A doença do carrapato é uma das mais temidas pelos pais e mães de pets - e com razão. O contágio acontece quando um carrapato infectado com o parasita pica um cãozinho saudável. Pouco tempo depois, os sintomas da doença do carrapato já começam a aparecer. Um dos motivos do porque essa doença é tão perigosa é o fato de seus sintomas serem muito variados e se agravarem rapidamente. A doença do carrapato tem cura, mas quanto mais o tratamento demora a ter início, mais complicado fica. Para te ajudar a entender melhor os perigos da doença do carrapato em cachorro, o Patas da Casa preparou o infográfico a seguir. Confira!


A doença do carrapato causa sintomas muito variados no cãozinho
A doença do carrapato causa sintomas muito variados no cãozinho

Existem quatro tipos de doença do carrapato

A doença do carrapato é, na verdade, o conjunto de hemoparasitoses transmitidas por meio da picada do carrapato. Ele é o vetor de diferentes agentes infecciosos que parasitam a corrente sanguínea. Os tipos de doença de carrapato são: 

  • Babeesiose (causada por protozoário)

  • Erliquiose (bactéria)

  • Febre maculosa (bactéria)

  • Doença de Lyme (bactéria)

A babesiose e a erliquiose são as mais comuns. Existem diferenças entre todas elas (como seus agentes causadores), mas todas têm o carrapato como vetor e basicamente os mesmos sintomas. Doença do carrapato, seja qual for, traz diversos perigos à saúde do cão.

Existe ainda a doença do carrapato em humanos. O carrapato que transmite o parasita para o cão também pode passar para as pessoas. Os sintomas são bem parecidos e também é uma doença muito grave. Porém, o cachorro não transmite a doença do carrapato em humanos. Ou seja, se seu cãozinho estiver doente, ele não vai passar para você, pois só o carrapato faz isso.

Sintomas da doença do carrapato: hemorragias causam placas vermelhas e sangramento

Os agentes causadores da doença do carrapato contaminam o sangue. Eles se infiltram na corrente sanguínea e começam a afetar os órgãos. Por isso, muitos dos sintomas da doença do carrapato estão relacionados a problemas nas células sanguíneas. O organismo passa a ter dificuldade de realizar a coagulação e, com isso, surgem hemorragias pelo corpo. O cachorro doente apresenta petéquias, que são manchinhas vermelhas na pele causadas por hemorragias nos vasos sanguíneos. Além disso, o sangramento nasal é mais um dos sintomas da doença do carrapato, apesar de ser menos frequente. Ele também é uma consequência das hemorragias causadas pela falta de coagulação, assim como o sangue nas fezes e na urina.

A doença de carrapato deixa o animal sem comer e cada vez mais fraco

Saber como alimentar cachorro com doença do carrapato é complicado. Quando o cão está doente, tem tendência a se sentir mais enjoado e quietinho, perdendo assim a vontade de comer. A falta de apetite e a perda de peso são um dos principais sinais de doença do carrapato. Sintomas como esses são comuns a diversas doenças, por isso se atente a outros sinais. 

A falta de apetite que a doença do carrapato causa é preocupante pois o alimento é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, responsável por combater o parasita. Sem comer, o pet fica mais fraco e o agente causador mais forte, dificultando uma boa resposta ao tratamento. É importante visitar um veterinário nutricionista nesse momento. Ele indicará a melhor maneira de como alimentar cachorro com doença do carrapato sem forçar o organismo. Jamais dê comidas muito calóricas, pois pode até parecer que o cão está disposto na hora, mas na verdade não está ganhando nutrientes e seu organismo ainda pode recusar o alimento.

Doença do carrapato: sintomas como fraqueza do corpo e indisposição são comuns

Outra coisa comum em um cachorro com a doença é a perda da vitalidade. Isso é muito preocupante porque o cão simplesmente não tem forças para combater os sintomas. A doença do carrapato causa uma baixa no número de plaquetas no sangue, o que faz o animal perder sua disposição para qualquer coisa, seja comer, brincar, andar ou tudo que ele precisar levantar da caminha para fazer. Assim, ele fica cada vez mais fraco, contribuindo, inclusive, para a perda de peso. Além disso, a doença do carrapato deixa o cão tão indisposto que ele acaba ficando bem triste, podendo em alguns casos até desenvolver depressão

A doença do carrapato em cachorro favorece o surgimento de outras doenças 

Conforme a doença do carrapato avança, o corpo enfraquece e outras doenças podem surgir. É comum que o cão doente desenvolva uma insuficiência renal grave. Outro problema frequente é a anemia, consequência da perda de células sanguíneas. Ou seja, a doença de carrapato pode não vir sozinha. Ela deixa a imunidade tão fraca que novas doenças ganham espaço. 

É raro, mas doença do carrapato pode provocar sintomas neurológicos

Sintomas neurológicos podem surgir como consequência da doença de carrapato. Não é tão comum, mas como o parasita ataca todo o organismo, pode acontecer de também afetar o sistema nervoso. As sequelas da doença do carrapato do tipo neurológicas incluem, principalmente, convulsões, fraqueza e paralisia dos membros. Problemas dermatológicos também são sintomas da doença do carrapato menos frequentes, mas podem aparecer em alguns casos.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.