Gato com remela no olho pode não ser nada demais, como também pode indicar uma situação mais grave. E convenhamos: quem tem um animal em casa, sabe bem como é necessário ter uma atençãozinha especial com a saúde do gato, até mesmo com uma simples "remelinha". A coloração, por exemplo, é um aspecto importante na hora de decifrar o que a secreção indica. Entenda quando você deve se preocupar com essa situação e qual é o melhor momento para procurar a ajuda de um médico a seguir!
Remela de gato: o que pode significar?
O gato com olho remelando pode ter diferentes significados, desde uma simples sujeirinha que entrou no olho do animal e acabou formando essa secreção até como indício de uma doença como a conjuntivite felina ou o glaucoma. Isso vai depender principalmente da cor que a remela de gato apresenta e do local em que ela fica depositada. A remela que fica fora dos olhos e é de uma cor mais branquinha, por exemplo, não é motivo para se preocupar. Provavelmente alguma poeira ou substância incomodou o olho do bichinho e ele acabou lacrimejando, formando uma crosta de remela. Basta limpar com um lenço ou uma gaze que fica tudo resolvido.
A situação muda completamente se a remela no olho do gato for uma secreção mais densa de cor esverdeada. O risco de ser uma conjuntivite é alto! Nesses casos, é de extrema importância levar seu pet para que um veterinário especializado em oftalmologia possa examiná-lo e dar início ao tratamento, que geralmente envolve colírios e alguns cuidados.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Gato com olho remelando e inchado precisa de atenção
A conjuntivite é uma doença relativamente comum e que pode acometer gatos de qualquer idade, afetando principalmente os filhotes. Ela não é difícil de ser reconhecida pelos tutores, já que a remela no olho do gato é um sintoma bastante visível. Vale ressaltar que diferente da remela “normal”, essa secreção apresenta uma coloração verde e é mais espessa. Além disso, o animal também tende a ficar com o olho inchado e com um aspecto avermelhado, consequência da inflamação no globo ocular.
Se houver qualquer suspeita de que o seu amigo está com conjuntivite, não esqueça de procurar um especialista o quanto antes. Por mais que seja uma doença simples, é fundamental tratar o problema para evitar futuras complicações. O tratamento da conjuntivite consiste no uso de colírios e dura cerca de uma a duas semanas até o que o bichano se recupere totalmente.
Como limpar a remela de gato?
Antes de mais nada, na hora de cuidar de gato é preciso mostrar para o animal que essa limpeza não vai lhe fazer nenhum mal. Para remover a remela do olho, um gato filhote não costuma apresentar nenhuma resistência, mas os adultos podem ficar desconfiados e até tentar fugir. Por isso, o tutor precisa fazer com jeitinho, sempre priorizando o bem-estar do felino. Escolha um local confortável e, em seguida, com o auxílio de um lenço ou de uma gaze, basta limpar cuidadosamente toda a região em volta dos olhos do felino. Se achar necessário, você pode molhar o lenço ou a gaze antes. Em caso de conjuntivite, não se esqueça de aplicar o colírio prescrito pelo veterinário após a limpeza.
Redação: Juliana Melo
