Já ouviu falar no enriquecimento ambiental para cães? Apesar do conceito parecer novo, ele já faz parte da vida dos nossos doguinhos há um bom tempo: trata-se de estímulos físicos, mentais e sociais que melhoram o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pets. Isso pode incluir desde brinquedos para cachorro e brincadeiras, até passeios e socialização com outros animais e pessoas. Independentemente das estratégias usadas no enriquecimento ambiental, cachorro sempre é beneficiado!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Então como fazer enriquecimento ambiental para cães? Quais são os tipos e formas de enriquecer o ambiente onde o doguinho vive? Que mudanças podem ser observadas no comportamento de cachorro? O Patas da Casa esclarece tudo que você precisa saber sobre o assunto na matéria abaixo!

Entenda o conceito de enriquecimento ambiental para cães

A ideia de enriquecimento ambiental para cães não é exatamente nova, mas tem se popularizado bastante nos últimos anos. O termo surgiu na década de 1920, mas foi somente a partir da década de 1970 que o conceito começou a ser implementado em zoológicos por biólogos e veterinários. A ideia era promover um espaço mais semelhante à natureza para os animais que viviam em cativeiro, a fim de minimizar problemas comportamentais.

Com o passar do tempo, os benefícios da prática se tornaram evidentes e não demorou muito até começarem a desenvolver técnicas e estratégias de enriquecimento ambiental para cães e gatos. Mas do que se trata essa ideia, na prática? O enriquecimento ambiental nada mais é do que a adaptação de um espaço para atender às necessidades dos animais domésticos. Significa promover um cantinho lúdico que seja atrativo, divertido e, ao mesmo tempo, desafiador para os peludos, provocando uma série de estímulos no animal (físicos e mentais) e incentivando seus instintos naturais.

O principal objetivo é fazer com que os pets fiquem entretidos e satisfeitos no local onde vivem. Até porque, além de cuidados básicos como alimentação e higiene, os cães também têm outras necessidades como gasto de energia, interações sociais e atividades que trabalham todos os sentidos.

Com o enriquecimento ambiental, cachorro tem uma qualidade de vida melhor

Quem pensa que o enriquecimento ambiental para cães é bobagem e não é algo que faz, efetivamente, diferença na rotina dos animais está muito enganado. Essa iniciativa é completamente necessária em qualquer casa com doguinhos, tanto por uma questão de bem-estar como de saúde. Sem um ambiente enriquecido, são altas as chances de você ter um cachorro estressado ou ansioso - e, para quem não sabe, isso é uma porta de entrada para doenças e outros problemas. O cuidado deve ser ainda maior se o animal passa muito tempo sozinho em casa.

É por isso que o enriquecimento ambiental para cachorros vai muito além de simplesmente exercitar e gastar a energia dos pets: a estratégia também é importante para cuidar da saúde mental dos nossos bichinhos de estimação, melhorando a qualidade de vida deles. É muito pouco provável que um cão entretido e feliz vá desenvolver algum tipo de problema comportamental, ao contrário de um cachorro entediado que não recebe os estímulos que precisa.

 

Sem o enriquecimento ambiental, cachorro pode apresentar comportamentos destrutivos e problemáticos

Sem o enriquecimento ambiental, cachorro pode apresentar comportamentos destrutivos e problemáticos

 

 

Enriquecimento ambiental para cães reduz comportamentos indesejados, aponta estudo

 

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Worcester, no Reino Unido, tentou desvendar os efeitos do enriquecimento ambiental. Cachorro é ou não beneficiado por esta prática? Que recursos devem ser utilizados para conseguir um resultado satisfatório? O estudo em questão avaliou o impacto de sete atividades distintas de enriquecimento ambiental no comportamento de dez cães, que ficaram alojados em um escritório durante todo o treinamento.

O resultado mostrou que é importante diversificar as atividades propostas para que todos os instintos do animal sejam trabalhados. Além disso, concluiu que o enriquecimento ambiental para cães aumenta significativamente o estado de relaxamento canino e também reduz bastante os comportamentos de alerta, estresse e ansiedade.

Quais são os tipos de enriquecimento ambiental para cachorros?

  • Enriquecimento ambiental cognitivo

O objetivo é trabalhar a cognição e habilidades intelectuais da espécie, como o raciocínio e a memória do cachorro. Existem várias opções de brinquedos que estimulam essa parte mental dos doguinhos, que vão desde as famosas bolinhas recheadas com ração até ensinar comandos básicos para o animal.

Essas atividades desafiam a inteligência canina - e acredite, os cachorros são mais inteligentes do que muitos pensam - e também deixam os cães ocupados enquanto se divertem tentando descobrir o que fazer para serem recompensados. Ah, e claro: a recompensa é o que mais estimula esse lado dos pets, então esteja sempre com petiscos por perto!

  • Enriquecimento ambiental físico

Aqui o principal é o gasto de energia! São várias as formas de promover um enriquecimento ambiental para cachorros para ajudá-los a se movimentar. Aliás, é super importante que haja esse tipo de interação entre o animal e o lugar onde ele vive. Você pode fazer isso montando uma espécie de circuito para cachorro, com obstáculos e outros objetos para ele brincar e se divertir.

Ah, e você não precisa se restringir somente ao espaço dentro de casa, hein?! Quando o assunto é enriquecimento ambiental, cachorro também pode usufruir da vida ao ar livre. Isso quer dizer que passeios e atividades - como frisbee ou prática de esportes - são ideias super bem-vindas para cuidar da parte física do seu cão!

  • Enriquecimento ambiental social

A socialização também é uma espécie de enriquecimento ambiental. Cachorro que aprende a se relacionar com outros cães, grupos de pessoas e outros animais certamente tem uma qualidade de vida muito melhor do que pets que nunca foram socializados antes. É por isso que uma maneira de enriquecer o ambiente é fazendo com que o pet tenha contato frequente com outros bichinhos e pessoas fora do círculo familiar.

Nas relações sociais, vários estímulos são trabalhados. O cachorro cheirando o rabo do outro, por exemplo, é uma forma que os animais têm de conhecer uns aos outros e exercitar a memória. Os cães têm estruturas chamadas glândulas anais que ficam localizadas no reto, e elas exalam um odor bastante específico em cada animal. É a partir disso que os cachorros conseguem extrair informações de seus amigos caninos e descobrir se eles já se esbarraram antes.

Uma forma de aderir ao enriquecimento ambiental social é levando o doguinho para passear em parques para cachorro (famoso parcão) e acostumando-o a se relacionar com novas pessoas e animais desde que ele é filhote.

 

Uma das ideias de enriquecimento ambiental para cães é oferecer brinquedosCom o enriquecimento ambiental, cães também aprendem a socializarComo enriquecer ambiente para cachorro: quebra-cabeças e brinquedos interativos são ótimas opçõesEnriquecimento ambiental: cachorro brinca, se diverte e tem os seus sentidos exercitadosDentro de casa, o enriquecimento ambiental deve ser feito com brincadeiras e atividades lúdicas

 

8 vantagens do enriquecimento ambiental para cães

 

1) Ajuda a gastar a energia do cachorro.

2) Estimula as habilidades cognitivas do animal.

3) Reduz casos de agressividade.

4) Cria uma conexão com os instintos naturais da espécie.

5) Diminui as chances de estresse e ansiedade em cães.

6) Melhora a relação entre o tutor e o pet.

7) Deixa o cachorro mais animado e confiante.

8) Evita problemas comportamentais no geral, como um cachorro destruidor.

Passeios e atividades ao ar livre são ideias de enriquecimento ambiental para cães

Passear com cachorro é uma das várias maneiras de implementar o enriquecimento ambiental. Cães que são acostumados a sair de casa geralmente conseguem trabalhar aspectos importantes, como a socialização e o gasto de energia. Eles também têm a chance de usar seus sentidos e instintos durante essas voltinhas fora de casa. Um exemplo disso é o olfato canino, que é sempre muito utilizado (e se você viu um cachorro farejando muito no passeio, com certeza sabe do que estamos falando).

Outros tipos de atividades também são interessantes para variar a rotina, como uma trilha para cachorro ou um passeio à praia. Não esqueça de verificar se o lugar é pet friendly antes de ir!

Como fazer enriquecimento ambiental para cães dentro de casa?

Além de ter um cantinho confortável com tudo que seu pet precisa - uma cama para cachorro relaxar, itens de higiene, uma boa ração e potinho de água -, a melhor forma de como enriquecer o ambiente para cachorro é com brinquedos! O que não falta é diversidade nessas horas, porque tem brinquedos de todos os tipos e para todos os gostos. Algumas das melhores opções são:

Ah, e além de dar somente brinquedos, você também pode preparar atividades com o pet, como esconder petiscos de cachorro pela casa e esperar que ele encontre. Ensinar comandos básicos de obediência também entra nessa lista, já que estimula a cognição do animal. Outra ideia é oferecer alguns aperitivos diferenciados, que também enriquece o ambiente: você pode congelar pedacinhos de frutas para cachorro e oferecê-las nos dias mais quentes. Mas não esqueça de verificar a lista de alimentos permitidos e proibidos para cães antes, hein?!

Redação: Juliana Melo