Cuidados dos animais

Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

Publicado - 13 Setembro 2021 - 19h25

Atualizado - 14 Maio 2024 - 19h52

Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. Mas como saber se o cachorro precisa de fralda? Como utilizar a fralda descartável para cachorro de maneira correta? Para tirar essas dúvidas, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

Fralda para cachorro: em que situações o acessório é necessário?

Como já deu para perceber, a fralda de cachorro não é tão usual assim. Quando o animal ainda é filhote, por exemplo, não há a menor necessidade de utilizar o acessório, diferente do caso de bebês humanos. Então quando utilizar a fralda para cachorro?

A indicação é dada quando o doguinho não consegue controlar a bexiga - que é o que normalmente ocorre com o cachorro idoso - ou tem alguma limitação que o impede de fazer suas necessidades de maneira correta. A fralda de cachorro também pode ser bem útil após uma cirurgia ou quando a cadela está no período do cio. Veja as principais situações abaixo:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Fralda para cachorro pós-cirurgia:

O pós-cirúrgico dos doguinhos costuma ser bem delicado, e é importante dar uma atenção especial ao pet, seguindo todas as orientações do médico veterinário. É comum que o cãozinho não consiga fazer plenamente suas necessidades, sendo necessário colocar uma fralda descartável para cachorro no seu amigo.

  • Fralda para cachorro idoso:

Conforme o cão fica mais velho e atinge a terceira idade, ele acaba perdendo o controle de algumas partes do corpo, como a bexiga, ou desenvolvendo uma disfunção cognitiva, que é semelhante ao Alzheimer. Por isso, é normal encontrar um cachorro idoso fazendo xixi e cocô no lugar errado. A fralda para cachorro ajuda nesses casos.

  • Fralda para cachorro deficiente ou com doenças urinárias:

Cães paraplégicos ou que possuem problemas que limitam o movimento do corpo também precisam de fralda para cachorro. O mesmo vale para aqueles animais que têm incontinência urinária ou outros problemas no trato urinário que inibem o controle da bexiga. É importante trocar a fralda de cachorro regularmente, conforme o cão faz suas necessidades.

  • Fralda para cachorro no cio:

Ainda que o acessório seja indicado principalmente para casos de saúde, também é possível utilizar uma fralda para cachorro no cio. O papel da fralda seria semelhante ao de uma calcinha higiênica, ajudando a conter o sangramento e impedindo que a cadelinha suje o ambiente em que vive.

 

Cachorro usando fralda em cima de tapete
Fralda de cachorro: não esqueça de acostumar seu pet com o acessório antes de viagens

 

A fralda descartável para cachorro pode ser usada em viagens?

Além dos casos mencionados acima, a fralda higiênica para cachorro também é muito indicada para quem pretende viajar com o cãozinho por muitas horas. Como o animal não terá a liberdade de fazer xixi e cocô durante o trajeto - especialmente quando a viagem é de avião ou de ônibus -, a fralda de cachorro acaba sendo a solução ideal para garantir o bem-estar do pet do início ao fim. Dessa forma, se ele sentir vontade de aliviar suas necessidades, não vai sujar nenhum local.

A única atenção, porém, é que o doguinho já deve estar acostumado com o acessório nessas ocasiões. Não adianta querer viajar com o cachorro e apresentá-lo à fralda de última hora porque ele não se sentirá confortável com o acessório e vai estranhar bastante. Por isso, uma boa dica é introduzir a fralda de cachorro aos poucos na rotina do pet para que ele já esteja totalmente adaptado durante a viagem.

Como fazer fralda para cachorro? Veja algumas dicas que podem ajudar!

O mais indicado é comprar uma fralda descartável para cachorro pronta no petshop, que vai estar no tamanho certo para vestir seu bichinho de estimação e terá um forro adequado para suportar as necessidades do seu pet. No entanto, em situações emergenciais, é possível improvisar também uma fralda descartável de duas formas diferentes, como veremos a seguir.

1) Pegar uma fralda descartável de bebês e “adaptar” para o seu cãozinho. Nesse caso, é importante fazer um furo na parte traseira para que o rabinho do seu amigo fique livre o tempo todo. Também é importante verificar se o elástico da fralda não está muito apertado, ou isso pode causar grande desconforto no seu pet. 

2) Utilizar uma camisa velha ou um pedaço de pano para improvisar a fralda de cachorro. Se essa for sua escolha, o processo é um pouco mais trabalhoso e ainda corre o risco de vazar, visto que não será feito com um material apropriado. Para recortar a fralda na medida certa, você poderá utilizar uma fralda descartável comum como base, lembrando sempre de fazer um buraquinho para o rabo do cachorro.

Redação: Juliana Melo

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas