Cuidados dos animais

Enriquecimento ambiental para cães no calor: veja como divertir e refrescar o seu pet ao mesmo tempo!

Publicado - 13 Novembro 2023 - 11h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro sente calor assim como nós. Isso quer dizer que enquanto nós estamos sofrendo com as altas temperaturas, nossos pets também estão. O cachorro com calor excessivo acaba passando por alguns sintomas bem desconfortáveis. A própria saúde do animal fica debilitada, com maior risco de desenvolver desidratação, insolação, queimaduras e ferimentos nas patinhas. Por isso, é importante arranjar maneiras de refrescar o pet, principalmente por meio do enriquecimento ambiental para cães. 

Isso pode ser feito de forma muito divertida! Quando o cachorro sente calor, costuma ficar mais apático e quietinho. Portanto, é bom que o pet também tenha um entretenimento a mais nesse momento. Veja a seguir algumas ideias de enriquecimento ambiental para cães no calor que vão divertir e refrescar o animal!

Como saber se o cachorro está com calor? 

Um dos sinais mais evidentes é o cachorro ofegante. Além disso, a língua esticada para fora e a perda de apetite também são comuns no cachorro com calor. Sintomas também incluem apatia, falta de energia e disposição, coração mais acelerado, vômito, diarreia e apatia. 

Imagem Quiz:Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ideias de enriquecimento ambiental para cães: piscina é uma ótima solução!

Para o cachorro com calor, sintomas são bem desconfortáveis. Por isso, é importante deixar o pet mais fresco. De todas as ideias de enriquecimento ambiental para cães, uma das mais refrescantes e divertidas para o pet é, sem dúvidas, a piscina! 

Para levar o cachorro na piscina, você pode usar aqueles modelos infantis. Se o cão for de porte pequeno, dá até para usar uma bacia grande. Vale ressaltar que não se pode colocar cloro na piscina para cachorro! Além disso, é importante ter certeza que o seu cachorro sabe nadar e o tutor deve estar sempre por perto supervisionando a brincadeira.   

Brincadeiras no tapete gelado são ótimas para cachorro com calor 

Você já deve ter reparado que quando o cachorro sente calor ele costuma se deitar no chão com piso mais geladinho. Por isso, que tal apostar no tapete gelado? Esse produto faz um grande sucesso entre os cães porque deixa qualquer ambiente mais refrescante. O pet pode se deitar ali e, assim, se sentir mais fresquinho. Para deixar o momento divertido, o tutor pode incluir brincadeiras em cima do tapete gelado. 

Uma boa dica é pegar brinquedos de enriquecimento ambiental para cães. Assim, o tutor promove entretenimento e, como o cãozinho estará mais refrescado, se divertirá muito mais. Algumas ideias de brinquedos que podem ser usados são a bolinha recheada de ração, a corda, brinquedinhos com garrafa pet e o circuito para cachorro.

Cachorro olhando para picolé
Ideias de enriquecimento ambiental para cães com calor incluem picolés

 

Como fazer enriquecimento ambiental para cães caseiro?

Uma das melhores ideias de enriquecimento ambiental para cães caseiro é apostar no picolé para cachorro. Sim, cães também podem saborear um delicioso picolé (mas não o mesmo que os humanos tomam). Basta pegar algumas frutas para cachorro, bater no liquidificador e colocar em uma forminha de picolé. Então, é só esperar gelar e servir. Além do picolé, o tutor pode apostar em sacolés, água de coco e frutas refrescantes para o animal. O cachorro com calor ficará bem refrescado, ganhará nutrientes e ainda vai ficar super entretido.

Brincadeira com pedra de gelo para cachorro com calor é sinônimo de diversão 

O que fazer para aliviar calor em cachorro? Gelo! Isso mesmo, pode dar gelo para cachorro e os cãezinhos fazem a festa com os cubos. Basta que o tutor pegue um cubinho e dê para o animal. O cachorro com calor vai se refrescar muito chupando, lambendo e até mesmo brincando com esse objeto. O tutor pode ainda passar um cubinho na barriga do pet e em outras partes do corpo, aumentando a sensação de frescor. Sem dúvidas, é um enriquecimento ambiental para cães caseiro super fácil de ser feito e que deixa o animal não só fresquinho como animado por muito tempo. 

Outros cuidados importantes para se tomar com um cachorro com calor

Precisamos ressaltar alguns cuidados no verão que um cachorro com calor excessivo deve receber além do enriquecimento ambiental para cães. O protetor solar é um aliado muito importante nos dias quentes, pois protege a pele do animal. Além disso, não se deve passear com o cachorro entre 10h e 16h, pois é o período em que o sol está mais forte. O ideal é apostar em passeios em locais com mais sombra e ar fresco. 

Muitos tutores acham que é uma boa ideia tosar cachorro no verão. Para algumas raças, realmente vale a pena. Porém, a ideia de que cachorro sente calor por causa dos pelos não é 100% verdadeira. A pelagem realmente esquenta, mas também serve como um regulador de temperatura. Para algumas raças, a tosa no verão pode ser um problema porque atrapalha essa regulagem e ainda expõe a pele do cão às altas temperaturas, aumentando o risco de queimaduras. 

Qual a temperatura que um cachorro aguenta no calor?

A temperatura ambiente mais confortável para os pets é em torno de 25ºC. Esses animais até aguentam temperaturas um pouco mais elevadas, até, em média, 32ºC, mas se passar muito disso é um sinal de alerta e você deve saber como refrescar seu pet em dias tão abafados.

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas