Comportamento animal

Dogo argentino: saiba tudo sobre a personalidade do cachorro grande

Publicado - 19 Julho 2023 - 18h27

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Dogo Argentino é um cachorro argentino forte que chama atenção por onde passa! Com corpo musculoso, focinho largo e crânio grande, a raça é conhecida por sua semelhança com o Pitbull. O cão da Argentina, porém, é ainda maior. A altura de um Dog Argentino chega facilmente aos 68 cm. Já em questão de peso, Dogo Argentino fica em torno dos 45 Kg. Com essas características físicas, é inevitável pensar que a raça é bem imponente e séria.

Mas é só observar seu temperamento que fica provado que esse cachorro é, na verdade, muito dócil e calminho - apesar de também ter um lado protetor e corajoso. Quer conhecer mais sobre a personalidade do cachorro Dogo Argentino? O Patas da Casa te explica tudo a seguir!

O que influencia na personalidade do cachorro?

Quando falamos de raças de cachorro, Dogo Argentino e várias outras sofrem influência de uma série de fatores para ter a sua personalidade moldada. A origem do animal é um exemplo disso. Alguns cães, como o próprio Dogue Argentino, eram utilizados como cães de caça, e por isso tem alguns instintos naturalmente mais aflorados, como o instinto protetor.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para completar, a criação do cachorro argentino também impacta no seu comportamento. Se o animal for criado de uma maneira mais brusca, pode adotar um temperamento mais reativo. Já se ele for criado com amor, reforços positivos e carinho, tende a ser um cão dócil e fácil de conviver. 

O Dogo Argentino é um cachorro bem calmo no dia a dia

Quem vê o Dogo Argentino com sua carinha de sério nem imagina que esse cão esconde uma personalidade super tranquila. O Dog Argentino só parece intimidador, mas a verdade é que a raça é muito calminha no dia a dia. Ele é até considerado por muitos uma raça mais tímida. Super amigável, esse cachorro gigante adora ficar com a família e receber carinho. A gentileza e a alegria são características marcantes do Dogo Argentino. Personalidade sensível da raça também chama atenção. O cachorro argentino entende muito bem seu dono e faz de tudo para vê-lo feliz.

O cachorro Dogo Argentino é corajoso e tem um forte instinto protetor

O jeitinho calmo do cachorro Dogo Argentino não impede que o animal também seja muito corajoso. Essa raça tem um passado de cão de guarda e caçador. Até hoje, seu instinto protetor é bastante apurado. O Dogue Argentino é destemido e não hesita em proteger quem ama se julgar necessário. O cão não costuma ser agressivo, mas vai estar sempre atento e se mostrar firme em uma situação de perigo, pois seu objetivo é cuidar de quem ama.

Dogo Argentino: personalidade forte da raça deve ser observada

É importante entender que a raça de cachorro Dogo Argentino é dona de uma personalidade forte. Trata-se de um cachorro dominante com um forte instinto de matilha. O Dogo Argentino naturalmente gosta de ser o “dono” do local. Além disso, é um cão muito independente. Por conta dessas características, é muito importante que o tutor de um cachorro Dogo Argentino tenha firmeza para lidar com o pet. Se não tiver o pulso firme, o cão vai se sentir o líder da casa.

Cachorro argentino da raça Dogo deitado no chão

Dificilmente você verá um Dog Argentino latindo

 

Uma grande vantagem de se ter um Dogo Argentino em casa é o fato de que essa raça não tem o costume de latir. Trata-se de um cachorro silencioso que raramente late, uiva ou faz muitos barulhos. Ao perceber algum perigo, ele prefere averiguar e resolver a situação sozinho, sem alardes e sem chamar a atenção do tutor para o problema. Por isso, a raça Dogo Argentino é muito indicada para quem quer adotar um cachorro que não late muito em casa.

A raça de cachorro Dogo Argentino está sempre disposta a dar todo seu amor para a família

O cachorro da raça Dogo Argentino encontra diferentes maneiras de demonstrar seu amor. Com seu jeitinho de cachorro protetor, ele é totalmente leal ao dono e não mede esforços para protegê-lo simplesmente porque o ama. Além disso, o Dog Argentino é naturalmente um cão carinhoso. Esse pet adora ficar juntinho da família, seja brincando ou apenas fazendo companhia. O Dogo Argentino ama um contato físico, então se prepare para ter esse cachorro argentino grande que pode pesar até 45 Kg sempre juntinho de você.

O cachorro Dogo Argentino pode ser um pouco desconfiado, principalmente com outros cães

Como o instinto protetor faz parte do Dogo Argentino, personalidade acaba sendo, inevitavelmente, um pouco desconfiada com estranhos. Ao ver uma pessoa desconhecida, o pet gosta de primeiro avaliar a situação. O tutor deve fazer a apresentação entre o Dogo Argentino e a visita aos poucos para que tudo ocorra da melhor maneira possível. O cão normalmente não cria alarde, mas pode demorar um pouco até se acostumar. Ao ver que não há perigo nenhum, o Dogo Argentino logo mostra seu lado mais dócil a essa pessoa. Já com outros cães, porém, a raça Dogo Argentino não é tão simpática. Por ser um cão mais territorialista e dominante, o Dog Argentino tende a querer mostrar dominância e determinar seu papel de líder, tornando a convivência entre os cães mais complicada. 

Quantos quilos tem a mordida de um Dogo Argentino?

O Dogue Argentino é um dos cachorros com a mordida mais forte do mundo! Ele ocupa a sétima posição do ranking e alcança uma força de até 500 PSI. Já o primeiro colocado, que é o Kangal, pode atingir cerca de 746 PSI. Por isso, pode-se dizer que esse é um dos cachorros mais fortes que existem. Por outro lado, para quem se pergunta: "quem é mais forte o Pitbull ou Dogo Argentino?", a resposta pode surpreender! O Dogo Argentino (500 PSI) tem uma força mais poderosa do que o Pitbull (235 PSI). A diferença do cachorro argentino para os Pitbulls é mais do que o dobro!

O Dogo Argentino precisa de uma rotina de exercícios

O Dogo Argentino é um cachorro calmo e que não tem costume de fazer bagunça dentro de casa. Porém, precisamos ter sempre em mente que a raça possui instintos de caça que devem ser estimulados. Isso significa que o Dog Argentino precisa correr, brincar e se exercitar para que esse instinto seja gasto da melhor forma possível. A falta de atividades físicas pode deixar o cachorro ansioso e, consequentemente, agitado. No geral, a raça de cachorro Dogo Argentino não é nada destruidora, mas para que ele se mantenha assim é fundamental ter uma rotina de exercícios e um espaço amplo para que o animal esteja sempre em movimento.

Dogo Argentino branco deitado em um sofá verde

A inteligência e a obediência do Dogo Argentino chamam atenção

 

Uma outra característica marcante do cachorro Dogo Argentino é a sua inteligência. O animal é muito esperto e tem uma grande capacidade de aprender comandos com facilidade. Além disso, é um cão extremamente obediente. O Dogo Argentino sempre quer agradar o dono e, por isso, obedece sem pestanejar o que o tutor o ensina. Por conta disso, o adestramento de cães da raça Dogo Argentino costuma acontecer de forma muito tranquila. 

A socialização e o adestramento são indispensáveis para a raça de cachorro Dogo Argentino 

Todo cachorro deve passar pela socialização e pelo adestramento. No caso do Dogo Argentino, esses processos são ainda mais fundamentais. A convivência com esse pet é muito fácil, mas socializar o cachorro argentino é importante para amenizar sua desconfiança e facilitar sua interação com outras pessoas e animais. Já o adestramento ajuda a melhorar seu comportamento no dia a dia, garantindo uma convivência ainda mais tranquila.

A sorte é que, como o cachorro Dogo Argentino é muito disciplinado, esses processos são realizados de maneira bem simples. Vale ressaltar que é sempre melhor treinar o Dogo Argentino filhote porque nessa fase da vida ele aprende com mais facilidade e os resultados a longo prazo são mais positivos.  

Como é ter um Dogo Argentino?

Por incrível que pareça, o cachorro argentino é conhecido por ser calmo e tranquilo, mas independente. Ele, inclusive, é bem silencioso e não late com frequência, podendo ser um bom amigo para apartamentos. Além disso, quando falamos do Dogo Argentino, cachorro é muito apegado com o tutor e tende a ser bem afetuoso. Ele é fã dos humanos e, se for bem socializado, pode ter uma relação harmoniosa com diferentes pessoas e animais. 

É permitido ter um Dogo Argentino no Brasil?

A raça de cachorro Dogo não é bem vista por alguns países. Ela normalmente é associada a imagem de um cachorro agressivo (o que não é totalmente verdade), e por isso é proibida em vários lugares do mundo. No entanto, isso não acontece no Brasil, então é possível, sim, ter um Dogo Argentino por aqui. A única atenção é procurar um canil especializado no cachorro argentino e que seja confiável, além de treinar o animal corretamente para não desenvolver atitudes problemáticas.

Dogo Argentino: preço precisa ser bem pesquisado

O Dogo Argentino é a raça ideal para quem quer um cachorro argentino grande de fácil convivência e tranquilo no dia a dia. Esse pet não é tão famoso, mas cada vez mais pessoas querem ter um cãozinho Dogo Argentino. Preço da raça pode sofrer variações, mas, no geral, costuma ficar entre R$ 1.000 e R$ 4.000. Não é dos mais altos, mas pode ser um pouco difícil de encontrar um filhote por conta da baixa popularidade. Vale ressaltar, porém, que na hora de comprar um Dogo Argentino preço não deve ser o único ponto a ser pesquisado.

É muito importante procurar um canil de cachorro de qualidade para ter certeza de que você não está financiando um local que realiza maus tratos com animais. Uma outra dica é prestar atenção nas cores. Muitas pessoas se perguntam se existe Dogo Argentino preto, mas a resposta é não. O Dogo Argentino branco é o único reconhecido oficialmente. O que pode acontecer é de o Dogo Argentino branco ter manchas pretas ao redor do olho. Porém, o Dogo Argentino preto por completo não existe, então desconfie se alguém tentar vender para você. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Mariana Fernandes

Publicado originalmente em: 24/11/2022
Atualizado em: 19/07/2023

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Cachorro

Pancreatite em cachorro: aprenda a reconhecer 6 sinais da doença que vão ajudar no diagnóstico mais rápido

A pancreatite em cachorro é uma doença que merece a atenção dos tutores. A patologia afeta o pâncreas, órgão essencial para a produç...

Adote um animal

Cachorro pequeno: essas são as 10 menores raças de cachorro do mundo todo

Ter um cachorro pequeno em casa é sinônimo de fofura e alegria. Como são menores, esses doguinhos se adaptam mais facilmente ao espa...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Ver todas