Gato

Doença inflamatória intestinal em gatos: o que é, quais os sintomas e tratamento

Publicado - 24 Fevereiro 2022 - 17h45

Atualizado - 29 Janeiro 2025 - 16h34

Foto da Fernanda Serafim - Médica Veterinária Cirurgiã e Clínica Geral

Fernanda Serafim / Médica Veterinária Cirurgiã e Clínica Geral

CRMV 18424-SP

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista e pós-graduada em clínica médica de pequenos animais pelo Instituto Quallitas.

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A doença inflamatória intestinal em gatos é um conjunto de doenças que acomete o sistema digestivo felino. Por conta das inflamações, os órgãos que compõem o sistema apresentam dificuldade de funcionamento, o que acaba levando a problemas de digestão, vômitos e diarreia. Para compreender melhor o que é a infecção intestinal em gatos e como ela se manifesta no bichano, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Fernanda Serafim, cirurgiã e clínica geral pós-graduada em clínica médica de pequenos animais. Ela nos explicou tudo sobre essa condição que pode deixar o gato debilitado. Confira!

O que é a doença inflamatória intestinal em gatos?

Ao contrário do que muitos pensam, a doença inflamatória intestinal em gatos não se trata de uma única doença, mas sim de um grupo de enfermidades que afetam os intestinos delgado e grosso. "A doença inflamatória intestinal em gatos é descrita por um conjunto de doenças intestinais crônicas que acometem a lâmina da mucosa por meio de um infiltrado difuso de células inflamatórias. Isso acaba alterando a capacidade de digestão e de absorção dos alimentos", explica Fernanda. Assim, em um quadro de doença inflamatória intestinal, gatos passam a ter uma maior proliferação de células inflamatórias se infiltrando nos órgãos intestinais e impactando negativamente a saúde animal.

Dentro da condição de infecção intestinal em gatos, existem diversos exemplos de doenças. Todas elas têm sintomas muito semelhantes. A diferença está principalmente no tipo de célula inflamatória que acabou se proliferando e causando o quadro. Dentre todas as doenças, a enterite em gatos é a mais comum. Ela pode ser uma enterite em gatos linfocítica plasmocitária (quando há aumento de linfócitos e plasmócitos) ou uma enterite em gatos eosinofílica (quando há aumento de eosinófilos).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Doença inflamatória intestinal: gatos desenvolvem o problema por dieta desequilibrada e imunidade baixa

Pouco se sabe sobre a causa desse problema. Por isso, costuma-se dizer que a doença inflamatória intestinal em gatos ocorre naturalmente. Porém, acredita-se que seu aparecimento no bichano tenha relação com imunidade e alimentação inadequada, como explica a especialista: "Alguns estudos sugerem que a infecção intestinal em gatos pode ocorrer devido à interação entre o sistema imune, dieta, população bacteriana intestinal e fatores ambientais". Fernanda ressalta ainda que não existe faixa etária para se desenvolver a doença inflamatória intestinal. Gatos de qualquer idade podem ser acometidos, apesar de que os de meia idade e os gatos idosos costumam ter maior propensão.

Os sintomas da infecção intestinal em gatos incluem diarreia e vômito

Ao desenvolver a doença intestinal inflamatória, gatos apresentam sintomas comuns a muitas enfermidades que acometem o sistema digestivo. Além do gato vomitando ou com diarreia, Fernanda destaca que os sintomas de infecção inflamatória intestinal mais comuns são:

Gato cinza olhando para prato com ração molhada
Doença inflamatória intestinal: gatos precisam passar por mudanças na dieta

Para diagnosticar a doença inflamatória intestinal, gatos devem fazer uma série de exames 

Chegar no diagnóstico de infecção intestinal em gatos pode ser complicado, já que se trata de uma doença com sintomas comuns a diversas outras enfermidades. Para alcançar um diagnóstico correto é preciso excluir outras possíveis causas e realizar diferentes exames. "O diagnóstico da doença inflamatória intestinal em gatos é feito através dos sinais clínicos e exames hematológicos e coproparasitológicos, além dos exames de imagem (ultrassom abdominal) e biópsia intestinal", afirma Fernanda.

Doença inflamatória intestinal gatos: tratamento requer mudanças na dieta

Existe uma forte relação entre imunidade e a alimentação do gato. Uma dieta inadequada enfraquece o sistema imunológico do gato. Por isso, o tratamento da doença inflamatória intestinal começa com mudanças alimentares . A nova dieta ajudará a aumentar a imunidade do gato e pode facilitar a digestão. Medicamentos como antibióticos e imunossupressores também podem ser indicados. "O tratamento é feito por meio do manejo alimentar. A associação da alimentação adequada com a terapia medicamentosa é o que traz o sucesso ao tratamento", afirma a especialista. 

A infecção intestinal em gatos pode ter reincidência se não receber os devidos cuidados

Após diagnosticar a doença inflamatória intestinal em gatos, o tratamento deve ser seguido à risca para estabilizar o quadro. Mas é importante ressaltar que certos cuidados, como as mudanças feitas na alimentação, devem passar a fazer parte da rotina, pois existe a possibilidade de o problema retornar. "Pode acontecer a recorrência da doença por toda a vida do gato. Os exames devem ser realizados com frequência a fim de avaliar a necessidade de ajustes da dose da medicação e garantir a permanência do alimento coadjuvante", finaliza Fernanda.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Alimentação

Quantas vezes por dia um gato deve comer? Veja recomendação de um veterinário por peso e idade

A alimentação adequada é um dos pilares para garantir saúde e longevidade aos gatos. Nesse contexto, cada fase do ciclo de vida do g...

Alimentação

Tem que colocar água no sachê de gato? Entenda se essa prática é benéfica para os felinos

O sachê para gatos é uma das melhores maneiras de complementar a alimentação diária dos felinos. Além de prático, ele é uma opção sa...

Gato

Qual a diferença entre gatos Angorá e Persa? Conheça as principais características dessas raças peludas

Os gatos Angorá e Persa estão entre as raças mais admiradas do mundo felino, especialmente por quem adora bichanos de pelo longo, ol...

Alimentação

Ração úmida: pode alimentar gato apenas com sachê?

A ração úmida, conhecida popularmente como sachê para gato, é uma das formas mais práticas e saborosas de alimentar os felinos. Com ...

Cachorro

Cachorro cheirando muito o dono: carinho, instinto ou alerta?

O olfato é o sentido mais poderoso dos cães e também o principal instrumento que guia o comportamento diário desses animais. Estima-...

Alimentação

Quantas vezes por dia um gato deve comer? Veja recomendação de um veterinário por peso e idade

A alimentação adequada é um dos pilares para garantir saúde e longevidade aos gatos. Nesse contexto, cada fase do ciclo de vida do g...

Cachorro

A alimentação do cachorro deve mudar depois da castração? Veterinária comenta

A castração é um procedimento cada vez mais indicado para os cães, trazendo benefícios que vão além do controle populacional. A ciru...

Cachorro

Dogo Argentino: entenda por que essa raça precisa de cuidados com a alimentação desde filhote

O Dogo Argentino é uma das raças de cachorro mais fortes do mundo. Criado originalmente na Argentina para caça e trabalho, ele combi...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?