Cuidados dos animais

Fralda para cachorro: como e quando usar? Tire todas as dúvidas sobre o produto

Publicado - 23 Novembro 2023 - 16h23

Atualizado - 23 Abril 2024 - 11h08

Quem possui um cachorro idoso ou com complicações urinárias, certamente já deve ter ouvido falar sobre a fralda para cachorro. Parecida com as fraldas para bebês, o acessório traz mais conforto para o animal e também pode ser usado em outras situações, como viagens e cio. Ainda assim, é preciso considerar algumas coisas e saber dosar o uso da peça para que ela não prejudique a saúde do seu amigo de quatro patas.

Para entender melhor sobre o assunto, esclarecemos as principais dúvidas sobre a fralda de cachorro. Dá uma olhada!

Para que serve a fralda para cachorro?

Com a fralda, cachorro fica muito mais confortável para realizar certas atividades, principalmente se ele já tem uma idade mais avançada ou sofre com algum problema de saúde. A fralda em cachorro tem o objetivo de impedir o vazamento de xixi e de cocô. Além disso, o produto é um grande aliado de cadelas no cio que sofrem com sangramento.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A fralda canina ajuda a manter o espaço limpo, livre de odores e de excrementos caninos. Existe tanto a possibilidade de adquirir uma fralda descartável para cachorro em pet shops, como também aprender como fazer fralda para cachorro em casa. Em todo caso, a recomendação é investir em modelos apropriados para as características e porte do animal.

Pode usar fralda descartável em cachorro?

Até pode usar fralda descartável em cachorro, desde que a fralda seja indicado para pets. Isso quer dizer que não pode usar fraldas de bebês humanos em cães, por exemplo. As fraldas humanas não são adequadas para a anatomia canina. Já a fralda higiênica para cachorro tem o buraquinho para o rabo do animal e é muito mais resistente.

Quando devo usar fralda para cachorro?

A fralda de cachorro possui a tecnologia parecida com a de uma fralda descartável de bebê. Com um alto poder de absorção e uma camada protetora que evita os vazamentos, o item é recomendado para animais que, por algum motivo, não conseguem controlar a vontade de urinar, como no caso dos cães idosos, com incontinência urinária ou paralisia.

Outras possibilidades de uso incluem a fralda para cachorra no cio e fralda para filhote de cachorro. Durante o período do cio, a cadela pode apresentar um leve sangramento — mas não significa que as cadelas menstruam. Já no caso dos filhotes, as fraldas podem ajudar os cães que ainda não aprenderam a fazer as necessidades no lugar certo — mas não devem ser usadas o tempo todo.

O uso da fralda para cachorro também é indicado em caso de longas viagens. Seja de ônibus ou avião, viajar com cachorro significa que ele não terá liberdade de fazer as necessidades quando quiser, o que certamente será um problema.

O produto é uma alternativa para garantir o bem-estar do seu amigo durante o trajeto — e, nesses casos, pode-se indicar tanto a fralda para cachorro macho quanto para a fêmea. Mas lembre-se: é importante que o cão esteja acostumado com a fralda. Caso contrário, o desconforto pode ser ainda maior.

É bom colocar fralda em cachorro?

Em situações específicas — como um cachorro idoso, no cio, com incontinência urinária ou paralisia —, a fralda de cachorro é muito útil. Porém, é importante lembrar que se for usada desde cedo em filhotes, a fralda pode afastar os instintos naturais do pet. Por isso, a fralda para cachorro filhote não costuma ser a melhor solução. O ideal é ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Pode colocar fralda em cachorro idoso?

A fralda para cachorro idoso é super indicada por vários veterinários! Isso porque com a fralda, cachorro idoso adquire muito mais autonomia para realizar atividades sem a preocupação de perder o controle da bexiga. Ou seja, o acessório aumenta a qualidade de vida do pet. A única atenção é se certificar de trocar o tapete fralda para cachorro regularmente. O mesmo vale para a fralda para cachorro paraplégico.

 

Tutor colocando fralda em cachorro

 

Fralda para cachorro: como usar?

Na hora de usar a fralda canina é preciso ter certos cuidados e seguir algumas instruções. O primeiro passo é saber como colocar fralda em cachorro. Para isso, basta identificar o orifício por onde vai passar a cauda do cãozinho. Depois, é só posicionar a fralda no corpo.

A forma como o cachorro usa fralda é bem parecida com a fralda de um bebê. Ou seja, basta colocar as aberturas na parte de trás do corpo do animal e encaixar o rabo do cachorro no buraco da fralda. Por fim, é só prender a fralda com um adesivo ou um laço.

Outro fator importante é a respeito dos intervalos de troca do produto. Por ser descartável, o ideal é trocar a fralda para cachorro várias vezes ao dia. Assim, é possível evitar infecções e prejuízos à saúde do animal. Além das trocas, também é importante fazer tosa higiênica regularmente para garantir que a região fique sempre limpinha e seja mais fácil de posicionar a fralda.

Qual o tamanho de fralda para cachorro?

O tamanho da fralda para cachorro vai depender do porte do animal. Ou seja, uma fralda para Shih Tzu, por exemplo, terá um tamanho muito menor do que uma fralda para Pastor Alemão. Geralmente, as indicações de tamanho vêm indicadas na embalagem do produto e é necessário medir a cintura do animal.

A fralda para cadela no cio é uma boa forma de controlar o sangramento

 

Como já foi dito, apesar da fralda de cachorro ser recomendada em situações de saúde ou idade avançada, existem algumas exceções em que o produto pode ser usado. No caso das cadelas no cio, por exemplo, a fralda é uma boa opção para controlar o sangramento e é super possível, inclusive, aprender como fazer fralda para cachorro no cio.

O produto funciona como uma calcinha higiênica, já que também evita que a secreção suje os pisos e móveis da casa. Mas é importante lembrar que a fralda para cadela no cio serve apenas para evitar o vazamento do sangue. Por isso, é preciso deixar a sua cachorrinha livre por algumas horas do dia para fazer as necessidades.  

Para o Bolt e o Bidu, a fralda para cachorro trouxe mais conforto 

Super sociáveis, Bolt e o Bidu estão acostumados a sempre viajarem para lugares distantes com a família. Por isso, Beatriz Reis, a tutora dos animais, decidiu que a fralda de cachorro era a opção mais eficaz para garantir o conforto e bem-estar deles durante os trajetos. “Utilizamos duas marcas diferentes e alternamos sempre de acordo com a disponibilidade no pet shop. Por serem bem pequenos, nem sempre é fácil encontrar o tamanho adequado para eles”.

Beatriz também conta que o processo de adaptação de Bolt e Bidu com a fralda de cachorro não foi um grande desafio. “Muito gente se preocupa se a fralda para cachorro incomoda o animal. No caso dos dois, foi muito tranquilo. Eles amam usar roupinhas e meias e acredito que isso tenha facilitado muito a adaptação deles com a peça. Hoje em dia, quando coloco a fralda em um, o outro já corre querendo colocar também”. 

Publicado originalmente em: 09/01/2020
Atualizado em: 23/11/2023

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Raças

Bull Terrier, um cachorro misterioso e encantador: 8 curiosidades impressionantes sobre a raça de focinho "estranho"

O Bull Terrier é uma raça de aparência exótica que nunca passa despercebida. Isso porque o cãozinho tem uma cabeça com formato oval ...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas