Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu em uma única matéria as principais informações sobre esta famosa raça de gato da Rússia e todos os cuidados que o bichano demanda!
Gato Azul Russo: conheça mais sobre a origem do felino
Como o próprio nome já indica, as primeiras aparições do gato Azul Russo aconteceram no território russo - mais especificamente na cidade portuária de Arkhangelsk - e também na Escandinávia. No entanto, foi a partir de 1860 que a raça passou a ganhar mais espaço em regiões da Europa, como na Inglaterra, e foi então que esses gatinhos passaram a ser apelidados de “Arcanjos”. Já na América, a chegada do gato Azul Russo só ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, que foi quando o animal começou a se tornar cada vez mais popular. Vale destacar ainda que em cada uma dessas regiões, o Azul Russo apresenta alguns traços particulares. Na Rússia e Escandinávia, os exemplares da raça são pequenos e com orelhas bastante afastadas; nos Estados Unidos, as orelhas permanecem distantes, mas o porte do animal é médio; já na Inglaterra, o corpo do Azul Russo é mais robusto e as orelhas são mais próximas e apontadas para cima.
As características mais marcantes do Azul Russo
Com uma pelagem de dupla camada com aspecto macio e sedoso, o gato Azul Russo chama bastante a atenção principalmente devido à cor dos seus pelos, que normalmente são de uma coloração azul acinzentada. Possui orelhas grandes e triangulares e um olhar extremamente charmoso com tons esverdeados e bastante vívidos. O corpo, como já dito, pode ser de porte pequeno ou médio, mas é sempre bastante compacto e musculoso. No geral, o gato Azul da Rússia tem uma altura que varia entre 20 e 30 cm, e peso que fica na faixa de 3 e 7 kg.
Ah, e uma ótima notícia para quem tem alergia a gato, mas sempre sonhou em ter um bichano dentro de casa: o Azul Russo é uma raça hipoalergênica. Ou seja, esses gatinhos não causam reações alérgicas como outros gatos. O motivo para isso é simples: o gato Russo Azul produz menos proteína Fel d 1 do que outras raças, que é considerada uma das principais causas das reações alérgicas.
Azul Russo: gato tem personalidade tranquila, amável e sociável
Esqueça a ideia de que gatos são animais ariscos, desconfiados e não gostam de gente, porque esse é totalmente o oposto do gato Azul Russo. Os felinos desta raça, na verdade, são incrivelmente tranquilos, dóceis e companheiros, principalmente com a sua família. Eles amam estar perto dos seus humanos e se dão bem com pessoas de praticamente todas as idades - crianças (desde que elas sejam mais velhas e maduras), adultos e até mesmo idosos. No entanto, uma característica comum a todo gato Azul Russo é que esse animal costuma escolher um único tutor para ficar mais próximo e ser totalmente devoto de sua lealdade. Mas não precisa ter ciúmes, porque a verdade é que o Azul Russo tem um coração enorme e que cabe todo mundo! Ainda assim, vale destacar que a raça precisa ser socializada desde cedo, pois o gato não é tão receptivo perto de estranhos e pode apresentar traços de desconfiança nessas horas.
O gato Azul da Rússia ama ambientes silenciosos e não é tão “falante” quanto outros gatos - eles só miam em situações bastante particulares. Mas assim como qualquer bichano, ele gosta de passar longas horas correndo atrás de presas, subindo em lugares altos e tirando uma sonequinha durante o dia. Eles também são bastante inteligentes, o que facilita no ensinamento de truques.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
Cuidados essenciais com a rotina do gato Azul Russo
• Escovação dos pelos:
Embora o Azul Russo tenha uma dupla camada de pelos, a verdade é que a pelagem deste animal não requer cuidados muito específicos. Recomenda-se que a escovação seja feita pelo menos uma vez por semana só por precaução e para ajudar a remover alguns pelinhos mortos, mas como essa é uma raça hipoalergênica, o gato Azul Russo não costuma dar muito trabalho nesse aspecto. Já os banhos também não são algo que fazem parte da rotina de cuidados com esse gato, mas sempre que o animal estiver muito sujo, vale investir em uma limpeza mais eficaz com produtos de uso veterinário.
• Unhas, dentes e ouvido:
Aparar as unhas do gato é importante para todas as raças. Como muitos sabem, os felinos possuem o instinto natural de arranhar móveis e outros objetos com o objetivo de afiar suas garras quando elas estão muito grandes. Portanto, não esqueça de cortar as unhas do gato regularmente. Além disso, manter a higiene bucal do felino em dia também é necessário para prevenir alguns probleminhas, e é por isso que você deve separar um tempo para escovar os dentes do gato Azul Russo, assim como para limpar os ouvidos dele também.
• Alimentação:
Todo animal precisa se alimentar corretamente para crescer forte e saudável, e isso não é diferente com o gato Russo Azul. A idade é o primeiro ponto que deve ser avaliado para escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas, visto que cada fase da vida necessita de uma quantidade específica de nutrientes. O mesmo acontece se houver algum tipo de problema com a saúde do bichano, já que gatos renais ou obesos, por exemplo, precisam de uma alimentação mais restrita. Por isso, certifique-se sempre de optar por uma ração para gato de acordo com as necessidades do seu bichano e com as orientações do médico veterinário dele.
• Hidratação:
Os gatos normalmente têm uma dificuldade maior de beber água no dia a dia, o que geralmente os torna bastante suscetíveis a doenças renais e outros problemas de saúde. Por isso, uma boa alternativa para incentivar a hidratação do gato Azul Russo é investindo em fontes de água ou espalhando bebedouros pela casa. Além disso, optar por sachês em vez da ração seca também pode ser uma boa forma de garantir que o seu gatinho se hidrate regularmente.
• Gatificação da casa e exercícios:
O gato Azul Russo precisa de estímulos físicos para evitar a obesidade. Sendo assim, a melhor forma de garantir que o seu bichinho não vai ficar parado é com a gatificação da casa, ou seja, promovendo espaços que incentivem o animal a brincar e se exercitar, como a instalação de nichos e prateleiras suspensas. Os brinquedos para gatos também são uma ótima forma de fazer isso, já que todo gato - seja ele o Azul Russo ou não - simplesmente adora reviver seus hábitos de caçador. Os arranhadores, inclusive, também são bastante indicados.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Azul Russo
Uma das melhores partes de se ter um gato Azul da Rússia é que essa raça costuma ser bastante saudável e resistente a doenças. Logo, não há nenhuma propensão para o bichano desenvolver problemas genéticos nem nada do tipo, o que poupa o tutor de diversas preocupações. Mas, claro, é necessário destacar que a saúde do gato também é algo que vai depender dos cuidados que o animal recebe no dia a dia. Uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e visitas periódicas ao veterinário devem fazer parte da rotina para garantir que o Azul Russo esteja sempre firme e forte. Além disso, não esqueça de manter a vacinação anual do pet, assim como a vermifugação e o combate a pulgas e carrapatos.
Gato Azul Russo: preço do filhote pode chegar a R$ 5 mil
Se você deseja ter um gatinho desta raça, deve haver um planejamento financeiro para isso. Além dos gastos mensais que um felino exige, o gato Azul Russso tende a ser mais caro do que outras raças por causa da sua raridade. No geral, o valor de um gato filhote fica na faixa de R$ 3 mil a R$ 5 mil, mas isso é algo que também vai depender da linhagem do animal. Em alguns casos, também é possível encontrar um exemplar por um preço mais barato ou elevado do que isso, mas é fundamental ter certa atenção para não financiar lugares que não tratam bem os bichinhos. Procure sempre um gatil de confiança e com boas referências para não cair em ciladas. Se puder, faça algumas visitas antes de realizar a compra para se certificar de que todos os animais são bem cuidados pelo criador.
Redação: Juliana Melo
