Ver um gato tossindo não é comum. Isso porque os felinos são animais estoicos, ou seja, não demonstram quando estão sentindo alguma dor ou incômodo. Apesar de ser raro, o gato com tosse pode significar muitas coisas: doenças respiratórias, problemas cardíacos ou alergias são algumas das causas mais comuns. É importante ficar atento a qualquer comportamento diferente no seu gatinho. Para entender melhor sobre o sintoma e o que a tosse em gato pode significar, conversamos com a médica veterinária Amanda Miranda, especializada em clínica de felinos domésticos. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato tossindo: o que pode significar?

A tosse em gatos sempre é o sintoma de algum distúrbio no organismo do animal. Segundo Amanda, provavelmente é sinal de alguma doença respiratória. O gato com tosse, no entanto, nem sempre é sinal de um problema nas vias aéreas. A veterinária explica que também é possível ter uma tosse derivada de um problema cardíaco: doenças como a cardiomiopatia felina podem levar o animal a tossir.

Asma e bronquite já são doenças comuns em gatos, mas Amanda acrescenta que eles também podem manifestar alergias. “A principal causa de tosse nos gatos é respiratória. Tanto a asma quanto a bronquite podem provocar o sintoma, mas também quadros alérgicos. Devemos atentar que animais que formarem tricobezoares (as famosas bolas de pelo) também podem apresentar tosse”, explica. Mesmo no caso de tosse esporádica, é importante levar o felino para uma consulta no veterinário. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior é a chance de acabar com o incômodo no gatinho e evitar que os sintomas se agravem, levando a quadros mais complicados. O médico veterinário fará uma avaliação geral do animal para observar se há outros sintomas paralelos, como febre, chiado ou secreção, antes de determinar o melhor tratamento.

 

Gato pode usar a tosse para expulsar algum corpo estranho que esteja incomodando ou atrapalhando a respiração!

Gato pode usar a tosse para expulsar algum corpo estranho que esteja incomodando ou atrapalhando a respiração!

 

 

Remédio para tosse em gato deve ser receitado pelo médico veterinário!

 

Você não deve tratar a tosse de gato sem o acompanhamento de um profissional. Isso porque, como já explicamos, o gato tossindo pode ter várias causas, como alergias, fungos, bactérias ou vírus. “Animais que tossem devem ser levados para atendimento veterinário, pois é necessário que se investigue a causa dessa tosse através da avaliação clínica e, se necessário, exames complementares. Alguns casos vão precisar ser encaminhados para o especialista, como o cardiologista, para que sejam melhor atendidos”, conta Amanda. Dependendo do caso, podem ser receitados antibióticos ou xaropes para tratar o problema. Muitas vezes, doenças cardiológicas nos gatinhos são difíceis de diagnosticar por falta de sintomas. Por isso, se você observar que o seu gato está tossindo, não pense duas vezes e o leve a um médico veterinário de sua confiança. “Se o seu animal está com tosse não espere, leve logo ao veterinário para uma avaliação. Animais não tratados podem piorar e até ir a óbito”, indica.

Gato engasgado também pode gerar tosses

A tosse pode ser uma reação natural do gato para tentar expulsar algo que esteja incomodando a garganta. Se você reparar em um gato tossindo como se estivesse engasgado, é importante prestar atenção nos demais sintomas. Além do animal começar a ficar sem ar e com isso ter dificuldade de respirar, pode ficar cianótico (língua e mucosas roxas). A manobra de Heimlich pode ajudar a desobstruir a garganta caso tenha um corpo estranho dificultando a respiração: segure o gatinho de costas para você, com as patas soltas e faça uma leve pressão (lembre que os felinos têm o corpo mais frágil que os cachorros), comprimindo o corpo do animal abaixo do esterno, que é o osso do meio do peito. Após realizar a manobra, abra a boca do gato e veja se o objeto já pode ser removido. Repita o processo até conseguir. Se mesmo assim não for possível retirar, siga para um veterinário imediatamente.

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta