Adoção animal

Gato malhado: tudo sobre a cor de gato mais popular do mundo (+ galeria com 50 fotos)

Publicado - 06 Outubro 2023 - 16h24

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Muitos acreditam que o gato malhado é uma raça, quando na verdade, é apenas um padrão de cor da pelagem dos bichanos. Por outro lado, várias raças têm essa pelagem. Mas, geralmente, esse padrão está associado aos vira-latas. Existem diversas formas de apelidar esses felinos e o “malhado” vem da mancha em formato de “M” localizado na cabeça deles, bem acima dos olhos.

Agora, será que essa cor de pelagem influencia na personalidade deles? Eles são mais saudáveis? De onde surgiram esses felinos? São todos iguais? Pensando nisso, preparamos essa super matéria para responder essas dúvidas. Além disso, separamos uma galeria de fotos de gatos malhados para você se apaixonar. Continue lendo!

A origem do gato malhado vem das Grandes Navegações

Há indícios de que o gato malhado foi domesticado (e adorado) pelos egípcios na antiguidade. Mas a teoria mais plausível sobre a origem dos gatos malhados defende que eles são descendentes dos primeiros felinos selvagens que foram domesticados pelos navegadores. Nessa época, era bem comum ter um bichano para caçar roedores e evitar outras pragas nas embarcações. Inclusive, isso explica como eles se espalharam ao redor do mundo e se tornaram tão populares!

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Após o período das Grandes Navegações, eles foram usados pelos fazendeiros coloniais que, assim como os navegantes, queriam evitar a presença de pequenos predadores nas plantações. De lá para cá, foram realizados diversos cruzamentos de gatos malhados, incluindo algumas raças de gato bem conhecidas.

Gato malhado ou rajado: qual é o certo?

Os gatos malhado recebem diferentes nomes. Eles também podem ser conhecido como gato tabby (malhado, em inglês), gato rajado, gato tigrado e às vezes são até chamados de gatos manchados. Não existe uma única maneira de se referir a esses animais, desde que os animais em questão tenham uma pelagem que reúne várias tonalidades de cores em formatos diferentes — e qualquer foto de gato rajado está aí para provar isso. Ah, e um detalhe importante: não existe gato malhado preto e branco. Bichanos com esse padrão de cores são chamados de frajolas e não apresentam as características típicas de gatinhos malhados.

O gato rajado tem cinco padrões de cores e misturas

Ao contrário do que muita gente acredita, o gato malhado não é uma raça, mas sim um padrão que mistura diversas cores e formatos. Ao todo, são cinco padrões: espiral, com listras, manchado, tigrado e com manchas brancas na barriga e nas patas.

As cores variam entre o preto com cinza, castanho e branco. Eles também podem ser amarelos ou castanhos. Mas todos (se não a maioria) carregam aquele “M” na testa, característica que dá muito mais charme para esse bichano! Por isso, se você encontrar gatos com "M" na testa, é porque ele é um gato malhado!

A pelagem mais comum de gato rajado é o cinza com preto e castanho. Isso acontece pois o gene cinza é dominante. Inclusive, parece que os gatos com essa característica são todos iguais e é bem fácil se confundir. Mas na verdade, os detalhes não se repetem e cada felino é diferente do outro. 

O peso e a altura também não são previsíveis, mas geralmente esses gatos pesam de 4 a 7 kg e medem de 25 a 30 cm. A maioria dos gatos malhados tem olhos verdes ou amarelos, porém não é impossível encontrar um gato malhado de olhos azuis por aí. Já as almofadas das patinhas costumam ser rosadas ou acinzentadas.

Conheça as raças de gato malhado:

Gato malhado laranjaGato malhado marromGato malhado marrom e laranjaGato malhado cinza e castanhoGato malhado com cachorroGato malhado mordendo o braço do tutorGato malhado e olhos verdesGato malhado deitadoGato malhado de óculos

 

Personalidade dos gatos malhados é curiosa e inteligente

Tudo indica que esse padrão de pelagem influencia no comportamento do gato. Por exemplo, eles são naturalmente ótimos caçadores e isso se deve à domesticação dos gatos selvagens que eram usados para a caça. Esse traço é tão predominante que a brincadeira favorita deles é agir como um caçador, sem falar nos hábitos noturnos. Então, não é difícil encontrar o gato correndo de madrugada pela casa. Portanto, não se incomode com o gato rajado te vigiando pelos cômodos. Eles também são dotados de muita inteligência e você pode até ensinar o gato a passear por aí, sempre com a sua supervisão, é claro.

Um detalhe é que, ao contrário da maioria dos felinos que tendem a ser territorialistas, o gato malhado costuma ser bem sociável com seus semelhantes, outra característica herdada dos seus ancestrais que andavam em grupo para aumentar as chances de sobrevivência, compartilhando comida e vigiando os filhotes de gato. Se ele sentir que está protegido, vai tratar a família com muito amor e carinho, sendo muito fiel e companheiro. Porém, assim como a maioria dos felinos, eles vão adotar locais e objetos da casa só para eles (como o sofá, a cama, a parte de cima do armário…).
 

Gato malhado olhando para cimaGato malhado caminhandoGato malhado deitadoGato malhado miandoGato malhado cheirando sacolaDois gatos malhados um do lado do outroGato malhado apoiando a cabeça no chãoGato malhado recebendo carinhoGato malhado no veterinárioGato malhado com arranhador

 

Veja 5 curiosidades sobre o gato tigrado ou malhado

  1. De onde surgiu esse “M”? Há várias hipóteses por trás da característica mancha. Uma delas diz que Maomé, que era apaixonado por gatos, tinha um bichano de nome Muezza que um dia o salvou de um ataque de cobra. Após esse episódio, ele marcou um “M” na cabeça do felino como forma de eternizar o seu amor. Essa mesma lenda defende que foi o próprio quem deu a habilidade dos gatos caírem de pé. Outra especulação vem dos egípcios, que perceberam a mancha e até aproveitaram ela para apelidar a raça Mau Egípcio (que também era a raça do gato da Cleópatra).
  2. O gato malhado sabe se esconder: esses gatos tinham mais vantagens na natureza devido ao seu poder de camuflagem por causa da pelagem. Não à toa eles sabem muito bem se esconder e carregam esse talento até hoje.
  3. Eles têm um dia só para eles! O gato rajado é tão queridinho lá fora que em alguns lugares, como nos Estados Unidos, é comemorado o “Dia Nacional do Gato Malhado” (National Tabby Day) em 30 de abril. Inclusive, lá fora ele é chamado de “Tabby Cat”.
  4. O gato malhado é o gato mais popular do mundo: como eles se espalharam pelos quatros cantos do mundo durante as navegações, todos os lugares têm um desse. Infelizmente, o que também fortaleceu a multiplicação desse tipo de gato é o fato de que a maioria foi para as ruas. Por isso, os mais comuns são gatos vira-latas.
  5. É um desenho animado bem famoso (e preguiçoso): a raça do gato Garfield é um Persa laranja e malhado.
Gato malhado deitadoGato malhado sérioGato malhado brincandoGato malhado na gramaGato malhado perto do pote de raçãoGato malhado dentro de caixaGato malhado olhando curiosoGato malhado se lambendoGato malhado com a pata esticadaGato malhado arranhando o sofá

 

Saúde dos gatos rajados vai de acordo com a raça do felino

A saúde do gato malhado depende exclusivamente da raça de gato tigrado. Como a maioria deles são sem raça definida, herdaram a boa saúde por sobrevivência desses bichanos. Mas quando o gato tigrado é de raça, é bom ficar alerta. No caso de um Maine Coon rajado, há a predisposição para cardiomiopatia hipertrófica e displasia coxofemoral. Já um gato Persa malhado pode ter problemas oculares ou sofrer de doença do rim policístico em Persa.

No geral, também é importante manter os cuidados básicos, como higiene, criação indoor, ração de gato premium e um bom enriquecimento ambiental. Esses detalhes reforçam a qualidade de vida do animal e ajudam a mantê-los livres de doenças. Geralmente, a expectativa de vida do gato malhado sem raça definida é de 15 anos, podendo se estender quando há mais atenção à saúde.

Cuidados com o gato rajado também dependem da raça

Assim como todo gato, eles são bem limpinhos e estão sempre se banhando. Por isso, exigem comedouros, bebedouros e caixa de areia higienizados. Devido à sua personalidade brincalhona, eles adoram aprontar! Aproveite para investir em vários brinquedos de gato que estimulem o instinto de caça, como ratinhos, peixes ou bolinhas inteligentes. Escondê-los pela casa pode ser bem interessante. No entanto, também tenha cuidado para não estimular a caça de insetos - o que pode ser bem prejudicial.

Eles são mega curiosos e têm muita vontade de conhecer o mundo. Para controlar possíveis fugas, uma solução é a castração de gatos, além de telas de proteção pela casa. Vacinas em dia, vermífugo e testes periódicos também são essenciais. No quesito higiene, mantenha uma rotina de escovação e o corte das unhas. Se for um Maine Coon, a escovação deve ser frequente para evitar bolas de pelos. No caso do Persa, é recomendado limpar bem os olhos do gato.
 

Gato malhado filhote Gato malhadoGato malhado deitadoGato malhado com varinhaGato malhado escondido atrás de floresGato malhado brincando com outro gato malhadoGato malhado arranhando o arranhadorGato malhado ao ar livreGato malhado olhando para o nadaGato malhado deitado

 

Dicas de nome para gato rajado: se inspire nessa lista!

Como a pelagem do gato malhado é repleta de peculiaridades, a escolha do nome pode ser bem divertida! Está liberado usar a criatividade para escolher o nome para gato rajado. Mas lembre-se: nomes curtos e terminados em vogais são os melhores, pois ajudam eles a entender o chamado. Confira algumas ideias para você se inspirar:

  • Tigresa
  • Salem
  • Garfield
  • Jade
  • Félix
  • Luna
  • Gatuno
  • Simba
  • Tony
  • Willy
  • Oscar
  • Lenny
  • Cheetara
  • Rajah
  • Tigrão
  • Shira
  • Diego

Perguntas frequentes sobre o gato malhado

O que significa ter um gato malhado?

Ter um gato malhado filhote ou adulto é sinônimo de ter um bichano curioso, ativo, alerta e intuitivo. Ele está sempre a postos para defender a família e é muito fiel. Ao mesmo tempo, tem muita energia e precisa extravasar isso no dia a dia. Não é comum ver um gato malhadinho triste ou apático: se isso acontecer, é bom fazer uma consulta de check-up.

Qual é a personalidade do gato malhado?

Curiosos e amigáveis, os gatos malhados são indicados para qualquer família. Ele não tem um instinto territorialista aguçado, mas mantém os instintos de caça e, por isso, é bem aventureiro. 

Qual a cor do gato malhado?

O gato rajado, filhote ou adulto, pode apresentar cinco padrões de cores e formatos. Essas cores geralmente se "difundem" e criam uma mistura diferenciada. É interessante destacar, inclusive, que quando falamos do gato rajado — raça ou vira-lata —, cada animal tem um padrão único, mesmo que eles se pareçam.

Quanto tempo vive um gato malhado?

A expectativa de vida vai depender da raça de gato malhado. Mas, no geral, os gatos podem viver de 14 a 20 anos se forem bem cuidados e tiverem boas condições de saúde. Ainda assim, vale conferir exatamente qual é a longevidade prevista para as diferentes raças de gatos rajados.

Publicado originalmente em: 02/03/2023
Atualizado em: 06/10/2023

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas