Gato

Gato com infecção intestinal: tem como prevenir?

Publicado - 23 Dezembro 2022 - 09h00

Atualizado - 24 Janeiro 2025 - 10h46

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A doença inflamatória intestinal em gatos traz bastante desconforto para o bichano. O animal diagnosticado com essa condição tem os intestinos grosso e delgado diretamente afetados. Como consequência, o peludo sofre com vômitos, diarreia, perda de peso, letargia e dificuldade para digerir alimentos. Nenhum tutor quer ver seu gato com infecção intestinal e, por isso, é muito importante evitar que esse problema se manifeste. O Patas da Casa te explica a seguir de que maneiras você pode prevenir a doença inflamatória intestinal em gatos. Confira!!

O que é doença inflamatória intestinal em gatos?

Apesar de a doença inflamatória intestinal em gatos receber esse nome, essa condição não define apenas de uma única doença, mas um conjunto problemas no intestino. São diversos distúrbios gastrointestinais crônicos que levam a inflamações nos intestinos delgado e grosso. Essas condições acontecem quando algumas células inflamatórias se infiltram nas mucosas das paredes intestinais. O que difere cada uma das doenças que fazem parte do quadro de infecção intestinal em gatos é o tipo de célula inflamatória que afeta a saúde do animal. A enterite e a colite são os exemplos de doença inflamatória intestinal em gatos mais comuns.

Não se sabe a causa da infecção intestinal em gatos, mas acredita-se que há uma relação com imunidade

Ainda não existe nenhuma comprovação científica do que realmente causa a doença inflamatória intestinal. Gatos podem desenvolver essa condição independentemente de raça e idade. O que se acredita, porém, é que a infecção intestinal em gatos está relacionada com a baixa imunidade. O sistema imunológico do gato, quando enfraquecido, pode desencadear uma reação a antígenos no intestino. Ou seja: a baixa imunidade acaba influenciando diretamente esse órgão e seu funcionamento, levando à doença intestinal inflamatória. Gatos com uma dieta pobre nutricionalmente também têm mais tendência a desenvolver a condição.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A alimentação do gato impacta diretamente na sua saúde. Uma dieta pouco nutritiva deixa o sistema imunológico do gato enfraquecido e, consequentemente, predisposto a sofrer de doença inflamatória intestinal. Vale relembrar que não há nada comprovado cientificamente e essas possibilidades são apenas teorias.

Manter a imunidade do animal alta pode evitar a doença inflamatória intestinal em gatos

A melhor forma de prevenir a inflamação intestinal é aumentar a imunidade do gato. Alguns cuidados simples no dia a dia podem te ajudar nessa missão. Dar todas as vacinas para gatos, aplicar os vermífugos corretamente e estimular o animal física e mentalmente (com brinquedos interativos e brincadeiras), por exemplo, são medidas fáceis que fazem toda a diferença no aumento da imunidade e, consequentemente, na prevenção da doença intestinal inflamatória.

Gatos que têm criação indoor também são beneficiados, pois ficam menos expostos a agentes externos (como vírus e bactérias) que podem levar a problemas na imunidade. Além disso, apostar na gatificação da casa também é uma ótima ideia. O animal realiza mais atividades físicas e fica mais ativo, o que ajuda no fortalecimento da imunidade.
 

gato com infecção intestinal comendo ração para gatos
Para evitar a doença inflamatória intestinal, gatos precisam de uma alimentação balanceada

Gato com infecção intestinal: a importância de uma dieta equilibrada

A alimentação do gato interfere diretamente na saúde do animal, especialmente em seu sistema imunológico. Os nutrientes presentes na ração ajudam a aumentar a imunidade do gato. Já o déficit nutricional impacta negativamente no sistema imunológico, pois ele fica debilitado. Por isso, oferecer uma dieta balanceada faz toda a diferença na prevenção da doença inflamatória intestinal. Gatos que se alimentam com ração de qualidade, com todos os nutrientes essenciais para cada fase da vida e em uma quantidade adequada são muito mais saudáveis. Portanto, para evitar a infecção intestinal em gatos, é fundamental ter esse cuidado com a alimentação. 

Além do remédio para infecção intestinal em gatos, mudança na dieta também faz parte do tratamento 

Após o diagnóstico de doença inflamatória intestinal, gatos precisam iniciar o tratamento o mais rápido possível. O médico veterinário é quem vai indicar o que é necessário em cada caso. Normalmente, ele prescreve algum antibiótico para infecção intestinal em gatos como tratamento medicamentoso. Além disso, é necessário realizar o manejo alimentar. Uma nova dieta é formulada de forma a garantir que o pet receba todos os nutrientes essenciais. 

É importante ressaltar que o gato com infecção intestinal vai precisar de cautela com a alimentação para sempre, porque a doença pode retornar caso o sistema imunológico enfraqueça novamente. Por isso, a mudança na dieta não deve ser feita para durar apenas durante o período de tratamento, mas por toda a vida do animal. Esse cuidado com o sistema imunológico e com a alimentação é o que pode prevenir a doença inflamatória intestinal em gatos.  

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

Cachorro

Caquexia em cães e gatos: como a alimentação pode ajudar a amenizar o problema? Veterinários explicam!

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar na caquexia em cães e gatos, mas essa é uma condição que pode afetar gravemente a s...

Cuidados

De quanto em quanto tempo é preciso trocar a tela de proteção para gatos? Veja o que os especialistas recomendam

Todo gateiro que se preze sabe da importância da tela de proteção para gatos. Embora algumas pessoas prefiram dar mais liberdade ao ...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cachorro

8 brinquedos para cachorro filhote que vão gastar energia e ajudar no desenvolvimento do pet

Os brinquedos para cachorro filhote são tão essenciais quanto os outros itens da lista de enxoval do pet. Assim como caminhas, potes...

Cachorro

Caquexia em cães e gatos: como a alimentação pode ajudar a amenizar o problema? Veterinários explicam!

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar na caquexia em cães e gatos, mas essa é uma condição que pode afetar gravemente a s...

Cuidados

De quanto em quanto tempo é preciso trocar a tela de proteção para gatos? Veja o que os especialistas recomendam

Todo gateiro que se preze sabe da importância da tela de proteção para gatos. Embora algumas pessoas prefiram dar mais liberdade ao ...

Cachorro

O tamanho do grão da ração de cachorro faz diferença? Veterinário explica e ajuda você a escolher a ideal

Escolher a melhor ração para cachorro é uma tarefa que exige cautela. Existem muitos detalhes que os tutores precisam prestar atençã...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?