close
Comportamento

Gatos sentem saudades do dono quando ele viaja? Aprenda a reconhecer os sinais!

Atualizado · 13 de janeiro de 2022 · 17h32

Publicado · 13/01/2022 · 17h32

Apesar de não demonstrarem muito, o gato sente falta do dono e isso pode causar mudanças de comportamento
Apesar de não demonstrarem muito, o gato sente falta do dono e isso pode causar mudanças de comportamento

Você já se perguntou se os gatos sentem saudades do dono? Os bichanos são conhecidos como animais independentes e, por isso, muitas pessoas acham que eles não ligam tanto de ficar um tempo sem o tutor. Mas a verdade é que o gato sente falta do dono sim! É muito comum que, ao retornar de uma viagem, o tutor perceba algumas mudanças no comportamento do felino. Ele pode encontrar um gato deprimido, carente ou até mesmo mais magro por ter ficado sem comer na ausência do dono. Como são mais reservados, porém, é mais difícil perceber que isso está acontecendo. O Patas da Casa explica como reconhecer os sinais de que um gato sente falta do dono e como amenizar esse sentimento felino.

Afinal, gatos sentem saudades do dono?

Os gatos são muito independentes e até mesmo auto suficientes, capazes de se virarem muito bem cuidando de si mesmos. Eles até gostam de ficar sozinhos e sobrevivem bem a qualquer adversidade. Mas isso não significa que não são apegados ao tutor. Os gatos sentem falta dos donos quando ficam muito tempo distante, como nos casos em que o tutor sai de viagem. Isso pode acontecer até mesmo com os bichanos mais reservados, que naturalmente são mais distantes. A verdade é que os gatos possuem uma forte ligação com o dono e estão acostumados com sua presença ali, mesmo que não demonstrem com tanto afeto. Os felinos são animais que gostam de rotina e detestam mudanças, mesmo as mais simples como apenas trocar de ração

Gato sente falta do dono e pode até mesmo ficar deprimido

Para um gatinho, saudade normalmente não é demonstrada tão explicitamente. Os gatos sentem falta dos donos, mas os sinais são mais sutis. Ao voltar de uma viagem, o tutor pode encontrar o bichano na porta à sua espera, se esfregando e até mesmo miando mais do que o normal. Muitas vezes, o gatinho fica mais carente e mais próximo do dono nos dias seguintes. Outro sinal comum quando o gato sente falta do dono é a falta de apetite. Não necessariamente o gato precisa estar sozinho para apresentar esses comportamentos: mesmo que tenha outras pessoas em casa os alimentando e até mesmo brincando, se o humano "favorito" se ausentar por alguns dias, ele sentirá muita falta e o gato pode deixar de comer ou comeu bem pouco. Isso é um sinal de estresse no gatinho. A saudade causa desde falta de apetite até tristeza, ansiedade e carência.

Dicas para lidar com gatos com saudade do dono

É fato que os gatos sentem saudades do dono quando estão longe e esse sentimento não muda. Porém, é possível amenizar e evitar um gato deprimido e estressado durante sua ausência seguindo algumas dicas. Antes de viajar, garanta que seu pet terá formas de se distrair. Disponha alguns brinquedos interativos para ele, pois são as melhores opções para um bichano se divertir sozinho. Dessa forma, o gato sente falta do dono mas não fica entediado, o que evita um gato deprimido e com estresse. Outra ideia é deixar alguma peça de roupa com seu cheiro para o felino. Como os gatos sentem saudades do tutor, nada melhor do que ter um pedacinho seu ali para amenizar esse sentimento. Pode ser uma camisa ou até mesmo um lençol, o importante é que seu cheiro vai servir de aconchego para o pet.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    Quando os gatos sentem saudades do dono, podem ficar ficar mais carentes, estressados e até mesmo sem comer
    Quando os gatos sentem saudades do dono, podem ficar ficar mais carentes, estressados e até mesmo sem comer

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    É importante ficar de olho no comportamento dos gatos quando os donos viajam

    Um ponto que merece atenção para os gatos quando os donos viajam é a alimentação. O gatinho com saudades pode não comer direito e isso pode acabar resultando em problemas de saúde. Por isso, a melhor coisa que você pode fazer é pedir para alguém de confiança, como um amigo ou familiar, checar o bichano todos os dias para ter certeza de que ele está comendo direitinho. Uma má alimentação só deixa o gato deprimido ainda mais triste, piorando o problema. Além disso, não deixe toda a comida disponível no pote de ração quando for sair. Os gatos quando os donos viajam podem acabar comendo toda a comida no primeiro dia, ficando sem nada para os próximos. Por isso, é melhor chamar alguém de confiança ou contratar um cat sitter para ficar de olho e disponibilizar a ração certinha diariamente.

    Gatos sentem falta dos donos: como lidar com os bichanos ao voltar de viagem?

    Os sinais que mostram que os gatos sentem saudades são bem sutis. Por isso, ao voltar de viagem, é muito importante que o tutor preste bastante atenção no comportamento do pet. Se reparar que o bichano apresenta sinais de depressão ou estresse, tente animá-lo e fique próximo. O mesmo vale para um bichano mais carente que passou a te seguir para qualquer lado e está se aproximando bem mais do que antes. Brinque com o gato e leve-o para perto de você nem que seja apenas para ficar ao seu lado assistindo televisão.

    Além disso, repare se o animal comeu direitinho a ração enquanto você estava fora e se ele não está com fome e sede. Se tiver um amigo ou parente que checou o bichano na sua ausência, converse com ele para saber como o bichano se comportou. Muitas vezes pode não parecer, mas os gatos sentem saudades do dono. Então, quando voltar de viagem, aproveite para ficar bem juntinho do seu pet - até porque você também vai estar morrendo de saudade!

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Próxima matéria

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Até quando um gato é filhote? Aprenda a reconhecer os traços que indicam a transição para a fase adulta
    Comportamento

    Até quando um gato é filhote? Aprenda a reconhecer os traços que indicam a transição para a fase adulta

    Saber diferenciar as fases da vida de um felino pode ser complicado. A transição entre o gato filhote e o gato adulto é bem sutil. Como sua contagem de anos é diferente da contagem humana, muitos tutores se confundem ao calcular quantos anos seu bichinho tem. Saber com que idade o gato se torna adulto é fundamental. A mudança de fase indica que o animal está mais desenvolvido e precisa de mudanças na alimentação - no caso, fazer a transição para a ração para gato adulto - e na rotina do pet. 

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Adestrar gatos: como ensinar seu felino a dar a pata e sentar?
    Comportamento

    Adestrar gatos: como ensinar seu felino a dar a pata e sentar?

    Como adestrar gatos? A resposta é simples: tenha paciência e petiscos para gatos na mão. Muita gente pensa que adestrar gatos é uma missão impossível. Isso acontece porque há uma ideia equivocada de que os felinos são desobedientes e teimosos; quando, na verdade, gatos são animais extremamente inteligentes e treináveis. Quer aprender a ensinar truques  como dar a pata e sentar? Nós te ajudamos!

    Ver Todas >

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães
    Comportamento animal

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães

    O adestramento de cães é mais do que ensinar truques engraçadinhos: os treinos ajudam o pet a conviver melhor com a sociedade e melhora a relação dele com o tutor. Os doguinhos gostam de brincar, correr, fazer bagunça e não possuem entendimento sobre os limites das brincadeiras e comportamentos, principalmente quando filhotes. O adestramento de cachorro corrige problemas comportamentais e deixa o cachorro mais adaptado ao ambiente humano, além de fazê-lo reconhecer o dono como seu líder.

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios

    Passear com cachorro é sempre uma experiência única! Cada pet reage ao passeio de uma maneira diferente. Alguns são mais calmos, outros mais agitados; existem cachorros medrosos e os sociáveis que amam interagir com todos. Seja como for, passear com o cachorro é um hábito que deve fazer parte da rotina, pois traz inúmeros benefícios ao animal. Saber como passear com cachorro corretamente, porém, é algo que depende de cada cãozinho. Por isso, conforme for passeando com cachorros, é importante que o tutor observe o temperamento do pet com outros cães e pessoas. 

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?

    Os brinquedos para cachorro são totalmente necessários para gastar a energia dos pets e estimulá-los de diferentes maneiras. Além de entretê-los, eles também ajudam a melhorar as habilidades cognitivas do animal e evitam transtornos psicológicos, como o estresse e a ansiedade. Mas como descobrir os brinquedos para cachorro preferidos do seu amigo? Bom, existem várias opções divertidas para presentear os doguinhos, desde a bolinha de cachorro até mordedores, brinquedos interativos e de corda. 

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!
    Comportamento animal

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!

    É evidente que um pet que passa pela cirurgia de castração não terá filhotes, mas você sabe se o cachorro castrado cruza? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente porque os hormônios sexuais são reduzidos com a cirurgia. É preciso entender se é normal quando o cachorro castrado sente vontade de cruzar, pois dessa maneira o tutor terá mais certeza sobre como lidar com a situação. 

    Ver Todas >