    - Aumento da sede e do volume de urina

    - Aumento gradual ou descompensado do apetite

    - Ganho de peso, em especial no aumento do abdômen

    - Pele mais fina e mais propensa a machucados

    - Visualização de vasos no abdômen

    - Perda de pelos e/ou perda da qualidade dos pelos

    - Fraqueza com perda de massa muscular

    - Tendência ao sedentarismo

    - Tremores musculares e cansaço

    Além disso, Gabriel destaca que na síndrome de Cushing, gatos e cachorros também podem apresentar quadros de vômitos e diarreia. Por isso, normalmente eles precisam ficar internados também.

    Hiperadrenocorticismo em gatos: diagnóstico da doença é fundamental

    Percebeu um ou mais sintomas da doença? Chegou a hora de levar o seu amigo de quatro patas para uma consulta com um veterinário. Somente um especialista é capaz de definir o quadro clínico do seu gatinho e, então, indicar o melhor tratamento para ele. “O diagnóstico é feito com a associação de alterações clínicas compatíveis com a doença, exames laboratoriais de triagem, exames de imagem como ultrassonografia abdominal e tomografia e os exames hormonais específicos solicitados pelo veterinário endocrinologista”, explica Gabriel.

    Saiba mais sobre o tratamento do hiperadrenocorticismo em gatos

    Depois de diagnosticado com o hiperadrenocorticismo ou a doença de Cushing, gatos precisam de um tratamento para melhorar sua qualidade de vida. De acordo com Gabriel, isso vai depender muito da condição clínica de cada paciente. “Existem possibilidades cirúrgicas e clínicas para o tratamento dessa doença e cada caso deverá ser avaliado por um médico veterinário especializado. Mas independentemente do caso, o paciente fica dependente de medicações e isso o torna um portador de doença crônica”, explica.

    A melhor alternativa para prevenir ou tratar precocemente esse tipo de doença é através de check-ups regulares da saúde do animal. Assim, o médico veterinário consegue detectar o hiperadrenocorticismo em gatos ainda no início e faz o encaminhamento do animal para um endocrinologista, que vai ser o responsável por acompanhar e tratar a saúde do seu bichano.

    Redação: Juliana Melo

    Arranhador para gatos: benefícios, todos os tipos e modelos e como fazer

    Próxima matéria

    Arranhador para gatos: benefícios, todos os tipos e modelos e como fazer

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento
    Idoso

    Gato idoso: tudo que você precisa saber sobre saúde, cuidados, alimentação e mudanças de comportamento

    Com uma média de 16 anos de expectativa de vida, o gato idoso precisa de alguns cuidados específicos para uma velhice tranquila. A fase de vida requer algumas mudanças alimentação do gato, exercícios físicos, brincadeiras e cuidados básicos. A idade mais avançada ainda requer mais visitas ao veterinário, já que o bichano mais velhinho está propenso a desenvolver alguns problemas de saúde, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva.

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos
    Cuidados

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos

    Você sabe quando os gatos trocam de dente? Quantas vezes é necessário escovar os dentes do gato? Ou com quanto tempo nasce os dentes dos gatos filhotes? Embora a dentição felina seja esquecida por alguns tutores, a região é uma das partes mais importantes dos nossos bichanos. O dente de gato exerce um papel fundamental na alimentação e ainda influencia no comportamento do pet.

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino
    Ração

    Meu gato não quer comer, o que devo fazer? Dicas para cuidar da alimentação do felino

    Um dos sinais mais comuns que os gatos demonstram que alguma coisa não vai bem com a saúde é não querer comer ou comer bem pouco. Os motivos podem ser os mais diversos, desde uma leve indisposição a problemas mais graves. Por isso, conhecer bem o comportamento do seu felino e ficar atento aos demais sinais é essencial para agir corretamente e buscar ajuda veterinária a tempo. Para ajudar, vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como fazer o seu gato voltar a comer.

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Ver Todas >

    Gato Siamês e vira-lata: como identificar cada um?
    Gato

    Gato Siamês e vira-lata: como identificar cada um?

    O gato Siamês é uma das raças mais populares no Brasil. Já a raça de gato SRD (Sem Raça Definida), o famoso gato vira lata, também não fica para trás. Você com certeza já deve ter se esbarrado por aí com um filhote de gato vira-lata que tem as características do gato Siamês (olhos azuis, pelagem acinzentada e extremidades num tom mais escuro). Esse é um Siamês mestiço, conhecido como Sialata, uma mistura entre os dois. Mas como diferenciar os tipos de gatos siameses e vira-latas? 

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?
    Gato

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    A caixa de transporte de gato é uma grande ajuda para o tutor que precisa levar seu bichano para algum lugar de maneira segura. Seja uma viagem em família ou uma ida ao veterinário, o acessório é uma maneira prática para fazer o deslocamento. A caixa funciona como uma casinha transporte: o gato fica lá dentro protegido por uma portinha enquanto seu dono a carrega. 

    O que significa sonhar com gato branco? Veja a resposta e entenda melhor a personalidade do gatinho dessa cor
    Gato

    O que significa sonhar com gato branco? Veja a resposta e entenda melhor a personalidade do gatinho dessa cor

    Você sabe qual o significado de sonhar com gato branco? Muita gente pensa que isso é algo que só acontece com quem convive diariamente com um felino com essa característica, mas sonhar com gato branco pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo aquelas que não possuem pets em casa. Muita gente tem curiosidade de saber possíveis significados dos sonhos. Os bichanos, por serem considerados animais místicos em muitas culturas, estão ligados a interpretações variadas. 

    Fluidoterapia em gatos: tudo que você precisa saber sobre o tratamento usado em gatos renais crônicos
    Gato

    Fluidoterapia em gatos: tudo que você precisa saber sobre o tratamento usado em gatos renais crônicos

    Você já ouviu falar em fluidoterapia em gatos? Muito comum em casos de insuficiência renal em gatos, a fluidoterapia em felinos é um tratamento de suporte que promove a hidratação do animal. É um procedimento versátil que pode ser aplicado de diversas maneiras e com fluidos específicos para cada situação. Para tirar todas as dúvidas sobre a fluidoterapia em gatos, o Patas da Casa conversou com a veterinária especialista em gato e dona do Diário Felino Jéssica de Andrade.

    Ver Todas >