Saúde

Gato com olho remelando: quando é motivo para se preocupar?

A remela de gato pode ser apenas uma sujeirinha ou indicar um problema mais grave, como a conjuntivite
A remela de gato pode ser apenas uma sujeirinha ou indicar um problema mais grave, como a conjuntivite

Gato com remela no olho pode não ser nada demais, como também pode indicar uma situação mais grave. E convenhamos: quem tem um animal em casa, sabe bem como é necessário ter uma atençãozinha especial com a saúde do gato, até mesmo com uma simples "remelinha". A coloração, por exemplo, é um aspecto importante na hora de decifrar o que a secreção indica. Entenda quando você deve se preocupar com essa situação e qual é o melhor momento para procurar a ajuda de um médico a seguir!

Remela de gato: o que pode significar?

O gato com olho remelando pode ter diferentes significados, desde uma simples sujeirinha que entrou no olho do animal e acabou formando essa secreção até como indício de uma doença como a conjuntivite felina ou o glaucoma. Isso vai depender principalmente da cor que a remela de gato apresenta e do local em que ela fica depositada. A remela que fica fora dos olhos e é de uma cor mais branquinha, por exemplo, não é motivo para se preocupar. Provavelmente alguma poeira ou substância incomodou o olho do bichinho e ele acabou lacrimejando, formando uma crosta de remela. Basta limpar com um lenço ou uma gaze que fica tudo resolvido.

A situação muda completamente se a remela no olho do gato for uma secreção mais densa de cor esverdeada. O risco de ser uma conjuntivite é alto! Nesses casos, é de extrema importância levar seu pet para que um veterinário especializado em oftalmologia possa examiná-lo e dar início ao tratamento, que geralmente envolve colírios e alguns cuidados.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Saber como limpar a remela no olho do gato é um passo muito importante
    Saber como limpar a remela no olho do gato é um passo muito importante

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Gato com olho remelando e inchado precisa de atenção

    A conjuntivite é uma doença relativamente comum e que pode acometer gatos de qualquer idade, afetando principalmente os filhotes. Ela não é difícil de ser reconhecida pelos tutores, já que a remela no olho do gato é um sintoma bastante visível. Vale ressaltar que diferente da remela “normal”, essa secreção apresenta uma coloração verde e é mais espessa. Além disso, o animal também tende a ficar com o olho inchado e com um aspecto avermelhado, consequência da inflamação no globo ocular.

    Se houver qualquer suspeita de que o seu amigo está com conjuntivite, não esqueça de procurar um especialista o quanto antes. Por mais que seja uma doença simples, é fundamental tratar o problema para evitar futuras complicações. O tratamento da conjuntivite consiste no uso de colírios e dura cerca de uma a duas semanas até o que o bichano se recupere totalmente.

    Como limpar a remela de gato?

    Antes de mais nada, na hora de cuidar de gato é preciso mostrar para o animal que essa limpeza não vai lhe fazer nenhum mal. Para remover a remela do olho, um gato filhote não costuma apresentar nenhuma resistência, mas os adultos podem ficar desconfiados e até tentar fugir. Por isso, o tutor precisa fazer com jeitinho, sempre priorizando o bem-estar do felino. Escolha um local confortável e, em seguida, com o auxílio de um lenço ou de uma gaze, basta limpar cuidadosamente toda a região em volta dos olhos do felino. Se achar necessário, você pode molhar o lenço ou a gaze antes. Em caso de conjuntivite, não se esqueça de aplicar o colírio prescrito pelo veterinário após a limpeza.

    Redação: Juliana Melo

    5 formas de acabar com as pulgas de gatos

    Próxima matéria

    5 formas de acabar com as pulgas de gatos

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Gato soltando muito pelo na primavera? Entenda os motivos!
    Cuidados

    Gato soltando muito pelo na primavera? Entenda os motivos!

    O pelo de gato é uma realidade constante na vida (e nas roupas) de quem tem um desses felinos em casa. Para lidar com essa questão no dia a dia, geralmente um rolinho removedor de pelos é suficiente, principalmente, no caso das peças escuras. O cenário é outro quando chega a primavera: a quantidade de pelos pela casa (e roupas, móveis, estofados… tudo) aumenta bastante. Você sabe o motivo desse fenômeno?

    6 motivos para não permitir que seu gato saia de casa
    Cuidados

    6 motivos para não permitir que seu gato saia de casa

    Os gatos são animais muito curiosos e, por isso, gostam de explorar o ambiente dentro e fora de casa. O problema é que o mundo externo traz diversos riscos para a saúde dos felinos, tornando ainda maior a necessidade de instalar uma tela de proteção para gatos em sua casa. Quer saber quais são os principais motivos para manter o seu gato em casa? Confira!

    Gato espirrando: devo me preocupar? Saiba quando procurar um veterinário!
    Saúde

    Gato espirrando: devo me preocupar? Saiba quando procurar um veterinário!

    É tão raro ver um gato espirrando que a maioria dos donos até se assustam ao ouvir um espirro felino. O espirro funciona como uma proteção do corpo à algo que esteja irritando as mucosas nasais. Mas é muito importante observar o seu animal: acompanhado de outros sintomas, o gato espirrando pode significar que ele esteja ficando doente. Antes de partir para o diagnóstico de rinotraqueíte, uma doença respiratória muito comum nos felinos, mantenha a calma e observe o seu amigo.

    Ver Todas >

    Quais doenças os filhotes de gato têm mais chances de contrair?
    Saúde animal

    Quais doenças os filhotes de gato têm mais chances de contrair?

    Além de preparar a casa para receber o novo companheiro de quatro patas, adotar um gato requer cuidados importantes com a saúde do animal logo no início: vacinas, vermífugo e visitas ao veterinário para checkups são alguns deles. Essa atenção é algo ainda mais essencial quando se trata da adoção de um gato filhote. Afinal, os gatinhos são mais suscetíveis a contraírem certas doenças nos primeiros meses de vida. 

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!
    Saúde animal

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!

    A leishmaniose canina pode trazer sérios problemas para a saúde do animal. A doença é classificada como uma zoonose (ou seja, seres humanos também podem contraí-la) e os cães domésticos são os principais hospedeiros. A transmissão ocorre pela picada do mosquito-palha infectado com o protozoário Leishmania infantum chagasi. A prevenção é muito importante, já que a doença pode levar humanos e cachorros à morte ou causar sérias sequelas. 

    Como identificar um gato desidratado?
    Saúde animal

    Como identificar um gato desidratado?

    Embora não apreciem muito esse hábito, beber água é fundamental para a saúde do gato. Os tutores devem ter bastante atenção na rotina dos bichanos: eles precisam de uma quantidade adequada de líquidos para não desenvolverem complicações no sistema urinário que podem levar à falência dos rins. A curto prazo, um gato desidratado, normalmente em decorrência de algum outro problema de saúde, precisa receber bastante atenção para não chegar a um estado mais grave. 

    Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça o acessório!
    Saúde animal

    Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça o acessório!

    Manter o seu cachorrinho livre de pulgas pode não ser uma tarefa muito fácil, mas é essencial para saúde e bem-estar dele. As pulgas em cachorro podem não só causar coceira no animal, como também transmitir bactérias e verminoses, além de provocar dermatites. O pente para pulga é um acessório de uso prático para o tutor , confortável para os animais e até mais sustentável

    Ver Todas >