A cama para gato é a maneira perfeita de deixar o seu bichano confortável. Eles dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Uma rotina de fazer inveja! Por mais que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, é importante ter um local só dele para descansar. Existem diversos modelos de cama de gato que você pode comprar, inclusive é possível fazer uma em casa. Antes de comprar, leve em consideração alguns pontos, como o tamanho do gato, se ele gosta de se esconder e a idade dele. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como escolher quais os modelos de camas para gatos mais comuns.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A cama iglu é perfeita para gatinhos que gostam de se esconder ou moram em lugares mais frios

Como o nome diz, essa caminha parece um iglu. Ela possui um buraco por onde o bichano pode entrar e lá  ficar completamente escondido. Esse modelo é perfeito para gatinhos mais tímidos, que gostam de se esconder das visitas. Dentro dela, ele se sentirá seguro. A cama iglu também é indicada para lugares mais frios, já que ela bloqueia correntes de ar, mantendo o interior quentinho para raças como o Sphynx, que não possui pelos e pode sofrer no inverno.

A cama puff dá dois lugares para o bichano descansar

Esse modelo tem um conceito parecido com a anterior. Ela também é fechada, para evitar a circulação de ar no seu interior, e possui uma entrada para o animal. O maior diferencial é parecer um puff com uma almofada na parte de dentro e outra em cima, onde seria o assento do móvel no qual se baseia. Assim, o seu gatinho pode escolher se esconder na parte interna, ou dormir na parte de cima caso esteja com calor.

As camas suspensas podem entreter o gato

Essa é perfeita para animais mais ágeis. A cama suspensa pode ser pendurada nas paredes, janelas e alguns modelos são amarrados sob cadeiras. Só tome cuidado se seu gatinho estiver um pouco acima do peso. Verifique a capacidade do modelo escolhido antes de comprar e confira se ela está bem fixada na parede antes de deixá-la livre para o uso. Assim, você evita possíveis acidentes com o seu companheiro.

Almofadões com recheio de algodão agradam os filhotes

Se o seu bichano ainda é filhotinho, uma almofada pode ser a melhor opção. Elas são fáceis de usar e vão deixar o gatinho à vontade para deitar esparramado ou enroladinho. Só não se esqueça que eles vão crescer e a cama deve ter um tamanho compatível com a versão adulta deles.

 

Cama para gato redonda é ideal para filhotes e aqueles que dormem enroladinhosCama de gato suspensa: os felinos mais ágeis vão adorar brincar nesse modelo!Camas para gatos no modelo puff: duas opções para o bichano dormir!Cama para gato: iglus são ótimos para os felinos que gostam de se esconder!

 

Como saber qual modelo de cama para gato comprar?

 

É muito comum ter essa dúvida. Você precisa tomar cuidado com alguns detalhes para escolher o modelo que mais agrada o seu gatinho. O primeiro é o tamanho da cama. Ela deve ser grande o suficiente para que ele consiga se espreguiçar sem colocar as patinhas para fora, mas não deve se estender demais. A cama de um gato Munchkin definitivamente vai ser menor que a de um Maine Coon. Outra coisa que você deve levar em conta é a temperatura da sua casa. Se você morar em uma região muito quente, é melhor deixar de lado os modelos forrados em pelúcia ou com espumas que esquentem muito. Dê preferência para as redes ou camas suspensas, que são mais frescas. Mas se sua casa costuma ficar muito fria no inverno, procure as camas fechadas, também conhecidas como tocas, que não deixam correntes de ar entrar. Não se esqueça de verificar se é possível limpá-las facilmente. Caso o seu gato pegue pulgas, ela pode ficar infestada e até mesmo passar  para ele depois do tratamento.

Como fazer o meu gato usar a cama dele?

É muito comum comprar brinquedinhos para os felinos e eles ficarem mais empolgados com as caixas do que com o presente em si. Além da frustração, isso traz a sensação de desperdício de dinheiro. Para evitar que isso aconteça, existem alguns truques que você pode fazer. O primeiro é colocar a caminha no local onde ele costuma deitar. Se você não conseguir discernir um local favorito, coloque a cama em um ambiente tranquilo, longe de corredores, mas onde o gatinho possa estar na companhia da família. Para atraí-lo, coloque brinquedinhos que ele já usa e um pouco de erva de gato dentro da caminha. Assim, ele vai associar o objeto a sensações boas e irá usá-lo frequentemente.

Como fazer uma cama de gato?

Nem sempre é necessário comprar uma cama para gatos nos pet shops. Alguns modelos podem ser feitos em casa tranquilamente. Tudo que você vai precisar é de uma camisa de manga comprida velha, enchimento, linha e agulha.

Passo 1: Vire a camisa do avesso e feche o buraco da gola;

Passo 2: Costure uma linha reta da parte de baixo de uma axila à outra;

Passo 3: Preencha as mangas e a parte do corpo entre elas com enchimento. Isso será a borda da caminha;

Passo 4: Coloque um punho da camisa dentro do outro e use a linha e agulha para costurá-los;

Passo 5: Com os braços preenchidos e fechados, coloque-os sobre o corpo da camisa e corte o tecido excedente na barra;

Passo 6: Costure a parte de baixo com a borda. Antes de fechar completamente, coloque um pouco de enchimento no corpo da camisa para deixá-la mais macia;

Passo 7: Termine de fechar a costura e sua caminha para gato estará completa.

Redação: Igor Gomes