Adoção animal

Estopinha, primeira pet influencer do Brasil, morre aos 14 anos e emociona a internet

Publicado - 20 Setembro 2023 - 14h22

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A Estopinha é uma figura carimbada na internet e querida por muitos. Cãopanheira de Alexandre Rossi — um especialista em comportamento animal — por 14 anos, a cadelinha vira-lata é considerada a primeira pet influencer do Brasil e acumula mais de 770 mil seguidores no Instagram. Nas últimas semanas, porém, uma grave infecção nas patinhas do cachorro fez com que a Estopinha — chamada carinhosamente de Topa ou Estopa pelo tutor e pelos internautas — precisasse ser internada. 

Com um estado de saúde bem delicado, a cachorra faleceu na manhã do dia 20 de setembro. O anúncio foi feito pelo Instagram de Alexandre, onde ele relata que Estopinha dormiu na cama com ele, recebeu todos os cuidados que precisava e não sentiu dor. “14 anos de convívio intenso e muito amor, aventura e travessuras. Valeu cada segundo com ela”, diz a legenda.

Confira a publicação abaixo:

Outras publicações também foram compartilhadas homenageando a cadelinha. Em uma delas, o tutor comenta: "Eu acredito de verdade que a vida dela foi muito boa, por isso, achei que não cabia aqui uma foto em preto e branco. Nunca conheci uma cachorrinha tão cheia de vida e que amasse viver tanto e curtir cada segundo, e é assim que quero lembrar dela."

Estopinha levou a palavra da adoção para milhares de pessoas

A primeira pet influencer do Brasil foi uma vira-lata adotada. Estopinha, a cadela de pelos arrepiados mais famosa da internet, foi adotada em 2009 depois de ter sido devolvida ao abrigo duas vezes por "mau comportamento". Ao longo dos anos, ela serviu muito bem ao seu propósito de ajudar tutores do país inteiro a lidarem com questões comportamentais de seus pets, mostrando que na maioria das vezes um animal só precisa de amor e paciência. 

O que a Estopinha teve? Entenda o caso!

Ter um cachorro idoso em casa requer cuidado e atenção redobrados. Qualquer alteração no comportamento do pet pode ser um indicativo de problema, e foi justamente o que aconteceu com a Estopinha. 

Segundo um post publicado no Instagram do tutor no dia 7 de setembro, o que chamou a atenção no comportamento da cachorra foi que ela estava mais quietinha, mancando e lambendo excessivamente uma das patas. Ao chegar mais próximo para investigar a causa, Alexandre percebeu que ela estava com uma infecção nas unhas.

No dia seguinte (08), sem uma melhora aparente no quadro, o dono revelou que talvez houvesse a necessidade de interná-la. Pouco tempo depois, no dia 11, foi informado nas redes sociais que a Estopinha havia sido levada para o hospital para receber os cuidados de que precisava. Ela estava com dor e dificuldade de andar e levantar. Na clínica, foram feitos vários exames para entender o quadro. 

Entre idas e vindas do hospital, além de uma internação e uma transfusão de sangue, o especialista em comportamento animal teve o cuidado de relatar todas as notícias referentes ao estado de saúde da cadelinha nas redes sociais. Foi então que no domingo, dia 17, Alexandre revelou que, após passar três dias internada por complicações da infecção, a Topa tinha voltado para casa.

Na legenda, o tutor diz: “Estopinha foi liberada para ir pra casa desde que voltasse 2x por dia para o hospital veterinário para receber o antibiótico hospitalar intravenoso e fazer os exames. As demais medicações eu mesmo vou aplicar e monitorar todos os principais parâmetros. O quadro continua grave, mas vou poder dar pra ela o conforto do lar.”

O tutor, que também é conhecido como Doutor Pet na internet, deu o melhor conforto possível e prestou todos os cuidados necessários para Estopinha nos últimos dias. Ele postou vídeos dela dormindo na caminha preferida, e disse que ela mostrava grande apetite, além de ter bebido água e estar fazendo xixi normalmente. No entanto, infelizmente a cadelinha não resistiu.

Estopinha Rossi morreu, mas deixa um legado

A história de Estopinha encanta a internet há muito tempo! A cadela sem raça definida (SRD) foi adotada em 2009 quando tinha um ano de idade pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi. Antes disso, a cachorrinha já havia sido devolvida duas vezes ao abrigo por questões de comportamento. 

Dois anos depois de adotada, ela ganhou uma conta no Instagram e logo virou a pet influencer que todos conhecem, sempre dócil e muito companheira. Na biografia do perfil, a descrição: “Blogueira por profissão, fazedora de arte por opção”. Para completar, a Topa já apareceu em vários programas de televisão ao lado do seu tutor — por isso, já era bem popular e conhecida antes mesmo de estrear na internet.

Luto animal: como lidar com a perda de um animal de estimação?

Muito além de uma simples companhia, os pets viram membros da nossa família. Por isso, lidar com a perda de um amigo de quatro patas nunca é fácil. No caso de Alexandre Rossi, o tutor já vinha se preparando para a partida de Estopinha e falou abertamente sobre o processo de luto nas redes sociais. 

“O luto é quando a gente perde alguma coisa importante pra gente — ou tá prestes a perder ou percebe que essa perda tá próxima — e cada um reage de um jeito. Eu procuro cuidar o máximo de mim pra eu poder cuidar da outra pessoa ou do outro animal, pra diminuir o sofrimento”, conta em vídeo.

Apesar da dificuldade do processo, é importante respeitar os nossos sentimentos durante o luto animal. Em casos graves de saúde, como foi o caso da Estopinha, é necessário se manter forte para prestar os cuidados que o pet precisa, mas também está tudo bem não se sentir preparado para a perda. Ninguém está. E é algo doloroso e muito individual. Mas, ao invés de olhar para trás com dor, vale muito mais a pena olhar com a alegria de ter compartilhado a vida com o seu pet, e com a certeza de que vocês fizeram a vida um do outro muito melhor. 

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas