Cuidados dos animais

Festa junina pet: como organizar, dicas de fantasia, quitutes, música e muito mais

Publicado - 05 Junho 2023 - 10h18

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você sabe como organizar uma festa junina pet? Assim como a festa de aniversário de cachorro, o São João para pets também faz muito sucesso. Antes mesmo de começar o mês de junho, muitos tutores já buscam por roupa de festa junina para cachorro para que os doguinhos exibam sua fofura nesses eventos. Essa também é uma oportunidade de aproveitar vários benefícios.

Preparar uma festa junina de pets em casa é uma ótima maneira de socializar cachorro com outros cães. Além disso, a celebração pode fazer os pets gastarem bastante energia e ficarem felizes. O Patas da Casa separou tudo que você precisa saber sobre como preparar o pet, festa junina e a organização do evento, veja abaixo!

Pet: festa junina de cachorro precisa de organização especial

Organizar uma festa junina pet pode ser muito divertido, mas é sempre bom lembrar que o intuito da celebração é fazer tudo de forma adaptada para os cãezinhos. Até porque, a ideia é que eles aproveitem ao máximo com seus cãovidados. Por isso, o primeiro passo é escolher um local seguro e espaçoso para realizar a festa. Certifique-se de que o local tenha uma área adequada para os pets brincarem.

Imagem Quiz:Quem é seu cachorro na festa da família? Faça o quiz e descubra!

Quem é seu cachorro na festa da família? Faça o quiz e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, vale a pena ter uma área reservada para os animais descansarem e se sentirem seguros, caso fiquem agitados ou cansados durante a festa. Coloque algumas caminhas ou almofadas confortáveis, água fresca e brinquedos de cachorro para mantê-los entretidos.

Com o local reservado, chegou a hora de fazer os convites. A ideia é criar convites temáticos para os donos dos cães. Você pode enviar convites físicos ou digitais. Lembre-se de incluir informações importantes, como data, horário, local e se é necessário levar algum item específico para os animais.

Faça a decoração da festa junina pet pensando na segurança dos animais

Uma verdadeira festa junina precisa de uma decoração de São João. Com a festa para cachorro não é diferente. Decorar o local com elementos típicos como balões coloridos, bandeirinhas, chapéus de palha e outros itens que remetem à temática é essencial. Apesar disso, é necessário garantir que a decoração seja segura para os pets, evitando o uso de materiais tóxicos ou objetos pequenos que possam ser engolidos, o que pode causar uma obstrução intestinal em cães.

Yorkshire com roupa de festa junina para cachorro
Festa junina: cachorro pode aproveitar o evento, seguindo alguns cuidados

Cachorro: festa junina para pets precisa de cardápio de quitutes pensado para os animais

Uma das coisas mais importantes do arraiá são as comidas de festa junina. Pamonha, canjica, quentão, bolo… Existem muitas gostosuras típicas dessa época e elas podem ser servidas na festa para os pais dos bichinho. Entretanto, é importante lembrar que existem uma série de alimentos tóxicos para cães nessa lista. Os cães podem passar mal com vários desses quitutes, principalmente os doces.

Por isso, a ideia é oferecer petiscos próprios para cães com sabor de milho, abóbora ou outros ingredientes comuns nas festas juninas, desde que não sejam alimentos proibidos para cachorro. Afinal de contas, ninguém quer passar a festa com uma emergência veterinária, não é mesmo?

Veja abaixo como fazer um petisco para cachorro de festa junina pet:

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de milho (pode ser a fubá)
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de purê de abóbora (sem açúcar)
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim natural (sem açúcar ou adoçantes artificiais)

Modo de preparo:

1) Preaqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga.

2) Em uma tigela, adicione a farinha de milho, a farinha de trigo integral, o purê de abóbora, a água, o ovo e a manteiga de amendoim. Misture bem até formar uma massa homogênea.

3) Se a massa estiver muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha de trigo integral até atingir a consistência adequada.

4) Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo até ficar com cerca de 1 cm de espessura.

5) Use um cortador de biscoitos em formato de festa junina (como estrelas, lua, bandeirinha, etc.) para cortar os biscoitos na massa.

6) Coloque os biscoitos na assadeira e leve ao forno por cerca de 20-25 minutos, ou até que fiquem dourados e crocantes.

7) Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir aos cães.

Festa junina pet com dois cachorros fantasiados para o evento
A roupa de festa junina para cachorro pode ser xadrez ou de outro tema

Não deixe de preparar uma roupa de festa junina para cachorro

Tem coisa mais fofa do que cachorro fantasiado? Usar a criatividade para deixar seu pet no clima da festa — com roupinhas xadrez, chapéus, roupa de padre e vestidos de noiva — deixa tudo ainda mais legal. Não deixe de pedir para os convidados irem a caráter. Uma boa dica é montar um desfile de moda pet junino para premiar a melhor fantasia. Escolha um júri para selecionar os melhores trajes e premiar os vencedores com prêmios adequados para animais, como brinquedos ou petiscos especiais.

Festa junina: cachorro precisa de brincadeiras para aproveitar a festa

É importante não deixar de fazer brincadeiras para cachorro durante a festa junina. Você pode organizar uma corrida de cães com obstáculos e outras atividades para os pets gastarem energia. Não se esqueça de reservar um tempo para brincadeiras tradicionais, como jogar bolinha para cachorro

Nas festas juninas de humanos, estalinhos, fogos e música alta costumam estar presentes entre as brincadeiras. Entretanto, os peludinhos não apreciam nem um pouco esse tipo de barulho. Pelo contrário, uma das coisas mais comuns é conhecer cachorros com medo de fogos. Por isso, quando a ideia é fazer uma festa canina, as brincadeiras que envolvem isso devem ser deixadas de lado. A audição dos cães é muito sensível e em nenhuma época do ano os fogos de artifício são bem-vindos. Para manter a festa animada, você pode deixar algumas músicas típicas tocando em volume baixo. 

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas