Cuidar de cachorro

Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

Publicado - 13 Setembro 2021 - 19h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. Mas como saber se o cachorro precisa de fralda? Como utilizar a fralda descartável para cachorro de maneira correta? Para tirar essas dúvidas, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

Fralda para cachorro: em que situações o acessório é necessário?

Como já deu para perceber, a fralda de cachorro não é tão usual assim. Quando o animal ainda é filhote, por exemplo, não há a menor necessidade de utilizar o acessório, diferente do caso de bebês humanos. Então quando utilizar a fralda para cachorro?

A indicação é dada quando o doguinho não consegue controlar a bexiga - que é o que normalmente ocorre com o cachorro idoso - ou tem alguma limitação que o impede de fazer suas necessidades de maneira correta. A fralda de cachorro também pode ser bem útil após uma cirurgia ou quando a cadela está no período do cio. Veja as principais situações abaixo:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Fralda para cachorro pós-cirurgia:

O pós-cirúrgico dos doguinhos costuma ser bem delicado, e é importante dar uma atenção especial ao pet, seguindo todas as orientações do médico veterinário. É comum que o cãozinho não consiga fazer plenamente suas necessidades, sendo necessário colocar uma fralda descartável para cachorro no seu amigo.

  • Fralda para cachorro idoso:

Conforme o cão fica mais velho e atinge a terceira idade, ele acaba perdendo o controle de algumas partes do corpo, como a bexiga, ou desenvolvendo uma disfunção cognitiva, que é semelhante ao Alzheimer. Por isso, é normal encontrar um cachorro idoso fazendo xixi e cocô no lugar errado. A fralda para cachorro ajuda nesses casos.

  • Fralda para cachorro deficiente ou com doenças urinárias:

Cães paraplégicos ou que possuem problemas que limitam o movimento do corpo também precisam de fralda para cachorro. O mesmo vale para aqueles animais que têm incontinência urinária ou outros problemas no trato urinário que inibem o controle da bexiga. É importante trocar a fralda de cachorro regularmente, conforme o cão faz suas necessidades.

  • Fralda para cachorro no cio:

Ainda que o acessório seja indicado principalmente para casos de saúde, também é possível utilizar uma fralda para cachorro no cio. O papel da fralda seria semelhante ao de uma calcinha higiênica, ajudando a conter o sangramento e impedindo que a cadelinha suje o ambiente em que vive.


Fralda de cachorro: não esqueça de acostumar seu pet com o acessório antes de viagens
Fralda de cachorro: não esqueça de acostumar seu pet com o acessório antes de viagens

A fralda descartável para cachorro pode ser usada em viagens?

Além dos casos mencionados acima, a fralda higiênica para cachorro também é muito indicada para quem pretende viajar com o cãozinho por muitas horas. Como o animal não terá a liberdade de fazer xixi e cocô durante o trajeto - especialmente quando a viagem é de avião ou de ônibus -, a fralda de cachorro acaba sendo a solução ideal para garantir o bem-estar do pet do início ao fim. Dessa forma, se ele sentir vontade de aliviar suas necessidades, não vai sujar nenhum local.

A única atenção, porém, é que o doguinho já deve estar acostumado com o acessório nessas ocasiões. Não adianta querer viajar com o cachorro e apresentá-lo à fralda de última hora porque ele não se sentirá confortável com o acessório e vai estranhar bastante. Por isso, uma boa dica é introduzir a fralda de cachorro aos poucos na rotina do pet para que ele já esteja totalmente adaptado durante a viagem.

Como fazer fralda para cachorro? Veja algumas dicas que podem ajudar!

O mais indicado é comprar uma fralda descartável para cachorro pronta no petshop, que vai estar no tamanho certo para vestir seu bichinho de estimação e terá um forro adequado para suportar as necessidades do seu pet. No entanto, em situações emergenciais, é possível improvisar também uma fralda descartável de duas formas diferentes, como veremos a seguir.

1) Pegar uma fralda descartável de bebês e “adaptar” para o seu cãozinho. Nesse caso, é importante fazer um furo na parte traseira para que o rabinho do seu amigo fique livre o tempo todo. Também é importante verificar se o elástico da fralda não está muito apertado, ou isso pode causar grande desconforto no seu pet. 

2) Utilizar uma camisa velha ou um pedaço de pano para improvisar a fralda de cachorro. Se essa for sua escolha, o processo é um pouco mais trabalhoso e ainda corre o risco de vazar, visto que não será feito com um material apropriado. Para recortar a fralda na medida certa, você poderá utilizar uma fralda descartável comum como base, lembrando sempre de fazer um buraquinho para o rabo do cachorro.

Redação: Juliana Melo

Alimentação

Nem ração, nem sachê: o que mais engorda o cachorro é uma atitude boba que poucos tutores prestam atenção

Cuidar da alimentação do cachorro é crucial para prevenir uma série de problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e, especialmen...

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Alimentação

Nem ração, nem sachê: o que mais engorda o cachorro é uma atitude boba que poucos tutores prestam atenção

Cuidar da alimentação do cachorro é crucial para prevenir uma série de problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e, especialmen...

Gato

Dar sachê todos os dias vai evitar que seu gato tenha uma doença gravíssima, alerta veterinários

O sachê para gatos não é um vilão, como muitos tutores podem pensar. Na verdade, ele é um grande aliado da saúde felina e pode ajuda...

Gato

Gato cinza: 10 raças incríveis que podem nascer com essa cor

É impossível não se encantar pelo charme e personalidade do gato cinza. Por onde andam, chamam a atenção pela aparência marcante e j...

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Ver todas