Será que pode dar antialérgico para cachorro? Essa é uma dúvida muito comum entre os pais de pet, principalmente porque as reações alérgicas ocorrem quando menos se espera e pode acometer cães de diferentes idades. O cachorro com alergia na pele precisa, sim, de um tratamento adequado, mas que somente pode ser indicado por um médico veterinário de confiança. Geralmente o antialérgico para pet é uma opção que pode ser considerada, desde que haja o devido acompanhamento. Dúvidas quanto ao tempo de uso, em que casos o remédio é recomendado e qual antialérgico cachorro pode tomar são bem comuns, por isso reunimos as principais informações sobre o assunto abaixo. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como funciona o remédio antialérgico para cachorro?

O antialérgico canino - também conhecido como anti-histamínico - é um medicamento que tem a função de tratar e conter reações alérgicas do organismo do cão. Na prática, esses fármacos servem para inibir e bloquear as ações da histamina, uma substância biologicamente ativa do sistema imunológico que é liberada durante os processos alérgicos. A função da histamina é basicamente destruir células estranhas que invadem o corpo do animal, atuando na defesa do organismo. Como consequência, o cachorro sofre com a alergia e pode ter diferentes sintomas atrelados a isso. O antialérgico para cães, por sua vez, busca amenizar o impacto provocado pela histamina e melhorar o bem-estar do pet.

Vale lembrar que a dose de antialérgico para cachorro vai depender principalmente da avaliação feita pelo veterinário, que vai verificar a gravidade da situação. Também é importante destacar que não se pode oferecer nenhum tipo de antialérgico humano para cachorro. Mesmo que a intenção seja ajudá-lo, isso pode acabar prejudicando ainda mais a saúde do animal.

Antialérgico: cachorro pode ser tratado com o medicamento em diversas situações

Em um caso de cachorro com alergia, o veterinário fará uma avaliação para determinar a causa exata do problema e, só então, receitar o remédio antialérgico para cães ideal. Antes de levá-lo para atendimento médico, é bom listar tudo aquilo que o cachorro comeu ou teve contato recentemente. Isso vai ajudar a identificar a origem do problema. Veja a seguir algumas situações em que o antialérgico pet é indicado:

1) Dermatite atópica canina pode ser contida com um antialérgico para cachorro

De origem genética, a dermatite atópica canina é desencadeada pelo contato direto com fumaça, poeira, pólen e ácaros. A atopia provoca o ressecamento intenso da pele, que pode desenvolver para feridas se não for cuidada desde o início. Nesse caso, a melhor forma de tratar é com um antialérgico veterinário, que deve ser receitado depois que o diagnóstico for confirmado. Como se trata de um problema que não tem cura, o acompanhamento deve ser feito pelo resto da vida do animal.

2) Piodermite canina: antibiótico e antialérgico pet são as melhores formas de tratamento

A piodermite canina é uma infecção bacteriana muito comum. O remédio antialérgico para cães faz parte do tratamento, e em alguns casos o uso de antibióticos também é indicado. Se o seu cãozinho anda se coçando com frequência, é bom ficar atento. Boa parte dos animais costuma apresentar coceira como um dos principais sintomas, mas outros sinais também podem ser observados, como o surgimento de caroços pelo corpo do animal e bolinhas de pus. A queda de pelos também pode ocorrer.

 

O antialérgico para cachorro é usado em diferentes casos, como dermatite atópica, piodermite e alergia alimentar

O antialérgico para cachorro é usado em diferentes casos, como dermatite atópica, piodermite e alergia alimentar

 

 

3) Alergia alimentar em cães pode demandar o uso de antialérgico veterinário

 

Os cães também podem ter alergia a determinados alimentos. Entre eles, estão a carne bovina, a soja, o milho e o trigo, ingredientes presentes na maioria das rações comerciais. Sendo assim, é importante estar atento à composição da ração de seu amigo e trocá-la caso ele manifeste qualquer sinal de alergia. Nesse caso, vômitos, diarreia, coceira, irritação na pele e dores intestinais podem indicar que algo não vai bem com o seu pet. Sobre o tratamento, pode dar remédio de alergia para cachorro como forma de aliviar os sintomas, caso seja indicado pelo veterinário.

4) Cachorro pode tomar antialérgico para tratar alergia a pulgas

Muitos tutores não sabem, mas a ação das temidas pulgas e carrapatos também pode desencadear reações alérgicas nos cães, sendo necessário o uso de antialérgico veterinário para amenizá-las. O grande problema está na saliva desses parasitas, que tendem a irritar a pele do seu amigo, levando a uma coceira extrema. Cães que sofrem com isso, inclusive, têm o hábito de se lamber e se esfregar em diferentes superfícies por conta do incômodo causado pela alergia. Nesse caso, um dos melhores tratamentos é por meio da administração de um antialérgico para cachorro. Mas lembre-se: é necessário levar o pet em um veterinário para ter o diagnóstico certo e, então, iniciar o tratamento com as doses adequadas.

Antialérgico para cachorro dá sono? Veja algumas reações comuns

Assim como acontece com os humanos, os cães também podem ter algumas reações ao antialérgico pet. Tanto o comprimido para alergia em cachorro quanto o medicamento injetável costumam dar sonolência, então é normal que o seu amiguinho passe algumas horinhas dormindo ou com preguiça após a administração do remédio. Por outro lado, é importante ficar atento a outras mudanças no corpo do cachorro que podem ser causadas pelo uso incorreto do antialérgico para cachorro, como alterações gastrointestinais ou a piora da coceira. No caso do antialérgico para cães filhotes, também é importante verificar se o remédio tem alguma contraindicação para a idade do animal e o que isso pode causar.

Antialérgico: cachorro precisa de cuidados para evitar o problema

Antes de se perguntar se “posso dar antialérgico para cachorro”, não se esqueça de que a prevenção é sempre o melhor remédio. Investir em uma tosa higiênica é uma delas. Desta forma, você evita que parasitas possam habitar no corpo do animal e, consequentemente, causar irritações na pele. Evitar o contato do seu pet com insetos, como abelhas e formigas, também é importante. Além disso, é fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada, respeitando as limitações do seu cãozinho e lembrando que as comidas humanas normalmente não são recomendadas para ele.

Caso observe que o seu doguinho está se coçando mais do que o normal ou com a pele vermelha e irritada, não deixe de procurar um profissional para saber qual antialérgico pode dar para cachorro.

Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 07/05/2020

Atualizada em: 25/085/2021