Você já se perguntou se os gatos sentem saudades do dono? Os bichanos são conhecidos como animais independentes e, por isso, muitas pessoas acham que eles não ligam tanto de ficar um tempo sem o tutor. Mas a verdade é que o gato sente falta do dono sim! É muito comum que, ao retornar de uma viagem, o tutor perceba algumas mudanças no comportamento do felino. Ele pode encontrar um gato deprimido, carente ou até mesmo mais magro por ter ficado sem comer na ausência do dono. Como são mais reservados, porém, é mais difícil perceber que isso está acontecendo. O Patas da Casa explica como reconhecer os sinais de que um gato sente falta do dono e como amenizar esse sentimento felino.

Afinal, gatos sentem saudades do dono?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gatos são muito independentes e até mesmo auto suficientes, capazes de se virarem muito bem cuidando de si mesmos. Eles até gostam de ficar sozinhos e sobrevivem bem a qualquer adversidade. Mas isso não significa que não são apegados ao tutor. Os gatos sentem falta dos donos quando ficam muito tempo distante, como nos casos em que o tutor sai de viagem. Isso pode acontecer até mesmo com os bichanos mais reservados, que naturalmente são mais distantes. A verdade é que os gatos possuem uma forte ligação com o dono e estão acostumados com sua presença ali, mesmo que não demonstrem com tanto afeto. Os felinos são animais que gostam de rotina e detestam mudanças, mesmo as mais simples como apenas trocar de ração

Gato sente falta do dono e pode até mesmo ficar deprimido

Para um gatinho, saudade normalmente não é demonstrada tão explicitamente. Os gatos sentem falta dos donos, mas os sinais são mais sutis. Ao voltar de uma viagem, o tutor pode encontrar o bichano na porta à sua espera, se esfregando e até mesmo miando mais do que o normal. Muitas vezes, o gatinho fica mais carente e mais próximo do dono nos dias seguintes. Outro sinal comum quando o gato sente falta do dono é a falta de apetite. Não necessariamente o gato precisa estar sozinho para apresentar esses comportamentos: mesmo que tenha outras pessoas em casa os alimentando e até mesmo brincando, se o humano "favorito" se ausentar por alguns dias, ele sentirá muita falta e o gato pode deixar de comer ou comeu bem pouco. Isso é um sinal de estresse no gatinho. A saudade causa desde falta de apetite até tristeza, ansiedade e carência.

Dicas para lidar com gatos com saudade do dono

É fato que os gatos sentem saudades do dono quando estão longe e esse sentimento não muda. Porém, é possível amenizar e evitar um gato deprimido e estressado durante sua ausência seguindo algumas dicas. Antes de viajar, garanta que seu pet terá formas de se distrair. Disponha alguns brinquedos interativos para ele, pois são as melhores opções para um bichano se divertir sozinho. Dessa forma, o gato sente falta do dono mas não fica entediado, o que evita um gato deprimido e com estresse. Outra ideia é deixar alguma peça de roupa com seu cheiro para o felino. Como os gatos sentem saudades do tutor, nada melhor do que ter um pedacinho seu ali para amenizar esse sentimento. Pode ser uma camisa ou até mesmo um lençol, o importante é que seu cheiro vai servir de aconchego para o pet.


Quando os gatos sentem saudades do dono, podem ficar ficar mais carentes, estressados e até mesmo sem comer
Quando os gatos sentem saudades do dono, podem ficar ficar mais carentes, estressados e até mesmo sem comer

É importante ficar de olho no comportamento dos gatos quando os donos viajam

Um ponto que merece atenção para os gatos quando os donos viajam é a alimentação. O gatinho com saudades pode não comer direito e isso pode acabar resultando em problemas de saúde. Por isso, a melhor coisa que você pode fazer é pedir para alguém de confiança, como um amigo ou familiar, checar o bichano todos os dias para ter certeza de que ele está comendo direitinho. Uma má alimentação só deixa o gato deprimido ainda mais triste, piorando o problema. Além disso, não deixe toda a comida disponível no pote de ração quando for sair. Os gatos quando os donos viajam podem acabar comendo toda a comida no primeiro dia, ficando sem nada para os próximos. Por isso, é melhor chamar alguém de confiança ou contratar um cat sitter para ficar de olho e disponibilizar a ração certinha diariamente.

Gatos sentem falta dos donos: como lidar com os bichanos ao voltar de viagem?

Os sinais que mostram que os gatos sentem saudades são bem sutis. Por isso, ao voltar de viagem, é muito importante que o tutor preste bastante atenção no comportamento do pet. Se reparar que o bichano apresenta sinais de depressão ou estresse, tente animá-lo e fique próximo. O mesmo vale para um bichano mais carente que passou a te seguir para qualquer lado e está se aproximando bem mais do que antes. Brinque com o gato e leve-o para perto de você nem que seja apenas para ficar ao seu lado assistindo televisão.

Além disso, repare se o animal comeu direitinho a ração enquanto você estava fora e se ele não está com fome e sede. Se tiver um amigo ou parente que checou o bichano na sua ausência, converse com ele para saber como o bichano se comportou. Muitas vezes pode não parecer, mas os gatos sentem saudades do dono. Então, quando voltar de viagem, aproveite para ficar bem juntinho do seu pet - até porque você também vai estar morrendo de saudade!

Redação: Maria Luísa Pimenta