Cuidados

Hidratante para cachorro faz bem? Quando é necessário?

O hidratante para patas de cachorro é uma ótima alternativa para evitar o ressecamento das almofadinhas do cão
O hidratante para patas de cachorro é uma ótima alternativa para evitar o ressecamento das almofadinhas do cão

Assim como os humanos, os cachorros também podem ficar com a pele ressecada, principalmente nos meses mais frios do ano. Algumas doenças de pele que causam muita coceira, como a dermatite, também podem deixar a pele do animal mais seca que o normal. Na tentativa de contornar esse problema, muitos tutores procuram alternativas como o hidratante para cachorro. Mas será mesmo que o hidratante para cães é uma boa solução? Como escolher um bom creme de hidratação para cachorro? Em quais casos esse produto é realmente necessário? Para desvendar todas essas dúvidas, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber antes de comprar um creme hidratante para cachorro. Dá só uma olhada!

Hidratante para pele: cachorro precisa de um produto específico para cães

É normal que no inverno os cães fiquem com a pele mais ressecada, o que ocorre principalmente por causa da baixa umidade, comum nessa época do ano. Mas se você procura uma hidratação para cachorro que seja realmente eficaz, é importante saber que os animais precisam de produtos indicados para eles. Isso mesmo! Nada de usar o seu creme de hidratação no cachorro, pois alguns componentes do hidratante humano podem agredir a pele do cãozinho. O hidratante para cachorro é mais suave, sem cheiro e livre de ingredientes que possam causar alergias e irritação. Você pode encontrar alguns tipos do produto: em forma de condicionador para cães e que é aplicado na pelagem; creme de hidratação que, na maioria das vezes, tem propriedades medicamentosas; hidratante em spray, o que torna o processo de aplicação mais fácil. 

Quando usar o creme de hidratação para cachorro?

Ao perceber que a pele do seu cãozinho está ficando ressecada, é sempre bom marcar uma consulta com um veterinário para buscar o melhor tratamento. Isso porque, embora existam vários produtos no mercado que sejam indicados para ajudar a manter a pele dos cachorros hidratada, somente um médico veterinário, de preferência especialista em dermatologia, é capaz de indicar o produto mais apropriado para a pele do seu cãozinho. 

Também é importante verificar se outras partes do corpo do seu amigo não precisam de uma ajudinha na hora da hidratação, como as patas dele e a região dos cotovelos. As almofadinhas, que se localizam nessa região, são bastante frágeis e podem ficar ressecadas com muita facilidade. Nesse caso, o hidratante para patas de cachorro é uma ótima solução e que deve ser aplicada principalmente após os passeios com o seu doguinho. Contudo, assim como qualquer produto, vale a pena conversar com um veterinário antes para pedir orientações.

 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Com o hidratante para cães, seu amigo de quatro patas fica com a pele super renovada!
    Com o hidratante para cães, seu amigo de quatro patas fica com a pele super renovada!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    5 cuidados que ajudam a manter a pele do seu cachorro hidratada

    1) Escovar os pelos do cachorro regularmente: a escovação dos pelos vai muito além de simplesmente deixar o seu amigão com uma aparência bonita e sedosa. Na verdade, escovar o cachorro é uma forma de estimular os folículos da pele do animal, o que ajuda na liberação de óleos hidratantes naturais.

    2) Dê bastante água ao seu doguinho: não é novidade para ninguém que beber água ajuda na hidratação da pele, e isso não é diferente com os bichinhos. Por isso, sempre busque formas de incentivar o seu cachorro a beber água, seja no inverno ou em qualquer outra época do ano.

    3) Roupinhas para cachorro no frio: as temperaturas mais baixas podem acabar deixando a pele ressecada, por isso é importante sempre se atentar quando o cachorro estiver com frio para aquecê-lo da melhor forma. Uma boa opção para isso são as roupinhas para cães, como jaquetas e casaquinhos.

    4) Evite a exposição solar do seu amigo: ficar muito tempo exposto ao sol também é um dos motivos para o ressecamento da pele do cachorro. Por isso, o ideal é evitar excessos. Além disso, ao levar seu amigo para passear é importante escolher horários do dia em que o sol não esteja tão forte. Caso contrário, seu cãozinho pode acabar queimando as patinhas.

    5) Cuide da alimentação do seu cãozinho: sim, a alimentação do cachorro também é um aspecto que influencia na hidratação da pele. Por isso, se o seu amigão estiver com problemas de pele ressecada, talvez seja a hora de ver com o veterinário se trocar a ração do cachorro não é uma boa ideia. 

    Redação: Juliana Melo

    4 ideias fáceis e baratas para fazer uma cama para cachorro

    Próxima matéria

    4 ideias fáceis e baratas para fazer uma cama para cachorro

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Posso passear com o cachorro antes das vacinas? Saiba os cuidados necessários no pré e pós-vacinação
    Vacina

    Posso passear com o cachorro antes das vacinas? Saiba os cuidados necessários no pré e pós-vacinação

    Nas primeiras semanas de vida, é comum que a saúde de um filhote precise de atenção redobrada. Além da introdução da ração, que deve começar aos dois meses de vida, as vacinas para cães normalmente causam dúvidas: qual deve ser a primeira vacina do cachorro? Os passeios podem acontecer normalmente antes da imunização? Quais são os tipos de vacinas e para que servem? Como cuidar do animal ainda tão pequenininho antes e depois das doses? Descubra, aqui embaixo, um pouco mais sobre essa fase da vida do cachorro!

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Ver Todas >

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!
    Cuidados dos animais

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!

    Quando se trata da anatomia dos felinos, a orelha de gato é uma das partes mais importantes dos nossos bichanos. E não é para menos, né? Além de ser a grande responsável pela poderosa audição felina, ela é uma das formas mais eficazes que o seu amigo encontra para se comunicar com você. Por esse motivo, essa região é cheia de peculiaridades e exige alguns cuidados específicos para manter a saúde do animal.

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?

    Os felinos são extremamente higiênicos e prezam muito pela limpeza. É por isso que um dos itens mais essenciais na rotina deles é a caixa de areia para gatos. Por instinto, esses animais recorrem a ela para fazer suas necessidades e, inclusive, desenvolvem o hábito de enterrar as próprias fezes. Mas na hora de escolher a melhor caixa de areia para gatos, o tutor pode ficar confuso com tantas opções. 

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida
    Cuidados dos animais

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida

    Quem é mãe ou pai de pet sabe bem: não há nada mais doloroso do que o som de filhote de cachorro chorando. A vontade é de pegar o bichinho no colo e frisar diversas vezes que você nunca vai deixar nada de mal acontecer a ele. Mas essa é uma situação que pode acabar se tornando repetitiva nas primeiras semanas de vida de um cãozinho, principalmente se ele for acolhido em um novo lar. Então, a preocupação se torna inevitável: qual será o motivo por trás dos filhotes de cachorro chorando? 

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?

    O xixi de cachorro costuma ser uma dor de cabeça para todos os tutores de primeira viagem. É importante ensinar o cachorro como fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Alguns cães podem ser treinados para fazer xixi e cocô somente na rua (para isso, você vai precisar passear com ele todos os dias, no mínimo duas vezes), mas o recomendado é que o animal também consiga fazer as necessidades em casa. Afinal, uma chuva forte ou um imprevisto pode acabar mudando a rotina de passeios. 

    Ver Todas >