O gato Himalaia vem conquistando o coração de muitos brasileiros nos últimos anos e não é à toa. Além da sua aparência peculiar, que deriva da mistura do gato Persa com o Siamês, essa raça possui várias qualidades e tem uma personalidade apaixonante. Para quem procura um peludinho super companheiro, carinhoso e com temperamento fácil de lidar, o gato Himalaio é a escolha certa.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o comportamento do gato e a convivência com ele no dia a dia, nós te ajudamos. Reunimos abaixo tudo que você precisa saber sobre a personalidade do gato Himalaia filhote e adulto!

O gato Himalaia tem o temperamento calmo e dócil, mas precisa ser estimulado

Pensa em um bichano fofo e super tranquilo: esse é o Himalaio! Gato desta raça é pura doçura e sossego no dia a dia, então é muito fácil de lidar e conviver com ele. O Himalaia - que também pode ser chamado de Himalaio - gosta da vida caseira e é perfeito para quem mora em apartamentos, casas e outros espaços (o que facilita bastante a criação indoor).

Mas, apesar de ser calmo na maior parte do tempo, o gato do Himalaia também precisa de estímulos físicos e mentais diariamente. Isso quer dizer que é importante investir no enriquecimento ambiental para gastar a energia do felino, e alguns recursos que podem ajudar são brinquedos para gatos, instalação de redes, arranhadores e nichos. Vale destacar que o gato Himalaio tende a ser um pouquinho preguiçoso e pouco ativo, mas esses estímulos são importantes para evitar a obesidade felina.

Carinhoso e apegado com humanos, gato do Himalaia adora companhia

Os gatos levam a fama de serem super reservados, e é por isso que quem conhece um gato do Himalaia acaba estranhando o comportamento felino em um primeiro momento. Ao contrário da maioria dos felinos, essa é uma raça que não apenas se dá bem com os humanos, como adora receber a atenção e o carinho de qualquer pessoa. Ele é meigo, amigável, mas não necessariamente é um gato carente ou dependente. Na verdade, o gato Himalaia simplesmente gosta de estar perto da família, e por isso é muito comum encontrá-lo seguindo o tutor pela casa. É uma companhia e tanto!


O gato do Himalaia é um pouco preguiçoso, mas deve ser incentivado com brinquedos e atividades
O gato do Himalaia é um pouco preguiçoso, mas deve ser incentivado com brinquedos e atividades

A inteligência do gato Himalaio pode ser percebida de diferentes maneiras

Engana-se quem pensa que os gatos não são inteligentes! Esses animais, inclusive, têm várias formas de demonstrar suas habilidades cognitivas. No caso do gato Himalaia, a inteligência é tanta que ele adora brincadeiras interativas e que despertam a sua curiosidade. Além disso, a raça é muito talentosa para aprender alguns truques (sim, o adestrar gato Himalaia é algo possível!).

Outro ponto que se destaca na personalidade do animal é a facilidade de adaptação. Diferente de outras raças que não suportam mudanças na rotina, o gato do Himalaia consegue se adaptar muito bem com a presença de outras pessoas e novos espaços. Ou seja, outro sinal claro de quanto esses bichinhos são inteligentes!

Sociável, o gato do Himalaia convive bem com crianças mais velhas e outros pets

Por ter uma grande facilidade em se adaptar a diferentes ambientes, o gato Himalaia é a opção perfeita para quem sonha em ter uma casa com vários pets e até mesmo famílias com crianças (desde que elas já sejam um pouquinho mais velhas). Com temperamento tranquilo e amigável, esse não é um gato que disputa por território nem por atenção, e por isso consegue conviver muito bem com diferentes animais e espécies. Mas é importante fazer a devida socialização entre eles, hein? Isso ajuda a afastar problemas entre o gato do Himalaia e os outros residentes. Já com os pequenos, a convivência é melhor quando se trata de crianças mais velhas e que saibam respeitar o espaço do gato. 

Redação: Juliana Melo