Ver um gato tossindo não é comum. Isso porque os felinos são animais estoicos, ou seja, não demonstram quando estão sentindo alguma dor ou incômodo. Apesar de ser raro, o gato com tosse pode significar muitas coisas: doenças respiratórias, problemas cardíacos ou alergias são algumas das causas mais comuns. É importante ficar atento a qualquer comportamento diferente no seu gatinho. Para entender melhor sobre o sintoma e o que a tosse em gato pode significar, conversamos com a médica veterinária Débora Nunes, do Rio de Janeiro. Confira!
Gato tossindo: o que pode significar?
A tosse em gatos sempre é o sintoma de algum distúrbio no organismo do animal. Segundo Débora, provavelmente é sinal de alguma doença respiratória. O gato com tosse, no entanto, nem sempre é sinal de um problema nas vias aéreas. A veterinária explica que também é possível ter uma tosse derivada de um problema cardíaco: doenças que aumentam o átrio do coração do felino podem levar ao deslocamento da traqueia, problema que ocasiona a tosse.
Asma e bronquite já são doenças comuns em gatos, mas Débora acrescenta que eles também são muito sensíveis e podem manifestar alergias. “A tosse pode ser causada por algo que o gato entrou em contato e irritou a nasofaringe. Como mecanismo de expulsão, ele tosse”, explica. Mesmo no caso de tosse esporádica, é importante levar o felino para uma consulta no veterinário. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior é a chance de acabar com o incômodo no gatinho. “Às vezes, o gato está com alergia a alguma coisa e se não for tratada pode haver piora dos sintomas, levando a quadros pulmonares mais complicados”, acrescenta Débora. O médico veterinário fará uma avaliação geral do animal para observar se há outros sintomas paralelos, como febre, chiado ou secreção, antes de determinar o melhor tratamento.
Remédio para tosse em gato deve ser receitado pelo médico veterinário!
Você não deve tratar a tosse de gato sem o acompanhamento de um profissional. Isso porque, como já explicamos, o gato tossindo pode ter várias causas. “O indicado é sempre levar na consulta para que o médico veterinário consiga descobrir a causa, se é alérgica, fúngica, bacteriana, um caso de bronquite ou se é um problema viral”, conta Débora. Dependendo do caso, pode ser receitado antibióticos ou xaropes para tratar o problema. A veterinária acrescenta que, muitas vezes, doenças cardiológicas nos gatinhos são difíceis de diagnosticar por falta de sintomas. Por isso, se você observar que o seu gato está tossindo, não pense duas vezes e o leve a um médico veterinário de sua confiança.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Gato engasgado também pode gerar tosses
A tosse pode ser uma reação natural do gato para tentar expulsar algo que esteja incomodando a garganta.Se você reparar em um gato tossindo como se estivesse engasgado, é importante prestar atenção nos demais sintomas. Além do animal começar a ficar sem ar e com isso ter dificuldade de respirar, pode ficar cianótico (língua e mucosas roxas). A manobra de Hemlich pode ajudar a desobstruir a garganta caso tenha um corpo estranho dificultando a respiração: segure o gatinho de costas para você, com as patas soltas e faça uma leve pressão (lembre que os felinos têm o corpo mais frágil que os cachorros), comprimindo o corpo do animal abaixo do esterno, que é o osso do meio do peito. Após realizar a manobra, abra a boca do gato e veja se o objeto já pode ser removido. Repita o processo até conseguir. Se mesmo assim não for possível retirar, siga para um veterinário imediatamente.
Redação: Júlia Cruz
