Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato tem sete vidas pelo menos uma vez na vida. Essa é uma das mais famosas crenças populares que existem, daquelas que invadem o imaginário coletivo e nos deixam questionando se isso realmente é verdade. Mas, pasmem: isso não passa de uma lenda que foi muito bem construída ao longo dos anos sobre o comportamento do gato. Então, por que será que se fala tanto que o gato tem 7 vidas? Será que tem algum fundo de verdade nisso tudo? E, aliás, de onde surgiu essa tão famosa lenda? Para esclarecer de uma vez por todas por que o gato tem 7 vidas, o Patas da Casa foi atrás de respostas. A gente te conta tudo que você precisa saber sobre o assunto a seguir. Chega mais!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que as pessoas dizem que o gato tem 7 vidas?

A ideia de que o gato tem 7 vidas é bastante antiga e perdura por séculos na nossa sociedade devido à diferentes lendas. No Antigo Egito, por exemplo, os felinos eram tidos como animais sagrados e idolatrados por toda a nação, mas em vez de 7 vidas, diziam-se que eles tinham 9. Já na Idade Média, os gatos também tiveram uma imagem de destaque, e eles eram comumente relacionados às bruxas da época - principalmente os gatinhos pretos. Também se dizia muito sobre a invencibilidade desses animais, que eram dotados de várias vidas e eram associados ao “mal” - erroneamente, claro.

Além disso, o profeta Maomé era outro gateiro de plantão, que sempre fazia questão de deixar claro o seu amor e adoração por gatos em seus provérbios. Através dele, também ficou conhecida a lenda de que o gato tem 7 vidas. Ainda há uma quarta hipótese, que também está ligeiramente ligada à ideia de que esses animais são sagrados e mágicos: o 7 geralmente é considerado um número da sorte, e é por isso que ele foi designado para representar a quantidade de vidas dos felinos.

 

gato tem 7 vidas: gato andando

Gato: “7 vidas” tem a ver com as habilidades que os felinos possuem

 

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a origem das lendas do porquê gato tem 7 vidas, deve estar se perguntando se tantas teorias têm algum embasamento, certo? Pois bem, a verdade é que o que reforça essas crenças, na verdade, é o fato de que os felinos possuem uma destreza incomparável. Os gatos quase sempre caem em pé, porque possuem um equilíbrio e reflexo de redirecionamento que permite que o animal consiga rotacionar o corpo a tempo, evitando as quedas. As habilidades e a agilidade que incorporam o corpo dos bichanos é algo realmente surpreendente, e é por causa disso que muita gente diz que o gato tem 7 vidas - afinal, eles realmente são bastante resistentes e conseguem sobreviver a situações que a gente nem imagina.

Afinal, o gato tem quantas vidas?

Assim como qualquer outro ser vivo, o gato dispõe de uma única vida. Justamente por isso é importante tomar bastante cuidado com a saúde do seu amigo de quatro patas. Embora sejam bastante conhecidos por terem uma destreza e equilíbrio impecáveis (pelo menos na maioria das vezes), os felinos também podem sofrer com quedas de grandes alturas. Isso geralmente ocasiona no que chamamos de síndrome do gato paraquedista (ou síndrome do gato voador). Resumidamente, o problema acontece quando os felinos caem ou pulam de locais muito altos - geralmente a partir do segundo andar de um prédio -, porque o impacto da queda pode trazer graves consequências para a saúde do animal, como lesões, fraturas e outras sequelas. Por isso, preserve a vida do seu gatinho e esteja sempre atento a qualquer problema que surgir para buscar a ajuda de um profissional.

Redação: Juliana Melo