Assim como acontece com os humanos, os animais também podem sofrer com alguns problemas estomacais, como é o caso da gastrite em cachorro. Esse é um quadro mais comum do que se pensa, principalmente quando se trata de um cãozinho que não segue uma dieta balanceada e saudável. Às vezes, até mesmo questões emocionais ou o uso de medicamentos podem estar associados ao surgimento da doença. Por isso, é fundamental saber como identificar um cachorro com gastrite e o que fazer nessa situação. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu as principais informações sobre a gastrite no cachorro. Veja só!
Gastrite em cachorro: aprenda a identificar os primeiros sinais do problema
A gastrite nada mais é do que a inflamação da mucosa que reveste o estômago, causando bastante desconforto gastrointestinal no paciente. Por isso, quando um cãozinho é acometido pela doença, não é muito difícil de perceber. Os sintomas de gastrite em cachorro são variados, mas normalmente incluem vômito, dores abdominais, prostração, falta de apetite, perda de peso e diarreia.
É importante ter em mente que a inflamação estomacal prejudica bastante o processo digestivo dos cães, que se sentem muito incomodados na hora de se alimentar. Sendo assim, o cachorro com gastrite não quer comer por receio de passar mal depois. Mas vale ficar atento também aos outros sintomas, uma vez que a falta de apetite é uma situação comum em vários outros quadros.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Cachorro com gastrite: o que comer nessas condições?
Como os cães doentes apresentam maior dificuldade para comer, uma dúvida muito comum é como deve ser a alimentação do cachorro com gastrite. Pode parecer um bicho de sete cabeças para quem não está familiarizado com a situação, mas, na verdade, é muito simples: a ração para cachorro com gastrite deve ser a mais natural possível. Sendo assim, é fundamental que o tutor consulte a tabela nutricional do alimento escolhido para a dieta do cão com gastrite, analisando os ingredientes presentes na sua composição e verificando se não há nada que possa fazer mal para o estômago do seu amigo de quatro patas. Em caso de dúvidas, o ideal é consultar um médico veterinário para saber quais componentes não devem fazer parte da ração para cachorro com gastrite.
Veja como tratar gastrite em cachorro e o que fazer para prevenir a doença
Percebeu um ou mais sintomas de gastrite em cachorro? A melhor opção é levá-lo para uma consulta com um profissional. Só assim será possível chegar ao diagnóstico correto, que deve ser realizado por meio de alguns exames, como a endoscopia. Com a confirmação da gastrite no cachorro, o médico veterinário pode indicar qual é o tratamento mais adequado para o seu amigo de quatro patas, que pode variar desde o uso de medicamentos específicos até mudanças alimentares na rotina do seu cãozinho. Alguns tutores também tendem a procurar por tipos de remédio natural para gastrite em cachorro, e até existem alternativas possíveis, como a adição de abóbora ou beterraba assada à alimentação do animal. Mas nada de fazer tudo por conta própria, hein? Lembre-se de sempre conversar com o médico do seu pet para se certificar de que não há risco de ocorrer nenhum problema posteriormente.
Redação: Juliana Melo
