Um gato com verme é algo mais comum do que se imagina. Mesmo os bichanos que vivem dentro de casa não estão imunes ao problema e podem ser infectados por esse tipo de parasita. A contaminação do verme de gato normalmente ocorre a partir do compartilhamento de objetos ou contato com pets doentes. Para identificar o problema e receber o diagnóstico de um médico veterinário, o tutor deve observar os sinais de que o pet está sofrendo com vermes.

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Além da diarreia, que é um dos sintomas de verme em gatos mais comuns, existem outras coisas que podem ajudar o tutor a identificar a contaminação. Confira a seguir 6 sinais de gato com verme para ficar atento!

1) Gato com diarreia é o sintoma mais comum da contaminação por vermes

A diarreia em gatos é um sintoma que pode indicar muitas doenças, incluindo a presença de vermes no organismo. Isso ocorre porque os casos mais comuns dos vermes em gatos são intestinais. Quando os parasitas se alojam no intestino, o animal pode inclusive apresentar sangue nas fezes. Em alguns casos, os vermes ficam visíveis no cocô do gatinho em forma de pontinhos brancos, o que facilitará o diagnóstico. O uso de vermífugo para gato costuma resolver, mas é importante ficar atento a outros sintomas que podem comprometer a saúde do pet. 

2) O gato emagrecendo pode ter relação com a presença de vermes

A perda de peso também é um sintoma que pode estar associado a diversas doenças, incluindo a presença de verme. Gato emagrecendo rapidamente e sem motivo aparente deve ligar o alerta do tutor. Geralmente, o problema pode começar a ocorrer com outros sintomas associados, como a diarreia e o gato não quer comer. Como não se alimenta adequadamente e perde muito líquido (por causa da diarreia), o gato com vermes emagrece.

 

A qualquer suspeita de gato com verme, passe a observar a textura das fezes do animal

Se suspeitar de gato com verme, observe a textura das fezes do animal

 

 

3) Gato com a barriga inchada pode indicar vermes

 

Mesmo emagrecendo, a barriga de gato com verme costuma ficar mais inchada do que o normal. Ela é chamada de "barriga d'água", e deixa o abdômen mais alto e duro. Assim como outros sintomas que atingem o gato, a barriga inchada também pode ocorrer devido a outras doenças, como ascite felina, doença que ocorre quando há acúmulo anormal de líquido no abdômen do felino. Por isso, o diagnóstico de vermes em gato deve ser feito com a junção de alguns sintomas comuns à contaminação.

4) Gato arrastando a bunda no chão: vermes causam desconforto na região anal

Dependendo da quantidade de parasitas no organismo, o verme em gatos é expelido com frequência, o que pode fazer ele tentar se coçar arrastando o bumbum no chão. O felino ainda pode tentar aliviar a coceira arrastando a bunda em móveis e outros objetos da casa. Muitas vezes, os vermes podem ser vistos nos pelos próximos ao rabo, se assemelhando a um grão de arroz. O comportamento do gato arrastando a bunda no chão também pode estar associado a alergias e desconfortos momentâneos.

Gato com verme arrastando a bunda no chão

5) Glândula adanal do gato inflamada pode ocorrer com a diarreia frequente

As glândulas adanais dos gatos ficam próximas a região do ânus, mas não costumam ficar visíveis. Elas servem para secretar o líquido que ajuda o pet a marcar território. Embora devam funcionar normalmente quando o gato está saudável, elas podem sofrer ficar inflamadas. Quando o bichano está sofrendo com diarreia por muitos dias e não recebe tratamento, ele pode ter problemas na glândula adanal. Por isso, em casos de vermes, um sintoma acaba puxando o outro. Apesar de parecer um problema pouco complicado, nenhum tipo de tratamento caseiro é indicado. O ideal é levar o pet ao veterinário para que ele receite a medicação mais apropriada para a situação do felino.

6) Gato com verme também pode vomitar

O gato com vermes também pode sofrer com vômitos. Assim como ocorre na diarreia, os vômitos também podem apresentar a presença dos parasitas. É importante sempre analisar o conteúdo expelido pelo felino para checar se não tem nada anormal. Existem vários tipos de vômito de gato e observar o líquido pode ajudar no diagnóstico.

Então como saber se o gato está com verme e o que fazer?

Quando falamos de um gato com verme, sintomas não passam despercebidos. Eles até podem ser confundidos com outros quadros, mas quando há a manifestação de um ou mais sinais, é bom estar preparado, porque provavelmente se trata da verminose em gatos.

Resumidamente, quando o gato tem verme ele fica com diarreia, barriga inchada, falta de apetite e tende a emagrecer. Outros sintomas de vermes em gatos comuns são glândula adanal inflamada e o animal arrastando a bunda no chão, além de ser possível ver o gato vomitando verme.

Ao perceber um ou mais sintomas, não deixe de consultar um veterinário para iniciar o tratamento mais adequado. O uso de vermífugos costuma ser indicado, mas o primeiro passo é sempre diagnosticar a origem do problema — lombrigas em gatos normalmente são as mais comuns.

Publicado originalmente em: 28/01/2022

Atualizado em: 02/10/2023