Raças

Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

Azul Russo: conheça mais sobre essa raça de gato super rara
Azul Russo: conheça mais sobre essa raça de gato super rara

Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu em uma única matéria as principais informações sobre esta famosa raça de gato da Rússia e todos os cuidados que o bichano demanda!

Gato Azul Russo: conheça mais sobre a origem do felino

Como o próprio nome já indica, as primeiras aparições do gato Azul Russo aconteceram no território russo - mais especificamente na cidade portuária de Arkhangelsk - e também na Escandinávia. No entanto, foi a partir de 1860 que a raça passou a ganhar mais espaço em regiões da Europa, como na Inglaterra, e foi então que esses gatinhos passaram a ser apelidados de “Arcanjos”. Já na América, a chegada do gato Azul Russo só ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, que foi quando o animal começou a se tornar cada vez mais popular. Vale destacar ainda que em cada uma dessas regiões, o Azul Russo apresenta alguns traços particulares. Na Rússia e Escandinávia, os exemplares da raça são pequenos e com orelhas bastante afastadas; nos Estados Unidos, as orelhas permanecem distantes, mas o porte do animal é médio; já na Inglaterra, o corpo do Azul Russo é mais robusto e as orelhas são mais próximas e apontadas para cima.

As características mais marcantes do Azul Russo

Com uma pelagem de dupla camada com aspecto macio e sedoso, o gato Azul Russo chama bastante a atenção principalmente devido à cor dos seus pelos, que normalmente são de uma coloração azul acinzentada. Possui orelhas grandes e triangulares e um olhar extremamente charmoso com tons esverdeados e bastante vívidos. O corpo, como já dito, pode ser de porte pequeno ou médio, mas é sempre bastante compacto e musculoso. No geral, o gato Azul da Rússia tem uma altura que varia entre 20 e 30 cm, e peso que fica na faixa de 3 e 7 kg.

Ah, e uma ótima notícia para quem tem alergia a gato, mas sempre sonhou em ter um bichano dentro de casa: o Azul Russo é uma raça hipoalergênica. Ou seja, esses gatinhos não causam reações alérgicas como outros gatos. O motivo para isso é simples: o gato Russo Azul produz menos proteína Fel d 1 do que outras raças, que é considerada uma das principais causas das reações alérgicas.

Azul Russo: gato tem personalidade tranquila, amável e sociável

Esqueça a ideia de que gatos são animais ariscos, desconfiados e não gostam de gente, porque esse é totalmente o oposto do gato Azul Russo. Os felinos desta raça, na verdade, são incrivelmente tranquilos, dóceis e companheiros, principalmente com a sua família. Eles amam estar perto dos seus humanos e se dão bem com pessoas de praticamente todas as idades - crianças (desde que elas sejam mais velhas e maduras), adultos e até mesmo idosos. No entanto, uma característica comum a todo gato Azul Russo é que esse animal costuma escolher um único tutor para ficar mais próximo e ser totalmente devoto de sua lealdade. Mas não precisa ter ciúmes, porque a verdade é que o Azul Russo tem um coração enorme e que cabe todo mundo! Ainda assim, vale destacar que a raça precisa ser socializada desde cedo, pois o gato não é tão receptivo perto de estranhos e pode apresentar traços de desconfiança nessas horas.

O gato Azul da Rússia ama ambientes silenciosos e não é tão “falante” quanto outros gatos - eles só miam em situações bastante particulares. Mas assim como qualquer bichano, ele gosta de passar longas horas correndo atrás de presas, subindo em lugares altos e tirando uma sonequinha durante o dia. Eles também são bastante inteligentes, o que facilita no ensinamento de truques.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O gato Azul Russo é super tranquilo e amigável, perfeito para ser sua companhia do dia a dia
    O gato Azul Russo é super tranquilo e amigável, perfeito para ser sua companhia do dia a dia

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Cuidados essenciais com a rotina do gato Azul Russo

    • Escovação dos pelos: 

    Embora o Azul Russo tenha uma dupla camada de pelos, a verdade é que a pelagem deste animal não requer cuidados muito específicos. Recomenda-se que a escovação seja feita pelo menos uma vez por semana só por precaução e para ajudar a remover alguns pelinhos mortos, mas como essa é uma raça hipoalergênica, o gato Azul Russo não costuma dar muito trabalho nesse aspecto. Já os banhos também não são algo que fazem parte da rotina de cuidados com esse gato, mas sempre que o animal estiver muito sujo, vale investir em uma limpeza mais eficaz com produtos de uso veterinário.

    • Unhas, dentes e ouvido:

    Aparar as unhas do gato é importante para todas as raças. Como muitos sabem, os felinos possuem o instinto natural de arranhar móveis e outros objetos com o objetivo de afiar suas garras quando elas estão muito grandes. Portanto, não esqueça de cortar as unhas do gato regularmente. Além disso, manter a higiene bucal do felino em dia também é necessário para prevenir alguns probleminhas, e é por isso que você deve separar um tempo para escovar os dentes do gato Azul Russo, assim como para limpar os ouvidos dele também.

    • Alimentação:

    Todo animal precisa se alimentar corretamente para crescer forte e saudável, e isso não é diferente com o gato Russo Azul. A idade é o primeiro ponto que deve ser avaliado para escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas, visto que cada fase da vida necessita de uma quantidade específica de nutrientes. O mesmo acontece se houver algum tipo de problema com a saúde do bichano, já que gatos renais ou obesos, por exemplo, precisam de uma alimentação mais restrita. Por isso, certifique-se sempre de optar por uma ração para gato de acordo com as necessidades do seu bichano e com as orientações do médico veterinário dele.

    • Hidratação:

    Os gatos normalmente têm uma dificuldade maior de beber água no dia a dia, o que geralmente os torna bastante suscetíveis a doenças renais e outros problemas de saúde. Por isso, uma boa alternativa para incentivar a hidratação do gato Azul Russo é investindo em fontes de água ou espalhando bebedouros pela casa. Além disso, optar por sachês em vez da ração seca também pode ser uma boa forma de garantir que o seu gatinho se hidrate regularmente.

    • Gatificação da casa e exercícios: 

    O gato Azul Russo precisa de estímulos físicos para evitar a obesidade. Sendo assim, a melhor forma de garantir que o seu bichinho não vai ficar parado é com a gatificação da casa, ou seja, promovendo espaços que incentivem o animal a brincar e se exercitar, como a instalação de nichos e prateleiras suspensas. Os brinquedos para gatos também são uma ótima forma de fazer isso, já que todo gato - seja ele o Azul Russo ou não - simplesmente adora reviver seus hábitos de caçador. Os arranhadores, inclusive, também são bastante indicados.

    Azul Russo: gato da raça precisa de estímulos físicos e mentais, além de receber uma alimentação adequada
    Azul Russo: gato da raça precisa de estímulos físicos e mentais, além de receber uma alimentação adequada

    O que você precisa saber sobre a saúde do gato Azul Russo

    Uma das melhores partes de se ter um gato Azul da Rússia é que essa raça costuma ser bastante saudável e resistente a doenças. Logo, não há nenhuma propensão para o bichano desenvolver problemas genéticos nem nada do tipo, o que poupa o tutor de diversas preocupações. Mas, claro, é necessário destacar que a saúde do gato também é algo que vai depender dos cuidados que o animal recebe no dia a dia. Uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e visitas periódicas ao veterinário devem fazer parte da rotina para garantir que o Azul Russo esteja sempre firme e forte. Além disso, não esqueça de manter a vacinação anual do pet, assim como a vermifugação e o combate a pulgas e carrapatos.

    Gato Azul Russo: preço do filhote pode chegar a R$ 5 mil

    Se você deseja ter um gatinho desta raça, deve haver um planejamento financeiro para isso. Além dos gastos mensais que um felino exige, o gato Azul Russso tende a ser mais caro do que outras raças por causa da sua raridade. No geral, o valor de um gato filhote fica na faixa de R$ 3 mil a R$ 5 mil, mas isso é algo que também vai depender da linhagem do animal. Em alguns casos, também é possível encontrar um exemplar por um preço mais barato ou elevado do que isso, mas é fundamental ter certa atenção para não financiar lugares que não tratam bem os bichinhos. Procure sempre um gatil de confiança e com boas referências para não cair em ciladas. Se puder, faça algumas visitas antes de realizar a compra para se certificar de que todos os animais são bem cuidados pelo criador.

    Redação: Juliana Melo

    Nebelung: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    Próxima matéria

    Nebelung: tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza
    Raças

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

    O Chartreux é uma de raça gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. No entanto, a características desse gatinho não se resumem apenas à sua aparência. Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre a origem, o temperamento, os cuidados e as curiosidades sobre o gato Chartreux. Vem se apaixonar por esse felino com a gente!

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Quais são as raças de gatos mais independentes?
    Adote um animal

    Quais são as raças de gatos mais independentes?

    As pessoas normalmente têm a ideia de que os gatos são animais mais independentes e menos apegados do que os cachorros. De fato, esse pensamento não está totalmente errado, mas existem sim algumas raças de gato que são mais carinhosas e dependentes de seus donos do que outras, exigindo maior atenção e dedicação no dia a dia. No entanto, o contrário também é totalmente possível: tem raças de gato que são bastante independentes e conseguem se virar muito bem sozinhas. 

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)
    Adote um animal

    30 raças de cachorro preto e suas características físicas (+ galeria de fotos)

    Os cachorros pretos costumam ser injustiçados na hora de ganharem uma família. Isso acontece porque muita gente associa essa cor de pelagem à falta de sorte e outras superstições. No entanto, é necessário desmistificar essa ideia e abrir os nossos corações para os cães pretos que, assim como qualquer outro, estão sempre dispostos a oferecer amor e carinho. A pelagem preta, inclusive, faz parte do padrão de centenas de raças de cachorros. 

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro
    Adote um animal

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro

    O American Pit Bull Terrier, conhecido apenas como Pitbull no Brasil, é um cachorro companheiro, alegre e muito apegado ao dono. Apesar da fama de agressivo, o Pitbull se dá muito bem com todas as pessoas desde que tenha passado pela socialização adequada. Criar um Pitbull dócil é uma realidade, desde que os cuidados comecem ainda nos primeiros meses de vida no animal. Se você está pensando em ter a fofurinha que é um filhote de Pitbull em casa, provavelmente ficará em dúvida em como nomeá-lo. 

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil
    Adote um animal

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil

    Dono de uma personalidade dócil e brincalhona, o Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil. Com diversos tamanhos, tipos de pelagem e cores, essa raça de cachorro também carrega muitas curiosidades que o tornam único. Já deu para perceber que, por estar presente em muitos lares brasileiros, o Poodle é sociável e não dispensa a companhia de seus humanos, né?!

    Ver Todas >