Sabia que o glaucoma em gatos é um problema que precisa da sua atenção? Assim como ocorre com os humanos, o glaucoma é um problema que também pode atingir a saúde do gato. Essa síndrome causa o aumento da pressão intraocular, levando à degeneração do nervo óptico. O glaucoma em gatos pode surgir devido a outros problemas de saúde já existentes no bichano. É importante destacar que, dentre as doenças oculares em gatos, o glaucoma precisa de mais cuidado ainda. Se o problema não for controlado, pode até causar a perda da visão do seu gatinho. Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com o médico veterinário oftalmologista Thiago Ferreira, que nos contou as principais características dessa doença, tratamentos e prevenção. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Doença no olho do gato: saiba quais são as causas por trás do glaucoma

O glaucoma pode ser classificado de três formas: congênito, primário ou secundário. Quando se trata dos felinos, essa doença nos olhos dos gatos geralmente é congênita ou secundária. No primeiro caso, quer dizer que o animal já nasce com essa alteração ocular; já no segundo cenário, o glaucoma em gatos se desenvolve por causa de algum problema sistêmico pré-existente que acaba desencadeando essa doença no olho do gato. “A principal causa de glaucoma no gato é o secundário a uma uveíte. As uveítes têm como causas diversas doenças sistêmicas. As mais famosas são FIV, FeLV, PIF, calicivirose, entre outras bactérias que podem acabar acometendo a úvea do gato. Outras causas de glaucoma em gatos são as neoplasias. Têm três tumores que podem participar da formação do glaucoma: linfoma (que pode ou não estar associado à FIV e FeLV), o melanoma difuso de íris e o adenocarcinoma de corpo ciliar”, explica Thiago.

Já o glaucoma primário é bem raro e ocorre quando o animal tem uma predisposição genética para desenvolver essa doença. Algumas raças, como os Birmaneses e os Siameses, apresentam maior chance de ter a doença.

5 sintomas do glaucoma em gatos para ficar atento

Os sintomas do glaucoma em gatos podem confundir bastante o tutor. “Os sinais do glaucoma em gatos são bastante traiçoeiros porque, muitas vezes, começam com sinais extremamente sutis, de difícil percepção para a família do paciente, e só vão ser percebidos quando o glaucoma já está em um estágio mais avançado”, explica Thiago. Dentre os sinais mais comuns de glaucoma em gatos podemos destacar:

  • Aumento do tamanho do bulbo ocular
  • Olho vermelho
  • Opacidade da córnea
  • Pupilas dilatadas
  • Aumento da pressão intraocular

 

Ao perceber sinais da doença no olho do gato, é imprescindível procurar o auxílio de um especialista

Ao perceber sinais da doença no olho do gato, é imprescindível procurar o auxílio de um especialista

 

 

Olho de gato: doença deve ser diagnosticada por profissional especializado em oftalmologia

 

Percebeu qualquer um desses sintomas no seu gato? Leve-o imediatamente para uma consulta com um veterinário, de preferência especialista em oftalmologia. Por se tratar de uma doença no olho do gato que é bastante delicada, o diagnóstico deve ser realizado o quanto antes por um profissional. Caso contrário, o bichano pode acabar perdendo a visão aos poucos. “O diagnóstico de glaucoma em gatos é feito por tonometria, exame que mede a pressão dos olhos do paciente”, conta Thiago. Porém, ele explica que esse exame sozinho pode não ser suficiente e que também é preciso se basear nos sinais clínicos que o olho apresenta. A uveíte, por exemplo, é uma doença que baixa a pressão, enquanto o glaucoma aumenta. “Então, quando estão juntas e se apresentando de maneira simultânea, acaba que uma compensa a outra e temos uma pressão normal. Por isso, às vezes não dá para se basear tanto na pressão”, conclui.

Tratamento do glaucoma em gatos pode ser feito com colírios, laser ou implante

Existem algumas formas de tratar o glaucoma em gatos dependendo, principalmente, da análise feita pelo veterinário oftalmologista. Podem ser usados colírios, tratamentos com laser ou até mesmo o implante de válvulas nos olhos dos animais. Porém, o oftalmologista explica que, muitas vezes, o tratamento é limitado e falho. Por isso, a perda do olho é uma consequência comum da doença. “As medicações respondem muito pouco. Normalmente esse olho que é removido tem que ser encaminhado para um laboratório de patologia para saber por que o olho progrediu desse modo e nessa proporção”. No caso de um glaucoma secundário, é muito importante tratar a doença que deu origem a esse problema. 

Glaucoma em gatos: como prevenir o problema?

Se você ficou preocupado com o seu gatinho e quer saber se tem alguma forma de prevenir que ele tenha glaucoma, a única forma de fazer isso é com check-ups frequentes. Só esse acompanhamento com um profissional é capaz de detectar a doença a tempo, evitando que ela se transforme em um problema ainda maior. Além disso, observar todo o corpo do seu bigodudo também é super importante, como Thiago destaca: “Uma coisa que é pouco discutida em gatos é a questão dos dentes. É muito importante que a gente cuide da dentição e realize tratamentos periodontais porque, apesar de ser um pouco menos comum do que em cães, gatos também podem ter uveítes secundárias a alguma bactéria que venha da boca. Mas a prevenção do glaucoma em gato basicamente se baseia na prevenção de doenças sistêmicas que poderiam acometer a úvea, causar uveíte e, mais tarde, o glaucoma”.

Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta