Os felinos costumam ser ativos e brincalhões, por isso muitos tutores ficam assustados ao ver o gato miando chorando. É importante saber o que fazer nessa hora para ajudar o peludo e investigar a causa do problema, já que, quando o gato chora, é porque tem algo de errado com ele. A questão é que muitos pais de pets de primeira viagem costumam ter dúvidas sobre os motivos do choro de gato e não sabem direito como reagir. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu informações sobre por que os gatos choram para te ajudar nessa missão. Veja abaixo e aprenda a lidar com o seu gato chorão!

Como identificar o choro de gato?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O choro de gato é mais complicado de ser identificado do que o cachorro chorando, por exemplo. Isso  porque, diferente deles, o gato chora sem necessariamente choramingar. O choro do bichano é caracterizado por um miado de som mais agudo. O gato chorando muito não lacrimeja, como muitas pessoas imaginam. Por conta disso, é necessário prestar bastante atenção na vocalização do animal. Caso tenha percebido o seu pet miando sem parar de forma aguda e bastante inquieto, é possível que seja um gato chorando.

No entanto, é importante ficar atento. Por mais que o olho do gato lacrimejando não indique choro, pode apontar problemas como alergias, irritações ou lesões no globo ocular. Nessas situações, o mais recomendado é procurar um médico veterinário - de preferência especializado em oftalmologia - para verificar como anda a saúde animal.

Gato chorando: o que significa?

Quando o gato chora é porque está desconfortável ou incomodado com alguma coisa. Por isso, é preciso investigar o motivo da infelicidade do bichano. O miado de gato chorando não nega sua insatisfação e pode deixar os tutores sem saber o que fazer. O motivo e a frequência podem variar, principalmente de acordo com a idade do gato: os filhotes são mais propensos ao choro do que um animal adulto, por exemplo. Ao perceber o gato chorando é necessário que o tutor busque ajudá-lo, não só pelo incômodo do miado agudo, mas também pelo bem-estar do bichano.


Gato chorão: filhotes tendem a chorar mais nessa fase porque são mais frágeis
Gato chorão: filhotes tendem a chorar mais nessa fase porque são mais frágeis

Quais são as causas mais comuns para o miado de gato chorando?

Como dito acima, a causa do choro de gato pode variar conforme a idade do bichinho. Os filhotes possuem mais facilidade de apresentar o comportamento, visto que são mais frágeis e sensíveis. A razão do choro do filhote de gato pode ser por falta da mãe, mudança de ambiente, fome, frio ou medo. A adaptação de um gato filhote a um novo lar pode demorar um pouco, e é por isso que é muito comum encontrar o gato chorando à noite. É questão de tempo até que ele se acostume, mas o choro do gato acaba sendo bem frequente nos primeiros dias na casa nova.

Já o gato adulto não costuma miar à toa. Por isso, quando vemos um gato chorando muito e ele tem uma idade mais avançada, é bem importante que os tutores investiguem a situação a fundo. A causa pode ser uma mudança recente na rotina, dores ou um gato estressado. Os felinos são animais extremamente territorialistas e as mínimas mudanças podem causar algum tipo de trauma, e o resultado vai ser um gato chorando igual bebê se o impacto for muito grande.

Como fazer o gato parar de chorar a noite?

Se você percebeu seu gato ou sua gatinha chorando, é importante que você observe se o que está causando isso é algo físico. Se encontrar algum tipo de machucado ou ferimento, é provável que esteja doendo muito e esse é o motivo para o bichano vocalizar a dor. Os gatos são animais que costumam disfarçar bem quando estão passando por algum problema, mas quando vemos um gato chorando muito, não tem como ignorar. Por isso, é de extrema importância que o animal de estimação seja levado ao médico veterinário com urgência.

Se não conseguir identificar nenhuma lesão ou machucado, é provável que o choro de gato esteja ocorrendo pela chegada de outro pet, mudança de casa ou até mesmo a troca de ração do gato. Nesses casos, estabelecer um lugar aconchegante para que o felino descanse com comida, água e brinquedos para que ele se divirta pode diminuir o estresse do seu gato chorão.

Também é importante ter em mente que, caso seja um filhotinho, o motivo porque o gato chora pode ser a falta da mãe e por estar em um ambiente que é pouco familiar para ele. Nesse sentido, é necessário que a preparação do espaço seja feita para deixar o animal o mais confortável possível, com uma cama para gato, cobertores para evitar o frio, alguns brinquedos e até mesmo uma peça de roupa com o cheirinho dos novos tutores. Assim, o choro do gato aos poucos vai cessando e ele tem uma adaptação melhor.

Redação: Hyago Bandeira e Juliana Melo

Publicada em: 29 de setembro de 2021

Atualizada em: 29 de março de 2022