É tão raro ver um gato espirrando que a maioria dos donos até se assustam ao ouvir um espirro felino. O espirro funciona como uma proteção do corpo à algo que esteja irritando as mucosas nasais. Mas é muito importante observar o seu animal: acompanhado de outros sintomas, o gato espirrando pode significar que ele esteja ficando doente. Antes de partir para o diagnóstico de rinotraqueíte, uma doença respiratória muito comum nos felinos, mantenha a calma e observe o seu amigo. O Patas da Casa conversou com o médico veterinário Fábio Ramires, que é clínico geral de pequenos animais domésticos, para explicar um pouco mais sobre o que o gato espirrando pode significar. Acompanhe aqui para entender mais sobre o que pode causar espirros em gatos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato espirrando: quais os tipos e frequência dos espirros?

Os espirros em gatos podem significar muitas coisas e a principal função é agir como uma defesa do organismo. “Um espirro nada mais é do que uma reação natural do organismo quando alguma partícula irrita a mucosa nasal. Para expulsar essa substância estranha, o corpo faz o nariz espirrar”, explica Fábio Ramires. “Espirros agudos e esporádicos podem estar relacionados a processos alérgicos suaves, como uma alergia a perfumes, a areia de gato ou a poeira. Já os espirros intensos podem estar associados a infecções virais ou doenças inflamatórias crônicas como asma felina e bronquite em gatos.”

É importante prestar atenção se os espirros vêm acompanhados de alguma secreção, que nada mais é do que produção de muco. “Os espirros com muco podem ser a indicação de um processo inflamatório mais agudo, e sua coloração vai indicar se há ou não uma infecção associada ao processo inflamatório”, explica o veterinário. Quando os micro-organismos se proliferam, o muco fica mais concentrado e pode mudar de cor e até ter um cheiro mais forte. No fim, tudo é sobre a cor do muco. O transparente pode ser relacionado a algo viral. Se tiver a coloração e aspecto do catarro, provavelmente seu gato está com uma infecção por bactéria ou fungo. No caso de secreção com sangue, é necessário buscar ajuda veterinária imediatamente.

Gato espirrando e lacrimejando pode indicar problemas mais graves

Gato espirrando e lacrimejando é motivo de desconfiança, afinal, pode ser a intensidade de um vírus da gripe ali presente. Nesse caso, podemos estar de frente para algumas doenças do complexo respiratório viral felino, como rinotraqueíte e calicivirose. “É motivo de se ficar alerta, pode estar relacionado à intensidade de uma doença viral, como, por exemplo, a gripe e também a rinotraqueíte”, explica o especialista. É preciso, então, levar o gato gripado ao veterinário para que ele seja avaliado por um profissional capaz de detectar a origem do problema e qual é a sua gravidade. O tratamento costuma ser de suporte, através de antivirais e antibióticos, além de lavagem nasal e colírio para cuidar de problemas oculares.

 

Gato espirrando pode ser sinal de doenças do trato respiratório.

Gato espirrando pode ser sinal de doenças do trato respiratório.

 

 

Como aumentar a imunidade do meu gatinho? 

 

A melhor maneira de cuidar do seu felino e evitar doenças é pela vacinação. Aqui no Patas da Casa, temos um guia completo com todas as vacinas necessárias para o seu melhor amigo felino. Outro ponto muito importante é fazer o exame de FIV e FELV, pois as doenças podem comprometer o sistema imunológico dos bichinhos.

Gato espirrando: o que fazer? 

Inicialmente, se você vir o seu gato espirrando, o mais indicado é observar a frequência dos espirros. Além disso, é necessário verificar se o bichano não apresenta outros sintomas, como gato tossindo, ruído na respiração, presença de muco e sangue nasal. Se depois de 24h você continuar a notar espirros frequentes, vale a visita ao veterinário. “O animal deve ser levado a uma clínica veterinária para ser avaliado por um médico veterinário para a confirmação do quadro do animal e, assim, poder medicá-lo adequadamente”, explica o veterinário. O diagnóstico precisa ser pontual para que o bichano receba o melhor tratamento!

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta