Gato com remela no olho pode não ser nada demais, como também pode indicar uma situação mais grave. E convenhamos: quem tem um animal em casa, sabe bem como é necessário ter uma atenção especial com a saúde do gato, até mesmo com uma simples "remelinha". A coloração, por exemplo, é um aspecto importante na hora de decifrar o que a secreção indica. Entenda abaixo o que significa o gato com muita remela nos olhos e qual é o melhor momento para procurar a ajuda de um médico!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Remela de gato: o que pode ser?

O gato com olho remelando pode ter diferentes significados, desde uma simples sujeirinha que entrou no olho do animal e acabou formando essa secreção até como indício de uma doença, como a conjuntivite felina. Isso vai depender principalmente da cor que a remela de gato apresenta e do local em que ela fica depositada.

A remela que fica fora dos olhos e é de uma cor mais branquinha, por exemplo, não é motivo para se preocupar. Provavelmente alguma poeira ou substância incomodou o olho do bichinho e o resultado foi um gato lacrimejando, o que formou a crosta de remela. Basta limpar com um lenço ou uma gaze que fica tudo resolvido. Isso pode ser comum também em casos de alergia (assim como quem tem alergia a gato costuma ficar com o olho remelando).

Outra possibilidade é que a secreção no olho do gato seja resultado de um processo natural do corpo, principalmente após dormir. Por isso o gato filhote com olho remelando costuma ser tão frequente: eles dormem muito mais do que um gatinho adulto.

A situação muda completamente se a remela no olho do gato está localizada dentro do globo ocular e tem uma secreção mais densa de cor esverdeada. O risco de ser uma conjuntivite é alto! Nesses casos, é de extrema importância levar seu pet para que um veterinário especializado em oftalmologia possa examiná-lo e dar início ao tratamento, que geralmente envolve colírios e alguns cuidados.

O gato com remela amarela também precisa de atenção. Além de ser um indicativo de doenças oculares, a secreção pode indicar infecções virais ou bacterianas, como a rinotraqueíte felina e a clamidiose. Observe se há a presença de outros sintomas e não deixe de consultar um especialista!

Remela no olho de gato pode ser verme?

Os vermes em gatos não tem o poder causar remelas. O que pode acontecer é haver uma desidratação intensa do organismo, principalmente em grandes infestações, e isso transforma a secreção natural em uma secreção mais intensa. É como se fosse uma simulação de conjuntivite, com o olho de gato remelando mais do que o normal. Ainda assim, é algo difícil de acontecer. O gato com verme tem outros sintomas mais perceptíveis, como diarreia, vômitos, emagrecimento repentino, inchaço do abdômen e inflamação da glândula adanal.

 

Saber como limpar a remela no olho do gato é um passo muito importante

Saber como limpar a remela no olho do gato é um passo muito importante

 

 

Gato com olho remelando e inchado precisa de atenção

 

A conjuntivite é uma doença relativamente comum e que pode acometer gatos de qualquer idade, afetando principalmente os filhotes. Ela não é difícil de ser reconhecida pelos tutores, já que a remela no olho do gato é um sintoma bastante visível. Diferente da remela “normal”, essa secreção apresenta uma coloração verde e é mais espessa. Além disso, o animal também tende a ficar com o olho inchado e com um aspecto avermelhado, consequência da inflamação no globo ocular.

Se houver qualquer suspeita de que o seu amigo está com conjuntivite, não esqueça de procurar um especialista o quanto antes. Por mais que seja uma doença simples, é fundamental tratar o problema para evitar futuras complicações. O tratamento da conjuntivite consiste no uso de colírios e dura cerca de uma a duas semanas até o que o bichano se recupere totalmente.

O que causa infecção no olho do gato?

Podem haver diferentes causas para a conjuntivite em gatos. A doença que deixa o gato com olho remelando pode ser causada tanto por um vírus - em especial o herpesvírus felino e calicivírus felino - quanto por bactérias.  Essas doenças infecciosas exigem bastante atenção e devem ser investigadas por um profissional da área. Já para saber como tratar infecção no olho do gato, o ideal é fazer limpezas constantes da região com soro fisiológico para ajudar o animal a se recuperar do problema.

Como limpar a remela de gato?

Antes de mais nada, na hora de cuidar de gato é preciso mostrar para o animal que essa limpeza não vai lhe fazer nenhum mal. Para remover a remela do olho, um gato filhote não costuma apresentar nenhuma resistência, mas os adultos podem ficar desconfiados e até tentar fugir. Por isso, o tutor precisa fazer com jeitinho, sempre priorizando o bem-estar do felino. Escolha um local confortável e, em seguida, com o auxílio de um lenço ou de uma gaze, basta limpar cuidadosamente toda a região em volta dos olhos do felino. Se achar necessário, você pode molhar o lenço ou a gaze antes. Em caso de conjuntivite, não se esqueça de aplicar o colírio prescrito pelo veterinário após a limpeza.

Redação: Juliana Melo

Publicado originalmente em: 11/03/2020

Atualizado em: 28/07/2023