Saúde

Em quais casos o antialérgico para cachorro é indicado?

Antialérgico para cachorro: saiba quando usar o medicamento para cuidar do animal
Antialérgico para cachorro: saiba quando usar o medicamento para cuidar do animal

O cachorro com alergia não é incomum e o problema pode surgir em qualquer fase de vida. Nesses casos, o uso de antialérgico para cachorro é o tratamento mais recomendado para controlar o processo alérgico e garantir mais bem-estar ao seu amigo. Ainda assim, é comum que o medicamento cause dúvidas relacionadas ao tempo de uso e, principalmente, em quais casos pode ser utilizado. Por isso, é importante ter cautela e seguir exatamente o que for passado pelo veterinário. Para entender melhor sobre o assunto, nós reunimos os principais casos em que os antialérgicos são realmente necessários. Dá uma olhada!

Antialérgico para cachorro: veja algumas doenças que podem ser administradas com o medicamento

Em um caso de cachorro com alergia, o veterinário fará uma avaliação para determinar a causa exata do problema e, só então, receitar o antialérgico para cachorro ideal. Antes de levá-lo para atendimento médico, é bom listar todos os passos e coisas que o cachorro comeu ou teve contato. Isso vai ajudar a identificar a origem do problema. Veja só!

- Dermatite atópica canina

De origem genética, a dermatite atópica canina é desencadeada pelo contato direto com fumaça, poeira, pólen, ácaros, entre outros. A atopia provoca o ressecamento intenso da pele, que pode desenvolver para feridas se não cuidada desde os primeiros indícios. Nesse caso, a melhor forma de tratar é com o antialérgico para cachorro e ele deve ser receitado depois do diagnóstico e dos exames que confirmem o problema no animal. Mas, vale lembrar que, por se tratar de um problema que não tem cura, o acompanhamento com um veterinário deve ser feito pelo resto da vida do animal, ok?

Piodermite canina

A piodermite canina é uma infecção bacteriana muito comum. O remédio para alergia de cachorro faz parte do tratamento, que pode demandar também o uso de antibióticos. Se o seu cãozinho anda se coçando com frequência, é bom ficar atento. Boa parte dos animais costumam apresentar coceira como um dos principais sintomas, mas outros sinais também podem ser observados, como o surgimento de caroços pelo corpo do animal e bolinhas de pus. A queda de pelos também pode ocorrer.

Alergia alimentar em cães

Os cães também podem ter alergia a determinados alimentos. Entre eles, está a carne bovina, a soja, o milho e o trigo, que estão presentes na maioria das rações comerciais. Sendo assim, é importante estar atento à composição da ração de seu amigo e trocá-la caso ele manifeste qualquer sinal de alergia. Nesse caso, vômitos, diarreia, coceira, irritação na pele e dores intestinais podem indicar que algo não vai bem com o seu pet. O tratamento com antialérgico para cachorro também pode indicado pelo veterinário para amenizar os sintomas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    Cachorro com alergia: p ulgas, carrapatos, ácaros e alimentos podem causar o problema no seu amigo
    Cachorro com alergia: p ulgas, carrapatos, ácaros e alimentos podem causar o problema no seu amigo

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Cachorro com alergia a pulga também pode ser tratado com o uso de antialérgicos 

    Muitos tutores não sabem, mas a ação das temidas pulgas e carrapatos também pode resultar em cachorro com alergia. O grande problema está na saliva desses parasitas, que tende a irritar a pele do seu amigo, levando a uma coceira extrema. Cães que sofrem com esse problema, inclusive, têm o hábito de se lamber e se esfregar em diferentes superfícies por conta desse incômodo causado pela alergia. Nesse caso, um dos melhores tratamentos é por meio da administração de antialérgicos para cachorro com alergia. Mas lembre-se: é necessário levar o pet em um veterinário para ter o diagnóstico certo e, então, iniciar o tratamento com as doses adequadas.

    Cachorro com alergia: como prevenir e garantir o bem-estar do seu amigo

    Se você tem um pet em casa, saiba que existem algumas formas de prevenir a alergia em cachorro e garantir a saúde do animal. Investir em uma tosa higiênica e regular é uma delas. Desta forma, você evita que parasitas possam habitar no corpo do animal e, consequentemente, causar irritações na pele. Evitar o contato do seu pet com insetos, como abelhas e formigas, também é importante. Além disso, é fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada, respeitando as limitações do seu cãozinho. Comidas de humanos nem pensar, ok? 

    Redação: Úrsula Gomes

    É normal cachorro roncar? Em quais casos o ronco precisa de atenção?

    Próxima matéria

    É normal cachorro roncar? Em quais casos o ronco precisa de atenção?

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?
    Saúde

    Anti-inflamatório para cachorro: em quais casos o medicamento é indicado?

    O anti-inflamatório é um dos medicamentos mais comuns no dia a dia dos humanos. Mesmo sem prescrição médica, é a ele que a gente costuma recorrer para tratar dores e incômodos simples. Se essa prática não é recomendada nem para o nosso organismo, que dirá para o dos cachorros, que funciona de forma diferente. Se o anti-inflamatório para cachorro não pode ser usado deliberadamente, vale a pena em quais casos e como ele deve ser administrado no seu amigo.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    5 motivos pelos quais seu cachorro late em casa
    Adestramento

    5 motivos pelos quais seu cachorro late em casa

    O cachorro latindo pode significar várias coisas, já que os cães não usam os latidos apenas para se expressarem. É com essa comunicação que eles conseguem sinalizar para seus humanos o que querem e, até mesmo, se há algo incomodando ou alguém por perto que apresenta perigo. Cada cachorro tem uma personalidade e, por isso, alguns latem mais e outros menos. Há estudos também que apontam a diferença de latidos entre as raças. Agora, se você tem um cachorro que late muito a ponto de causar problemas com vizinhos, é necessário avaliar a melhor alternativa para ajudar o animal e conviver pacificamente com a vizinhança. 

    Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema
    Raças

    Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema

    Amor à primeira vista é um sentimento comum ao adotar ou comprar um cãozinho. Mas, também é normal deixar para segundo plano uma pesquisa completa sobre as características e comportamentos de determinadas raças. E é em casa, depois de alguns dias que se percebe um incômodo: a queda de pelo em cachorro. De repente, aparecem vários tufos pela casa e você sequer entende como é possível o bichinho soltar tanto pelo.

    Ver Todas >

    Quais são os vermes em gatos mais comuns?
    Saúde animal

    Quais são os vermes em gatos mais comuns?

    Uma situação mais comum do que se pensa é encontrar um gato com verme. Até mesmo os bichanos que não têm o hábito de sair de casa com frequência podem acabar desenvolvendo esse tipo de problema, pois os ovos desses parasitas podem ser facilmente transportados para dentro de casa em sapatos e roupas. Além disso, se o seu gatinho tem mania de comer outros bichinhos, como insetos ou roedores, ele também fica mais vulnerável aos vermes em gatos. Portanto, é importante saber quais são os tipos de vermes de gato mais comuns e como eles podem afetar a saúde dos felinos. Para maiores esclarecimentos, preparamos uma matéria com o que você precisa saber sobre o assunto.

    Anatomia do cachorro: tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do corpo do seu pet
    Saúde animal

    Anatomia do cachorro: tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do corpo do seu pet

    Já parou para pensar como funciona o corpo do cachorro? A anatomia canina é repleta de curiosidades que podem nos surpreender. Uma das mais conhecidas é que os cães não enxergam todas as cores, mas isso está longe de ser o fato mais intrigante sobre a anatomia do cachorro. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o corpo do seu amigo de quatro patas - desde os principais órgãos e sistemas do animal, até os cinco sentidos. Veja a seguir!

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?
    Saúde animal

    Como é a saúde do Husky Siberiano? A raça de cachorro tem propensão para desenvolver alguma doença?

    É praticamente impossível resistir ao charme de um Husky Siberiano. A raça tem uma forte presença, com pelos brilhantes e um olhar penetrante que às vezes até chega a intimidar. Mas quem pensa que eles são cães agressivos devido à semelhança com lobos se engana. No fundo, o Husky Siberiano (filhote ou adulto) é um super companheiro, carinhoso e bastante apegado a sua família. O problema é que a raça pode ter alguns probleminhas de saúde no decorrer da sua vida, mesmo que ele receba todos os cuidados necessários. A seguir, separamos as principais doenças que podem acometer a saúde do cachorro Husky.

    Como identificar o carrapato em gato?
    Saúde animal

    Como identificar o carrapato em gato?

    Uma dúvida que alguns tutores tem é se gato pega carrapato, e a resposta para isso é sim: os bichanos não estão imunes a esse tipo de problema. Não é a situação mais comum de acontecer, principalmente no caso de gatos caseiros. No entanto, se o animal tem o hábito de dar umas escapulidas de vez em quando, mora em uma casa com quintal ou divide o espaço com um cãozinho, as chances de encontrar um carrapato em gato em algum momento são altas. Portanto, é importante saber como identificar o parasita e também como tirar carrapato de gato. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma matéria com as principais informações sobre o assunto!

    Ver Todas >