Comportamento animal

Gatos de rabo curvado têm "sotaque" e se comunicam de forma diferente, descobrem cientistas

Publicado - 10 Dezembro 2024 - 15h42

Atualizado - 10 Dezembro 2024 - 17h54

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Que os gatos são muito comunicativos provavelmente você já sabia, especialmente se convive com algum. As variações do miado de gato revelam essa alta capacidade da espécie, mas o que pouca gente tem noção é que eles usam o corpo inteiro para expressar o que querem e sentem. Movimento das pupilas, arqueamento das costas, pelos eriçados, amassar superfícies, orelhas que se movem e até o rabo entram nessa complexa e rica linguagem corporal. 

E falando no último, recentemente alguns cientistas fizeram uma descoberta curiosa e muito intrigante envolvendo os gatos de rabo curvado que pode mudar a forma como interpretamos os pets com essa característica: os pesquisadores chegaram a conclusão de que gatos que apresentam o rabo curvado possuem uma forma diferente de se comunicar entre si, como se possuíssem uma espécie de ‘sotaque’. 

Para que serve o rabo do gato, afinal?

O rabo do gato é como se fosse uma continuação da coluna vertebral e é onde se concentra 10% do total de ossos do corpo (entre 18 a 24 vértebras caudais). Entre as principais funções da cauda estão o equilíbrio, flexibilidade e a própria mobilidade. 

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Além dessas características anatômicas, o rabo do gato também é um indicador de comunicação muito eficiente para entender como o pet está se sentindo. A cauda ereta, por exemplo, é um símbolo de relaxamento, enquanto o rabo entre as pernas pode indicar medo ou tristeza. 

infográfico com ilustrações mostrando o significado da posição do rabo do gato

Pesquisadores descobrem que gatos de rabo curvado se comunicam de maneira diferente

Um estudo publicado no National Library of Medicine, realizado por pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, revelou que gatos de cauda enrolada se comunicam de modo diferente com outros gatos. Essa característica diferenciada dos felinos pode ser encontrada em algumas raças de gato, como o American Ringtail. 

De acordo com a principal autora do estudo, a etóloga Morgane Von Belle, gatos que apresentam esse traço se comunicam como se possuíssem uma espécie de “sotaque”. Isso pode fazer com que os outros gatinhos tenham uma certa dificuldade em compreender a informação que está sendo passada. A pesquisadora acredita, porém, que graças a outros pontos da linguagem corporal felina, como o movimento das orelhas e do corpo, os bichanos conseguem compreender o que o gato de rabo curvado está querendo dizer.

Como os cientistas chegaram a essa conclusão?

Para chegar a essa conclusão, Morgane Van Belle e seus colegas de pesquisa analisaram o comportamento de dois exemplares do American Ringtail, que possui o rabo do gato enrolado. Eles assistiram a 85 minutos de filmagens mostrando esses felinos interagindo com outros gatos em suas próprias casas. No vídeo, os gatos que apresentavam uma cauda ‘normal’ interagiam amigavelmente com os que tinham o rabo do gato enrolado.

Morgane acredita que gatos de rabo curvado apresentam uma espécie de “sotaque” que pode levar algum tempo para que outros gatinhos compreendam. Mas segundo os cientistas, os gatinhos do experimento provavelmente encontraram uma nova forma de se comunicar com o American Ringtail, demonstrando o quanto a comunicação deles pode ser flexível.  Ela ressaltou que é bem provável que eles utilizem outras táticas para interagirem entre si, como o movimento das orelhas.

gato de rabo curvado ao ar livre
O rabo do gato curvado pode se comunicar de forma diferente

A linguagem felina é rica de sinais que revelam as emoções dos gatos

A linguagem dos gatos é rica em sinais que revelam uma série de emoções e desejos dos bichanos. Todo mundo acha que o gato miando é a maneira mais simples dos bichanos se comunicarem entre si, mas eles também apresentam outras técnicas que são fundamentais para a comunicação. 

Um fato interessante também descoberto por cientistas é que gatos têm mais de 200 expressões faciais diferentes. Nem sempre foi assim, mas devido a proximidade dos gatos domésticos com os humanos, eles conseguiram desenvolver algumas técnicas para melhorar a comunicação. De acordo com o estudo publicado na Behavioural Processes, os gatos conseguem exibir cerca de 247 expressões faciais diferentes para se comunicarem entre si, o que só demonstra o quanto eles são capazes de se adaptar ao longo do tempo para aprimorar as relações.

E falando em expressões, cientistas também descobriram que raças de cachorro de focinho achatado, como é o caso do Pug e do Bulldog Francês, não conseguem criar todas as expressões faciais comuns à espécie. E assim como o rabo do gato curvado pode atrapalhar a relação do felino com outros animais, essa característica também pode afetar a comunicação entre os cães.

Algo bem semelhante também acontece com o Scottish Fold, uma raça de gato com a orelha menor e mais curvada. Como a orelha desses gatinhos apresentam uma anatomia diferenciada, eles não conseguem expressar os mesmos sinais de um gatinho com orelha normal. Os cientistas acreditam que, assim como o gato de rabo curvado, esses gatinhos se comunicam de uma forma diferente com outros felinos.

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

As 10 raças de cachorro que vivem mais tempo: estudo revela os cães com maior expectativa de vida

Afinal, um cachorro vive quantos anos? Por mais que a nossa vontade seja que nossos amigos caninos sejam eternos, essa é uma questão...

8 raças de cachorro que não gostam muito de carinho: eles são mais independentes e não curtem tanto chamego

Enquanto existem raças de cachorro mais carinhosas, como o Golden Retriever, Bulldog e Pug, também existem aquelas raças de cachorro...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas