Como muitos vídeos na internet mostram, o gato tem medo de pepino. Mas não para por aí: por trás da pose de independentes e destemidos, os felinos também sentem medo de várias outras coisas que fazem parte do nosso dia a dia (muitas delas que nós nem imaginamos!). Algumas pessoas até acham engraçado observar o comportamento do gato assustado, mas é importante não estimular esse sentimento nos bichanos, ou eles podem desenvolver alguns traumas. Existem formas mais saudáveis de brincar com um gatinho e o susto nunca deve ser uma opção. Descubra a seguir quais objetos e situações podem ser terrivelmente assustadoras para o seu pet!

Por que gato tem medo de pepino?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Que o gato tem medo de pepino não é mistério para ninguém. Mas por que eles se assustam tanto com esse vegetal? A verdade é que a aparência comprida e verde do pepino costuma lembrar bastante animais peçonhentos, como cobras, lagartos e outros répteis. Sendo assim, a “surpresa” dos bichanos nada mais é do que uma postura defensiva e instintiva, já que eles tendem a pular ou sair correndo assim que avistam o alimento.

Também é importante destacar que na maioria das vezes que os tutores tentam deixar o gato assustado com pepino é durante as refeições ou quando o animal está completamente distraído, o que gera um estresse maior. Não é uma experiência legal, e pode ser muito traumática para o pet, então é bom evitar e procurar outras formas de brincar com o gato.

Gato assustado: aspirador de pó e secador de cabelo despertam medo

A audição felina é super sensível, e por isso qualquer barulho muito alto pode incomodar o gato ou deixá-lo assustado. O aspirador de pó é um dos eletrodomésticos que mais apavoram os felinos, tanto por causa do barulho quanto pelos movimentos. O mesmo vale para o secador de cabelo, que emite ruídos bem altos e deixam o gato com medo. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que o gato fique isolado em um cantinho confortável nos dias de faxina - você deve retirá-lo do ambiente que vai limpar e fechar a porta. Já na hora de usar o secador, se certifique que seu gatinho não está por perto antes de ligar o aparelho na tomada.


O gato com medo pode adotar uma postura defensiva para se proteger
O gato com medo pode adotar uma postura defensiva para se proteger

Balões de gás hélio podem deixar o gato com medo

Sim, é isso mesmo: os gatos podem ficar facilmente assustados quando aparece um balão perto deles (especialmente aqueles flutuantes de gás hélio). A figura voadora e silenciosa costuma ser aterrorizante para eles por um simples motivo: assim como gato tem medo de pepino, ele também tem medo de balão por achar que pode ser um predador atrás dele. Os movimentos lentos contribuem para isso, e conforme o balão se aproxima, o sentimento de pânico vai ficando mais claro. Em alguns casos, os gatos podem até tentar atacar o objeto, o que é ainda pior, porque o barulho do balão estourando vai assustá-los mais ainda.

Gato com medo de água é uma situação bem comum

Existem exceções, mas a maioria dos gatos simplesmente não suporta o contato com a água. Às vezes algumas gotinhas já são suficientes para afugentá-los do ambiente. Essa aversão é historicamente conhecida, e como esses animais não precisam de banho, não há porque eles se acostumarem com a água. Os felinos são plenamente capazes de realizarem a própria higiene e normalmente são muito limpinhos, tornando os banhos desnecessários. Além disso, o gato também tem medo de água porque o líquido modifica o seu odor natural, e os cheiros são muito importantes para marcar território no universo felino.

A presença de estranhos e cachorros também deixam o gato assustado

Tudo que é desconhecido é suficiente para deixar o gato com medo - inclusive pessoas estranhas e outros animais, como os cães. Alguns bichinhos até são mais receptíveis e não veem problemas em interagir com as visitas e novos membros da família, mas muitos gatos são mais resistentes e preferem manter distância. Afinal, são pessoas e animais que ele nunca viu antes, com cheiros e comportamentos que ainda não conhece, então é normal ele levar um tempinho para se acostumar com a situação. Não force a barra e respeite o espaço do gato, que pode estar assustado e com medo. 

Redação: Juliana Melo