Adoção animal

Gato Thai: saiba tudo sobre a raça parecida com o Siamês

Publicado - 22 Dezembro 2022 - 09h00

Atualizado - 27 Maio 2024 - 18h21

Gato Siamês ou Gato Thai? Muitas pessoas confundem essas duas raças de gato porque elas realmente possuem muitas semelhanças entre si. Porém, apesar de algumas características bem parecidas, o gato Thai é uma outra raça, com suas próprias particularidades. Com seu jeitinho animado e aparência muito fofinha, é impossível não se apaixonar por esse bichano de origem tailandesa. Se você quer saber tudo sobre o gato Thai, desde suas características físicas e comportamentais até curiosidades especiais sobre a raça, confira a matéria que o Patas da Casa preparou a seguir!

O gato Thai recebe esse nome por ter sua origem na Tailândia

Há um motivo bem simples que explica por que gato Siamês e gato Thai são tão parecidos: eles têm um parentesco entre si. Na verdade, por muito tempo eles foram considerados a mesma raça. Tudo começou na Tailândia, em uma região chamada Siam. Esse gatinho doméstico era muito apreciado pela família real e recebeu o nome de Siamês por causa da região em que vivia. Com o tempo, o gato Siamês foi se espalhando pelo mundo. É normal que as raças mudem suas características com o tempo e foi isso que aconteceu com o Siamês , que foi se tornando um gatinho mais esbelto e esguio.

Porém, alguns criadores passaram a buscar aquele felino mais parecido com os primeiros siameses. Foi aí que se estabeleceu a raça de gato Thai, que nada mais é do que o “Siamês original”. Esse bichano possui as características típicas dos siameses antigos. Apenas nos anos 1990 que o gato Thai foi reconhecido oficialmente como uma raça diferente da siamesa. Até hoje, muitas pessoas chamam o gato Thai de “gato mestiço Siamês”, “Siamês Antigo” ou “Siamês Clássico”.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O gato tailandês possui as extremidades em tons mais escuros que o resto do corpo

O gato tailandês é um animal de corpo forte e musculoso. Trata-se de um gato de porte médio, que costuma pesar cerca de 5 Kg. A cabeça bem redonda e os olhos azuis são marcas registradas dessa raça. Além disso, as orelhas largas e pontudas também marcam a aparência desse gato. Raça Thai é peludinha e conta com pelos curtos do tipo colorpoint, ou seja, possuem uma cor de base e as extremidades mais escuras, assim como o gato Siamês. A cor base da pelagem do gato Thai pode ser creme, avermelhado, castanho, preto, lilás e azul. Já as orelhas, cauda, patas e máscara possuem tonalidades bem mais escuras em comparação ao resto do corpo.

A personalidade do gato Thai é carinhosa, divertida e curiosa

O gato Thai é um dos bichanos mais carinhosos que existem. Ele adora ficar ao lado da família e se sente extremamente feliz na presença de quem ama. É super normal ver esse gato seguindo o dono pela casa, deitado ao seu lado enquanto assiste televisão ou simplesmente observando o tutor enquanto ele trabalha. A companhia é tudo que importa para o Thai. Gato dessa raça detesta ficar sozinho e pode desenvolver ansiedade de separação caso o tutor passe muito tempo fora de casa. Além disso, pode ser bem carente. Muito curioso e comunicativo, o gato tailandês é daqueles que está sempre explorando tudo ao seu redor. Esse bichano também é bastante ativo e adora se divertir.

 

Gato Thai deitado no chão
O gato tailandês tem as extremidades do corpo em tons mais escuros que o resto da pelagem

 

A raça de gato Thai é super sociável e convive bem com qualquer pessoa

A convivência com um gato Thai em casa é sempre muito prazerosa. O bichano é muito sociável e tem uma ótima relação com crianças, adultos e idosos. O gato thailandes adora estar cercado de gente e, por isso, não é uma boa ideia adotar esse pet caso ele precise ficar muito tempo sozinho em casa. O gato Thai também costuma se dar bem com outros animais. Porém, é preciso destacar que o “gato mestiço Siamês” tem uma personalidade dominante. Por isso, se você já tiver um gato Thai em casa e quer adotar um novo felino, o ideal é escolher um bichano que tenha uma personalidade mais dócil e carinhosa para evitar problemas de  convivência relacionados à dominância. Além disso, é importante socializar o gato desde cedo. O gato tailandês é super comunicativo e vai estar sempre tentando chamar atenção do tutor, seja subindo em seu colo ou cutucando seu ombro com as patinhas. 

Curiosidades sobre a raça de gato Thai

  • O Thai é considerado uma das raças de gato mais antigas do mundo
  • Você sabia que, além do gato tailandês, o gato Siamês também tem outras “variedades”? Gatos siameses podem ser divididos em cinco tipos de acordo com a Associação Internacional de Gatos. São eles: Siamês, Thai, Balinês, Himalaio e Birmanês. Além de serem muito parecidos fisicamente, acredita-se que todos tenham parentesco em comum.
  • O gato Thai prefere viver em locais com clima mais quente, apesar de se adaptar bem ao frio

Cuidados com o gato Thai

Escovação: Cuidar da pelagem do “gato mestiço Siamês” costuma ser uma tarefa bem simples. Os pelos curtos são de fácil manutenção. Basta escová-los ao menos uma vez por semana para evitar que os fios se embaracem e diminuir a queda. 

Unhas,dentes e orelhas: É fundamental cortar as unhas do gato tailandês com certa frequência para evitar que ele acabe arranhando sem querer durante as brincadeiras. É recomendado escovar os dentes do gato ao menos três vezes por semana, pois isso evita o acúmulo de sujeira que pode levar a doenças como o tártaro. Por fim, as orelhas largas do gato Thai precisam estar sempre bem limpas. Tire ao menos um dia da semana para checá-las, pois o acúmulo de fungos e bactérias no local pode causar infecções, como a otite felina.

Gatificação da casa: O gato Thai é naturalmente um animal curioso e explorador. É papel do tutor dar ao pet condições de explorar esse seu lado de forma saudável. Se isso não acontecer, o gatinho pode ficar estressado e até mesmo passar a destruir os móveis da casa. Apostar no enriquecimento ambiental, com a instalação de nichos, prateleiras e arranhadores para gatos, é sempre uma ótima ideia. Uma outra dica é levar o gato tailândes para passear. O hábito de passear com gato não é tão comum quanto o de passear com cachorro, mas também traz benefícios aos bichanos, principalmente se ele for tão ativo quanto o Thai. Gato, porém, deve estar com o calendário de vacinação em dia e utilizando a coleira para gato

 

Gato Thai deitado em cima de arranhador
O gato Thai é um bichano muito carinhoso e explorador desde filhote

 

O gato Thai pode viver por bastante tempo se receber os cuidados essenciais à saúde

O gato tailandês é considerado um gato bastante saudável, sem predisposição a desenvolver doenças. Porém, é preciso que o bichano receba alguns cuidados essenciais para que a sua saúde fique sempre em dia. É fundamental aplicar todos os vermífugos e vacinas para gato nas datas adequadas, sem atrasar as doses de reforço. Além disso, é muito importante manter um acompanhamento veterinário regular, sempre realizando exames e check-ups. A alimentação com ração para gatos de qualidade também faz toda a diferença.

Por fim, é importante incentivar o gato a beber água. A baixa ingestão de água é um problema comum a qualquer gato. Raça Thai não fica de fora. Por isso, o tutor precisa estimular essa ingestão para evitar problemas como a infecção urinária. Apostar em uma fonte de água para gatos é uma ótima ideia, pois o acessório estimula a ingestão hídrica de forma divertida - o que funciona bem com o Thai. Gato dessa raça pode ter uma expectativa de vida de 12 a 18 anos se receber todos esses cuidados. 

Quanto custa um gato Thai?

Ao contrário do gato Siamês, Thai é uma raça pouco conhecida no Brasil. Por isso, pode ser bem difícil encontrar esse pet no país. Não existe é possível definir exatamente quanto custa um gato Thai já que, na maioria das vezes, ele é adquirido fora do Brasil. Porém, é possível encontrar exemplares da raça que custam até 500 euros, o que significa mais ou menos R$ 2.000. Se você tem vontade de ter um gato Thai em casa, fique bem atento ao local onde vai realizar a compra do animal. Pesquise bastante para ter certeza de que você não está financiando um local que maltrate os animais.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas