Não é incomum ver o seu gato vomitando. A causa mais comum é a famosa bola de pêlos, resultado cumulativo dos banhos de língua que os peludinhos adoram tomar durante o dia. No entanto, o gato vomitando um líquido amarelo ou espumoso deve ser um motivo de alerta para os tutores. Saiba aqui as possíveis causas para que seu felino esteja com essa coloração preocupante do vômito e quando é a hora certa para levá-lo ao veterinário, se necessário.

Vômito amarelo pode indicar que o gato engoliu algum objeto estranho

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Notou algum objeto ou pedaço de roupa sumido da sua casa? Talvez o seu gato vomitando amarelo pode estar relacionado a um corpo estranho que ele engoliu e que não está conseguindo digerir. Como reação, o gato vomita, tentando se livrar desse objeto estranho. Se for esse o caso, o animal vai tentar vomitar algumas vezes, mas se você perceber que ele não está conseguindo expelir o objeto, é hora de levá-lo ao veterinário.


A coloração amarela do vômito indica a presença do líquido biliar, uma secreção do fígado do pet
A coloração amarela do vômito indica a presença do líquido biliar, uma secreção do fígado do pet

Meu gato está vomitando e não come, o que eu faço?

A coloração amarela do vômito, na verdade, tem relação com o líquido biliar (bile), produzido no fígado do animal. Quando ele é expelido através do vômito, é porque na verdade, não há nada no estômago, ou seja, isso pode significar que seu pet está há muito tempo em jejum. A falta de apetite pode ser uma consequência do calor, já que eles costumam comer menos no verão, ou causada pelo acúmulo de bolas de pelo no intestino, mas é importante ficar de olho, já que esse sintoma pode indicar diversas doenças. Caso o gato demonstre falta de apetite por alguns dias, é hora de levá-lo ao veterinário para um diagnóstico mais preciso.

Vômito por doenças: o que pode ser?

Em alguns casos, o vômito amarelo pode ser realmente sinal de que há algo errado com o pet. Se o vômito for acompanhado de diarreia, o bichano pode estar com alguma parasitose (e, até por isso, é fundamental vermifugar o seu pet com regularidade). Pancreatite e doença inflamatória intestinal também são possíveis causas desse sintoma e, nesses casos, o gato poderá apresentar outros sintomas além do vômito, como febre e abatimento.

Mais do que a coloração, é necessário ficar atento aos outros sinais que seu felino pode estar dando para saber o momento certo de levá-lo ao veterinário. Se os vômitos forem frequentes, o animal estiver perdendo peso ou com as gengivas amareladas ou muito pálidas, é fundamental procurar um veterinário para apontar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

Redação: Karoline Miranda