Gato

Gato cinza: 10 raças incríveis que podem nascer com essa cor

Publicado - 29 Abril 2024 - 13h02

Atualizado - 29 Abril 2024 - 13h03

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

É impossível não se encantar pelo charme e personalidade do gato cinza. Por onde andam, chamam a atenção pela aparência marcante e jeitinho dócil e extrovertido de ser: os pelos acinzentados desses bichanos exalam uma elegância e sofisticação que conquista o coração de qualquer um. Vale lembrar que o cinza é uma das cores de gato mais raras que existem e, por isso, gatinhos dessa cor são tão especiais e requisitados pelos amantes de felinos. O Patas da Casa trouxe uma lista com as 10 raças de gato que possuem essa característica irresistível e única.

As 10 raças de gato cinza mais conhecidas

Se você está em busca de adotar ou comprar um gato cinza, raça é o que não falta. Embora seja uma cor considerada rara, algumas raças de gato podem apresentar essa coloração tão especial. Confira quais são elas: 

  • Persa
  • Nebelung
  • Gato Azul Russo
  • Korat
  • Vira lata 
  • Gato Angorá
  • Munchkin
  • Scottish Fold
  • Chartreux
  • Gato de Pelo Curto Inglês

1) O gato Persa cinza tem uma aparência diferenciada

gato persa cinza deitado em puff
O gato Persa cinza é muito valorizado entre os gateiros 

Com os olhos esbugalhados, focinho achatado e cabeça redonda, o gato Persa chama a atenção dos gateiros. Ele mede entre 20 e 30 centímetros, pode pesar entre 4 a 8 kg e tende a viver aproximadamente 14 anos. Seus pelos são volumosos,  longos e finos, e em relação à cor, esse gato braquicefálico apresenta uma combinação de mais de 100 cores, que variam entre sólidas, diluídas, tigradas, bicolores e tricolores. Como o cinza é considerado uma cor rara no universo felino, o gato Persa xinza é mais valorizado que as demais cores. Em relação a personalidade do Persa, embora ele seja um gato com cara de bravo, ele é um gatinho super tranquilo, dócil e afetuoso. 

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Os olhos verdes do Nebelung se destacam na pelagem cinza

gato cinza Nebelung peludo deitado
A expectativa de vida do Nebelung é de 20 anos 

Esse gato cinza de olhos verdes esmeralda impressiona: o Nebelung é uma raça de gato de porte médio, que mede entre 23 a 27 cm, pesa no máximo 6 kg e possui uma expectativa de vida surpreendentemente alta, de aproximadamente 20 anos. Mas com certeza a característica que mais se destaca nesses bichanos é a cor dos seus pelos. Eles apresentam uma tonalidade puxada para o azul, especialmente na luz do sol, que dá uma aparência impressionante para o animal. Além disso, o gato cinza Nebelung possui uma camada de subpelos que, além de ajudar a regular a temperatura corporal do felino, aumenta o volume da pelagem. 

3) Gato Azul Russo tem uma pelagem cinza brilhante

gato cinza Azul Russo de coleira sentado
O gato Azul Russo possui pelos mais curtos que o Nebelung

Não é nada incomum confundirem o Nebelung com o gato Azul Russo. Afinal, o Nebelung surgiu do cruzamento de um Azul Russo com um gato sem raça definida. Por essa razão, eles compartilham de muitas características físicas e comportamentais, como a pelagem de gato cinza, mas qual seria a principal diferença entre eles? Enquanto o Nebelung possui pelos longos, o gato Azul Russo possui pelos mais curtos. O tamanho do gato Azul Russo também é parecido, podendo medir entre 25 a 30 centímetros e pesar até 7 kg. Já a expectativa de vida desses felinos é um pouco menor do que a do Nebelung, chegam a viver 15 anos. 

4) A beleza do gato cinza Korat é impressionante

gato cinza Korat deitado
Cinza é a cor padrão do gato Korat 

O Korat é um gato cinza de beleza radiante. De porte pequeno, eles medem até 25 centímetros e, se forem bem cuidados, vivem tranquilamente por 15 anos. Seus pelos são bem baixinhos, mas o aspecto brilhante da pelagem é o que mais chama a atenção nesse felino. Quando a luz bate nos seus pelos, eles refletem um brilho encantador.  Assim como o Nebelung e o Azul Russo, o cinza é a cor padrão do Korat. Eles são amigáveis, amorosos, companheiros e uma raça de gato consideravelmente antiga. Acredita-se que eles surgiram na Tailândia por volta de 1350 e representam sorte e prosperidade.

5) O gato vira lata cinza é adaptável e especial

gato cinza vira lata andando na rua
O gato vira lata cinza é resultado do cruzamento entre duas raças diferentes

Apesar de não ser um raça específica, o gato vira-lata não poderia ficar de fora dessa lista! Como não possuem uma raça definida, eles podem apresentar uma variedade de características físicas e de personalidade. Assim, o cruzamento entre duas raças distintas de gato pode acabar resultando em um gato cinza. Geralmente, o gato vira-lata cinza possui uma personalidade bem tranquila, mas é claro que essa não é uma regra. Tudo vai depender das características das raças que originaram esse bichano.

6) Gato Angorá é um felino elegante que pode nascer com os pelos cinza

gato cinza da raça Angorá peludo
O gato Angorá é considerado uma das raças mais inteligentes que existem 

O gato Angorá é um felino que chama a atenção devido a beleza e temperamento amigável. Eles podem viver até os 18 anos e medem cerca de 25 centímetros. Mas o que mais chama a atenção mesmo no Angorá são os pelos sedosos, macios e compridos, que deixam o bichano com uma aparência bem fofa e elegante. Eles podem apresentar diversas cores, e o gato cinza está entre elas. É muito comum se deparar com um gato com heterocromia dessa raça, uma condição em que cada olho do gato apresenta uma coloração diferente. Em relação a personalidade do gato Angorá, não tem como se decepcionar. Super inteligentes, fofos e afetuosos, esses felinos gostam de interagir e receber muito carinho dos tutores.

7) O Munchkin é o “cachorro salsicha” dos felinos e pode ser cinza

gato cinza da raça Munchkin em cima de banco de madeira
As patas curtas e corpo rebaixado é a principal característica do gato Munchkin 

O gato Munchkin possui uma aparência física bem diferente e marcante: patas curtinhas e corpo alongado, uma característica bem peculiar e diferente entre os felinos. Por essa razão, eles são bem pequenos, medem entre 17 e 23 centímetros, e pesam no máximo 4 kg. Em relação às cores, o Munchkin pode apresentar uma variedade de combinações, inclusive completamente cinza. Além disso, esses gatos são excelentes companhias para quem deseja um gato simpático que se dá bem com todo mundo, inclusive crianças e idosos. Eles são brincalhões, dóceis e inteligentes. 

8) As orelhas do Scottish Fold são dobradas para frente

Gato cinza de orelhas curtas deitado na cama
O Scottish Fold pode ter uma variedade de cores, inclusive cinza 

Scottish Fold é uma raça de gato escocesa com uma característica bem peculiar: as orelhas ficam dobradas para a frente, dando a ele um charme que nenhum outro gatinho tem. Ele é amigável, carinhoso, brincalhão, se dá bem com a família e ainda é mega tranquilo.  A altura desse gatinho pode variar entre 15 a 25 centímetros, o peso pode chegar a 6 kg e a expectativa de vida gira em torno de 11 a 15 anos. O pelo do Scottish Fold é bem curtinho, mas a coloração pode variar, por isso ele pode nascer um gato cinza, branco, creme, vermelho, preto, azulado, bege e escama de tartaruga. 

9) O Chartreux é um gato cinza com olhos dourados e expressivos

Chartreux cinza de olhos laranja sentado
Os olhos amarelados do gato Chartreux contrastam com a pelagem cinza

O Chartreux é uma raça de gato cinza que se destaca pelo olhar marcante e expressivo. Eles possuem olhos bem redondos, com uma tonalidade amarela alaranjada, que contrasta perfeitamente com a pelagem desse gato cinza. A personalidade do gato Chartreux é bem brincalhona e sociável, o que faz com que algumas pessoas o considerem um ‘cão gato”. Esses felinos possuem uma pelagem curta e bem grossinha, podem chegar a medir 30 centímetros e vivem entre 12 e 15 anos de vida.

10) Gato de Pelo Curto Inglês também pode nascer com a pelagem toda cinza

gato de Pelo Curto Inglês sentado dentro de casa
O gato de Pelo Curto Inglês é pequeno e pode apresentar várias cores na pelagem&nbsp;<br>

O gato de Pelo Curto Inglês é um felino de personalidade adorável e aparência mais adorável ainda. Ele é simpático, inteligente, amigável, mas valoriza a sua individualidade e não curte muito ser pego no colo. Assim como o Scottish Fold, o British Shorthair pode apresentar uma infinidade de padrões de cores, como branco, preto, marrom, escaminha e laranja, além do cinza. Eles possuem uma pelagem curta e cheia, mas a textura do pelo é bem aveludada e macia. São considerados gatos pequenos, podendo chegar a 25 centímetros, e vivem em média 13 anos.

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Comportamento

Como saber se o gato te escolheu como dono: 6 coisas para observar e descobrir se você é o humano favorito do seu pet

O sonho de todo gateiro é ser a pessoa favorita dos bichanos. Mas como saber se o gato te escolheu como dono? Será que existem indíc...

Comportamento

Sonhar com gato é bom ou ruim? Veja o que os especialistas têm a dizer sobre o significado desses sonhos

Existem diferentes formas de se interpretar um sonho, principalmente quando envolvem animais de estimação. Sonhar com gato, por exem...

Adoção

Gato frajola dá trabalho? Veja como é a convivência com um gato preto e branco dentro de casa

Com manchas brancas e pretas espalhadas pelo corpo, o gato frajola tem um charme que não passa despercebido. Donos de uma personalid...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas