Gato

Uveíte felina: saiba tudo sobre as causas, sintomas e tratamento do quadro que afeta o olho do gato

Publicado - 21 Novembro 2023 - 18h43

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A uveíte felina é uma doença no olho do gato comum. Trata-se de uma infecção no tecido ocular que causa reações como olho do gato lacrimejando, dor e às vezes deixa a membrana do olho do gato aparecendo para fora. Apesar da uveíte em gatos ser uma doença comum, também pode ser bastante grave. A demora no tratamento pode levar a sequelas graves no olho de gato, como até mesmo a cegueira.

Por isso, é muito importante entender como essa doença afeta o olho felino. O Patas da Casa conversou com a médica veterinária Natália Herief, do Rio de Janeiro, e te explica tudo sobre a uveíte felina, desde as possíveis causas até a forma correta de tratar essa doença em olho de gato. Confira!

O que é a uveíte felina?

Sobre a uveíte felina, a veterinária Natália explica: "Trata-se de uma doença inflamatória intensa que se apresenta no olho, ou em parte dele." Ou seja, a uveíte felina acontece quando há uma lesão no tecido que reveste o olho de gato. Ela recebe esse nome pois se trata de uma inflamação na úvea (ou trato uveal), nome desse tecido presente no olho.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Gato possui uma úvea altamente vascularizada que funciona como uma barreira cujo objetivo é proteger o fluido intraocular. Esse é, aliás, o motivo pelo qual vemos o olho do gato lacrimejando quando está inflamado. Também é muito comum ver a membrana do olho do gato aparecendo nos casos de uveíte felina por conta da inflamação.

Vale ressaltar ainda que a uveíte pode afetar apenas um olho (gato com uveíte felina unilateral) ou os dois (gato com uveíte felina bilateral).

A uveíte em gatos pode ser de diferentes tipos

"[A uveíte felina] pode acometer todo o olho, pode se limitar a câmara anterior ou posterior (aonde podemos visualizar ou aonde não podemos a olho nu), apenas em íris ou apenas em córnea", esclarece a especialista. Isso significa que o problema pode deixar o olho do gato inflamado de diferentes formas. Saber qual das áreas foi afetada é importante na hora de definir o tratamento da uveíte em gatos, pois, quanto mais específico for, mais certeiro será o tratamento.

A divisão dessa doença de olhos em gatos é feita em três tipos:

  • Uveíte felina anterior: o tipo mais comum de uveíte em gatos. A inflamação ocorre na parte frontal do olho de gato, na região da íris e do corpo ciliar, podendo acontecer individualmente ou simultaneamente.

  • Uveíte felina posterior: menos comum que a uveíte em gatos do tipo anterior, acontece quando a inflamação acomete a região posterior do olho de gato, na região da coroide.


  • Panuveíte felina: nesse tipo de uveíte felina, todo o trato uveal sofre com a inflamação.

A uveíte felina é uma doença no olho do gato que pode ter causas muito variadas

A uveíte felina pode afetar bichanos de todas as idades e sexos. Ela pode aparecer sozinha, mas na maioria dos casos é uma consequência de outro problema ou doença que já tenha acometido o pet. Alguns dos fatores externos mais comuns a causar a uveíte em gatos são feridas, traumas ou úlceras, que podem surgir até mesmo após uma briga de gato.

Além disso, a dra. Natália complementa outras causas: "Doenças sistêmicas como infecções do trato respiratório, FIV, FeLV, PIF, imunomediada, traumática, tóxica, causa desconhecida, toxoplasmose, herpes, e demais agentes infecciosos, conjuntivites, lesões em córnea de variadas origens (por exemplo úlcera córnea, corpo estranho em córnea e pós cirúrgico em córnea)."

 

O olho do gato lacrimejando é um dos principais sintomas da uveíte felina
O olho do gato lacrimejando é um dos principais sintomas da uveíte felina

 

 

Olho do gato lacrimejando e dor no local são alguns dos sintomas da uveíte felina

 

O olho do gato lacrimejando é o primeiro sinal de uveíte. Gato com essa doença normalmente apresenta sintomas bem perceptíveis. O olho felino, além de lacrimejar por conta da inflamação, fica vermelho e apresenta fotofobia (sensibilidade à luz).

A membrana do olho do gato aparecendo é outro sinal característico da doença. Esse quadro é conhecido como miose. Quando acontece, a membrana ganha uma protuberância visível ao exterior. Porém, a membrana do olho do gato aparecendo não necessariamente ocorre em todos casos.

Na verdade, os sintomas da uveíte felina podem variar bastante e, por isso, é tão importante ficar atento. Segundo a veterinária, os sintomas são bem evidentes quando acometem a íris (câmara anterior) do olho. Gato com uveíte pode apresentar :  

  • Incômodo no olho de gato (o paciente costuma mantê-lo fechado ou semi-cerrado)
  • Dor
  • Alteração de cor da íris
  • Esclera (parte branca) avermelhada
  • Opacidade da córnea (parte mais externa do olho)
  • Gato lacrimejando
  • Pupila contraída
  • Cegueira parcial súbita
  • Aumento de tamanho do olho (em casos mais avançados)

Algumas mudanças no comportamento do gato também podem ser percebidas, de acordo com Natália: "Ele também pode se esconder, diminuir a ingestão de água e alimentos".

O diagnóstico deve ser muito preciso para que o tratamento dessa doença em olho de gato funcione corretamente 

Para que a uveíte felina em gatos seja tratada com sucesso, é fundamental ter um tratamento precoce. A uveíte em gatos tem cura, mas se demorar muito para realizar o diagnóstico o bichano pode sofrer consequências graves. O maior problema quanto ao diagnóstico da uveíte felina é que são muitas causas possíveis.

A recomendação da dra. Natália sobre o diagnóstico da uveíte em gatos é a seguinte: "[O diagnóstico deve ser feito] pelo médico veterinário, através de exames com biomicroscopio, fonte de luz, testes oftálmicos, aferição de pressão intra-ocular".

A uveíte felina pode deixar sequelas no olho de gato, como catarata e cegueira

Como o diagnóstico da uveíte felina muitas vezes é demorado, a doença pode se agravar. Com o tratamento precoce, o animal normalmente fica bem e não apresenta mais consequências. Porém, em alguns casos, a demora no tratamento da uveíte em gatos pode levar a sequelas para o resto da vida.

"Quando não tratado desde o primeiro dia de acometimento, a reação inflamatória é tão grande que pode causar danos irreversíveis em retina (fundamental para visão) e com acúmulo excessivo no cristalino se tornar catarata, saliento sempre tentar distinguir se a catarata já estava instalada antes ou não", alerta a veterinária. 

Vale dizer que as sequelas mais comuns que essa doença no olho do gato pode gerar são glaucoma, catarata, desprendimento da retina e, nos casos mais graves, deixar o gato cego. Por isso, assim que perceber qualquer sintoma de uveíte em gatos, é essencial levar o bichano direto a um especialista. 

 

A uveíte em gatos tem cura, mas tratamento deve começar desde cedo para evitar sequelas
A uveíte em gatos tem cura, mas tratamento deve começar desde cedo para evitar sequelas

 

 

 

 

Uveíte: gato precisa de tratamentos indicado por especialista

Conforme Natália sugere, o tratamento da uveíte felina deve ser indicado por um especialista em oftalmologia veterinária. "Exames complementares juntamente com clínico geral do paciente, e descobrir a causa, quando possível, é fundamental para o tratamento e resultado final."

O tratamento da uveíte felina consiste basicamente em cuidados específicos e paliativos. O tratamento específico é feito com o uso de corticoides. O objetivo é acabar com o problema pela raiz. Já o método paliativo é realizado pela administração de anti-inflamatórios. Eles têm a função de diminuir outros efeitos que a uveíte em gatos pode causar, como dores e inchaços.

Com o tratamento precoce da uveíte, gato costuma ter uma boa melhora. Vale ressaltar que é mais fácil curar uveíte em gatos se a causa for uma ferida. No caso de doenças infecciosas, é muito importante seguir o tratamento específico para essa doença, pois só assim o seu bichano ficará 100% saudável. 

É possível evitar a uveíte felina prevenindo as doenças que causam esse problema

Como a uveíte felina não é uma doença em si, mas uma consequência de outras, é difícil definir um método de prevenção específico para ela. O que pode ser feito é evitar que o bichano contraia essas outras doenças que levam à uveíte. Gato deve, por exemplo, ter a tabela de vacina para gatos em dia, como a vacina da FeLV, doença que é uma das maiores causadoras de uveíte em gatos.

A castração de gato, por sua vez, é uma forma de diminuir as chances de ter um gato fujão que vai acabar se envolvendo em brigas que podem levar a feridas e doenças infectocontagiosas, como a FIV. Tanto feridas como FIV causam a uveíte felina e podem ser evitadas com esses cuidados básicos do dia a dia. Por isso, para quem se pergunta se gato castrado pode fugir, saiba que a castração ameniza e muito o comportamento.

Sobre a prevenção, a especialista ainda acrescenta: "Manter os exames básicos em dia, idas aos veterinário de confiança que a qualquer alteração encaminhem ao especialista costumam ajudar bastante. "

Publicado originalmente em: 31/12/2021
Atualizado em: 21/11/2023

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas