O Azul Russo - também conhecido como gato Blue Russian - é um gato cinza dono de uma beleza inconfundível capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. O gato Azul da Rússia é considerado uma raça bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo gato Blue e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. Pensando nisso o Patas da Casa reuniu em uma única matéria as principais informações sobre o famoso gato Azul Russo: preço, características físicas, personalidade, curiosidades, cuidados que o bichano demanda e muito mais. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Azul Russo: conheça a origem do gato Azul da Rússia

Como o próprio nome já indica, o Azul Russo teve suas primeiras aparições no território da Rússia - mais especificamente na cidade portuária de Arkhangelsk - e também na Escandinávia. No entanto, foi a partir de 1860 que o gato Azul ganhou mais espaço em regiões da Europa, como na Inglaterra, e foi então que esses gatinhos passaram a ser apelidados de “Arcanjos”. Já na América, a chegada do gato Russo Azul só ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, que foi quando o animal começou a se tornar cada vez mais popular. Vale destacar que em cada uma dessas regiões, o gato Russo apresenta alguns traços particulares. Os exemplares de gato Azul da Rússia e da Escandinávia são pequenos e com orelhas bastante afastadas. Nos Estados Unidos, o gato Blue também tem orelhas que permanecem distantes, mas o porte do animal é médio. Já na Inglaterra, o corpo do Azul Russo é mais robusto e as orelhas são mais próximas e apontadas para cima.

O gato Azul tem pelagem e traços marcantes

O gato Azul Russo possui uma pelagem de dupla camada com aspecto macio e sedoso e chama bastante a atenção principalmente devido à cor dos seus pelos curtos. Se você já se perguntou se existe gato azul, a resposta é sim! Os pelos do gato Russo Azul normalmente são de uma coloração azul acinzentada. Assim, se enquadra na categoria de gato cinza. O gato Blue também possui orelhas grandes e triangulares e um olhar extremamente charmoso com tons esverdeados e bastante vívidos. O corpo do gato Blue Russian, como já dito, pode ser de porte pequeno ou médio, mas é sempre bastante compacto e musculoso. Além disso, o gato de cor azul muitas vezes parece maior do que é por conta de sua pelagem dupla.

As pernas do Azul Russo são mais longas e o animal possui estrutura óssea mais fina, o que o deixa mais ágil e rápido. No geral, o gato Azul da Rússia tem uma altura que varia entre 20 e 30 cm, e peso que fica na faixa de 3 e 7 kg. Ah, e uma ótima notícia para quem tem alergia a gato, mas sempre sonhou em ter um bichano dentro de casa: o Azul Russo é uma raça de gato hipoalergênica. Ou seja, esses gatinhos não causam reações alérgicas como outros gatos. O motivo para isso é simples: o gato Russo produz menos proteína Fel d 1 do que outras raças, que é considerada uma das principais causas das reações alérgicas.

Azul Russo: gato tem personalidade tranquila e sociável

Esqueça a ideia de que gatos são animais ariscos, desconfiados e não gostam de gente. O gato Azul Russo é totalmente o oposto disso. Os felinos desta raça, na verdade, são incrivelmente tranquilos, dóceis e companheiros, principalmente com a sua família. Eles amam estar perto dos seus humanos e se dão bem com pessoas de praticamente todas as idades. No caso da relação do gato com crianças é melhor que elas já sejam mais velhas e maduras, já que algumas brincadeiras podem incomodá-lo. Por isso, a convivência com o gato Russo dentro de casa costuma ser fácil e tranquila. No entanto, uma característica comum a todo gato Azul é que esse animal costuma escolher um único tutor para ficar mais próximo e ser totalmente devoto de sua lealdade. Mas não precisa ter ciúmes, porque o gato Blue Russian tem um coração enorme e que cabe todo mundo!

Ainda assim, vale destacar que para o Azul Russo, gato precisa ser socializado desde cedo, pois ele não é tão receptivo perto de estranhos e pode apresentar traços de desconfiança nessas horas. Quando o felino ainda é um gato Azul Russo filhote, a socialização traz os melhores resultados, mas pode ser realizada em qualquer idade. O gato Azul da Rússia ama ambientes silenciosos e não é tão “falante” quanto outros gatos - eles só miam em situações bastante particulares. Mas assim como qualquer bichano, o gato Russo Azul gosta de passar longas horas correndo atrás de presas, subindo em lugares altos e tirando uma sonequinha durante o dia. Eles também são bastante inteligentes, o que facilita no ensinamento de truques. Por isso, o adestramento do gato Azul Russo costuma ser bem sucedido de maneira fácil, mas lembre-se de usar muito estímulos físicos e mentais, pois o bichano se interessa muito mais quando se sente desafiado.

 

Fotos de gato Azul vão te fazer querer adotar esse felino fofo, simpático e carinhoso!O gato Azul Russo filhote é dócil e ama ficar com a famíliaO gato Azul Russo vive bem em família e não costuma causar problemasO Azul Russo é curioso e gosta de prestar atenção em tudo!O Azul Russo tem um jeitinho brincalhão e ama se divertirOs traços do gato Azul Russo são marcantes, garantindo uma aparência peculiarAssim como todo bom gato, Azul Russo também é fã de sonequinhaO gato Blue se dá bem com crianças, adultos e idososFotos de gato Azul mostram como é a pelagem azul acinzentada da raça raraO Russo Azul tem um jeito dócil e fofo que deixa todos da família apaixonados

 

O gato Azul Russo filhote deve ter cuidados relacionados à sua idade

 

O Azul Russo filhote precisa de alguns cuidados especiais de acordo com a sua faixa etária. Antes de tudo, é preciso cumprir o calendário de vacinação e vermifugação, para garantir que o pet esteja sempre saudável e protegido de algumas das doenças mais comuns. Levar o gatinho para check-ups no veterinário também é importante. Ao adotar ou comprar um gato Azul Russo filhote, garanta que ele terá um bom espaço dentro de casa e todos os acessórios essenciais, como bebedouro, comedouro e caixa de areia. O Azul Russo filhote gosta de comer, mas é preciso oferecer a quantidade certa de ração de gato de acordo com seu tamanho e idade. É importante também que ele tenha uma boa socialização e adestramento para que tenha bons comportamentos no futuro. No geral, o Azul Russo filhote é bem dócil e se apega facilmente à família. 

Curiosidades do gato Azul: conheça alguns segredos da raça 

  • Após a Segunda Guerra Mundial, muitos gatos quase foram extintos. O gato Russo Azul foi um deles, conseguindo ser salvo através de cruzamentos com raças parecidas. Algumas das espécies que criadores de gato Azul Russo cruzaram foram Siamês e British Shorthair 

  • Lembra que falamos que o gato Blue começou a ficar famoso na Inglaterra? No país, o Azul Russo ganhou esse destaque principalmente após participar de exposições de beleza

  • O Azul Russo também é conhecido por outros nomes. Além do gato Blue Russian, temos Gato Arcanjo, Arcanjo Azul e Azul de Malta

  • Há uma hipótese de que o gato Blue Russian seja descendente dos gatos pertencentes aos Czares russos

  • Se existe gato Azul, será que também existe cachorro azul? Rússia parece ser um local que ama essa cor, já que, em fevereiro de 2021, foram vistos alguns cães azuis no país, perto de uma fábrica fechada. A cor dos cachorros azuis na Rússia não era acinzentada igual ao gato Russo: era azul vivo! A explicação mais provável é que a cor de cachorro azul na Rússia surgiu pelo ácido cianídrico que era produzido na fábrica. Exames mostraram que os cachorros azuis na Rússia estão saudáveis, mas, para garantir, foram esterilizados e a fábrica investigada. É melhor deixar a cor somente com o gato Azul Russo mesmo!

A rotina do gato Azul Russo requer cuidados especiais 

• Escovação dos pelos do gato Azul: 

Embora o Azul Russo tenha uma dupla camada de pelos, a verdade é que a pelagem deste animal não requer cuidados muito específicos. Recomenda-se que a escovação dos pelos do gato Azul seja feita pelo menos uma vez por semana só por precaução e para ajudar a remover alguns pelinhos mortos. Mas, como o gato Azul Russo é uma raça hipoalergênica, não costuma dar muito trabalho nesse aspecto. Já os banhos também não são algo que fazem parte da rotina de cuidados com esse gato, mas sempre que o animal estiver muito sujo, vale investir em uma limpeza mais eficaz com produtos de uso veterinário. É importante manter o gato Blue sempre com a higiene em dia para evitar acúmulo de sujeira.  

  • Unhas, dentes e ouvido do Russo Azul precisam de cuidados diários:

Cortar as unhas do gato russo é importante, assim como é para todas as raças. Como muitos sabem, os felinos possuem o instinto natural de arranhar móveis e outros objetos com o objetivo de afiar suas garras quando elas estão muito grandes. Portanto, não esqueça de cortar as unhas do gato Blue Russian regularmente. Além disso, manter a higiene bucal do felino em dia também é necessário para prevenir alguns probleminhas. Por isso, o tutor deve separar um tempo para escovar os dentes do gato Azul Russo, assim como para limpar os ouvidos dele também.

  • Alimentação do Azul Russo deve ser de qualidade para mantê-lo saudável:

Todo animal precisa se alimentar corretamente para crescer forte e saudável, e isso não é diferente com o Azul Russo. Gato precisa de alimentação balanceada, seguindo alguns cuidados. A idade é o primeiro ponto que deve ser avaliado para escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas, visto que cada fase da vida necessita de uma quantidade específica de nutrientes. O mesmo acontece se houver algum tipo de problema com a saúde do bichano, já que gatos renais ou obesos, por exemplo, precisam de uma alimentação mais restrita. Por isso, certifique-se sempre de optar por uma ração para gato Azul Russo de acordo com as necessidades do seu bichano e com as orientações do médico veterinário dele.

  • O estímulo à hidratação do gato Russo previne doenças renais:

Os gatos normalmente têm uma dificuldade maior de beber água no dia a dia, o que geralmente os torna bastante suscetíveis a doenças renais felinas e outros problemas de saúde. Para incentivar a hidratação do gato Azul, uma boa alternativa é investir em fontes de água para gatos ou espalhar bebedouros pela casa. Além disso, outra boa forma de garantir que seu Russo Azul se hidrate regularmente é optar por sachês ao invés da ração seca.

  • Gatificação da casa e exercícios mantêm o gato Azul Russo ativo: 

O Azul Russo precisa de estímulos físicos para evitar que o gato fique obeso. Sendo assim, a melhor forma de garantir que o seu bichinho não vai ficar parado é com a gatificação da casa, ou seja, promovendo espaços que incentivem o animal a brincar e se exercitar, como a instalação de nichos e prateleiras suspensas. Os brinquedos para gatos também são uma ótima forma de fazer isso, já que todo gato - Azul Russo ou não - simplesmente adora reviver seus hábitos de caçador. Os arranhadores, inclusive, também são bastante indicados.

gato azul russo

O gato Russo não costuma ter muitos problemas de saúde

Uma das melhores partes de se ter um gato Azul da Rússia é que essa raça costuma ser bastante saudável e resistente a doenças. Logo, não há nenhuma propensão para o bichano desenvolver problemas genéticos nem nada do tipo, o que poupa o tutor de diversas preocupações. Mas, claro, é necessário destacar que a saúde do gato Azul também é algo que vai depender dos cuidados que o animal recebe no dia a dia. Para garantir que o Azul Russo esteja sempre firme e forte, uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e visitas periódicas ao veterinário devem fazer parte da rotina. Além disso, não esqueça de manter a vacinação anual do gato Russo, assim como a vermifugação e o combate a pulgas e carrapatos.

Gato Azul Russo: preço pode chegar a R$ 5 mil

Se você deseja ter um Azul Russo, preço precisa ser bem pesquisado e deve haver um planejamento financeiro para isso. Além dos gastos mensais que um felino exige, o preço do gato Azul Russo tende a ser mais caro do que outras raças por causa da sua raridade. No geral, para um filhote de gato Russian Blue, preço fica na faixa de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Isso é algo que também vai depender da linhagem do gato Russo Azul. Preço pode ser mais barato ou elevado do que isso, em alguns casos, mas é fundamental ter certa atenção para não financiar lugares que não tratam bem os bichinhos. Para comprar um gato Azul Russo, gatil deve ser de confiança e ter boas referências. Por isso, pesquise bem para não cair em ciladas. Se puder, faça algumas visitas aos criadores de gato Azul Russo antes de realizar a compra para se certificar de que todos os animais são bem cuidados.

Raio-X do gato Azul Russo: saiba todas as características da raça 

  • Porte: Pequeno ou médio
  • Média de altura: 20 a 30 cm
  • Peso: 3 a 7 Kg
  • Pelagem: Curta, dupla e macia 
  • Cores: Azul acinzentado
  • Expectativa de vida: 15 anos

Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

 

Publicada originalmente em: 30/12/2020

Atualizada em: 27/09/2021