close
Saúde

Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro

Atualizado · 23 de maio de 2022 · 18h00

Publicado · 23/05/2022 · 00h00

A doença do carrapato é uma das mais temidas pelos pais e mães de pets - e com razão. O contágio acontece quando um carrapato infectado com o parasita pica um cãozinho saudável. Pouco tempo depois, os sintomas da doença do carrapato já começam a aparecer. Um dos motivos do porque essa doença é tão perigosa é o fato de seus sintomas serem muito variados e se agravarem rapidamente. A doença do carrapato tem cura, mas quanto mais o tratamento demora a ter início, mais complicado fica. Para te ajudar a entender melhor os perigos da doença do carrapato em cachorro, o Patas da Casa preparou o infográfico a seguir. Confira!

A doença do carrapato causa sintomas muito variados no cãozinho
A doença do carrapato causa sintomas muito variados no cãozinho

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
Saúde animal

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Saúde animal

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Saúde animal

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Saúde animal

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

Existem quatro tipos de doença do carrapato

A doença do carrapato é, na verdade, o conjunto de hemoparasitoses transmitidas por meio da picada do carrapato. Ele é o vetor de diferentes agentes infecciosos que parasitam a corrente sanguínea. Os tipos de doença de carrapato são: 

  • Babeesiose (causada por protozoário)

  • Erliquiose (bactéria)

  • Febre maculosa (bactéria)

  • Doença de Lyme (bactéria)

A babesiose e a erliquiose são as mais comuns. Existem diferenças entre todas elas (como seus agentes causadores), mas todas têm o carrapato como vetor e basicamente os mesmos sintomas. Doença do carrapato, seja qual for, traz diversos perigos à saúde do cão.

Existe ainda a doença do carrapato em humanos. O carrapato que transmite o parasita para o cão também pode passar para as pessoas. Os sintomas são bem parecidos e também é uma doença muito grave. Porém, o cachorro não transmite a doença do carrapato em humanos. Ou seja, se seu cãozinho estiver doente, ele não vai passar para você, pois só o carrapato faz isso.

Sintomas da doença do carrapato: hemorragias causam placas vermelhas e sangramento

Os agentes causadores da doença do carrapato contaminam o sangue. Eles se infiltram na corrente sanguínea e começam a afetar os órgãos. Por isso, muitos dos sintomas da doença do carrapato estão relacionados a problemas nas células sanguíneas. O organismo passa a ter dificuldade de realizar a coagulação e, com isso, surgem hemorragias pelo corpo. O cachorro doente apresenta petéquias, que são manchinhas vermelhas na pele causadas por hemorragias nos vasos sanguíneos. Além disso, o sangramento nasal é mais um dos sintomas da doença do carrapato, apesar de ser menos frequente. Ele também é uma consequência das hemorragias causadas pela falta de coagulação, assim como o sangue nas fezes e na urina.

A doença de carrapato deixa o animal sem comer e cada vez mais fraco

Saber como alimentar cachorro com doença do carrapato é complicado. Quando o cão está doente, tem tendência a se sentir mais enjoado e quietinho, perdendo assim a vontade de comer. A falta de apetite e a perda de peso são um dos principais sinais de doença do carrapato. Sintomas como esses são comuns a diversas doenças, por isso se atente a outros sinais. 

A falta de apetite que a doença do carrapato causa é preocupante pois o alimento é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, responsável por combater o parasita. Sem comer, o pet fica mais fraco e o agente causador mais forte, dificultando uma boa resposta ao tratamento. É importante visitar um veterinário nutricionista nesse momento. Ele indicará a melhor maneira de como alimentar cachorro com doença do carrapato sem forçar o organismo. Jamais dê comidas muito calóricas, pois pode até parecer que o cão está disposto na hora, mas na verdade não está ganhando nutrientes e seu organismo ainda pode recusar o alimento.

Doença do carrapato: sintomas como fraqueza do corpo e indisposição são comuns

Outra coisa comum em um cachorro com a doença é a perda da vitalidade. Isso é muito preocupante porque o cão simplesmente não tem forças para combater os sintomas. A doença do carrapato causa uma baixa no número de plaquetas no sangue, o que faz o animal perder sua disposição para qualquer coisa, seja comer, brincar, andar ou tudo que ele precisar levantar da caminha para fazer. Assim, ele fica cada vez mais fraco, contribuindo, inclusive, para a perda de peso. Além disso, a doença do carrapato deixa o cão tão indisposto que ele acaba ficando bem triste, podendo em alguns casos até desenvolver depressão

A doença do carrapato em cachorro favorece o surgimento de outras doenças 

Conforme a doença do carrapato avança, o corpo enfraquece e outras doenças podem surgir. É comum que o cão doente desenvolva uma insuficiência renal grave. Outro problema frequente é a anemia, consequência da perda de células sanguíneas. Ou seja, a doença de carrapato pode não vir sozinha. Ela deixa a imunidade tão fraca que novas doenças ganham espaço. 

É raro, mas doença do carrapato pode provocar sintomas neurológicos

Sintomas neurológicos podem surgir como consequência da doença de carrapato. Não é tão comum, mas como o parasita ataca todo o organismo, pode acontecer de também afetar o sistema nervoso. As sequelas da doença do carrapato do tipo neurológicas incluem, principalmente, convulsões, fraqueza e paralisia dos membros. Problemas dermatológicos também são sintomas da doença do carrapato menos frequentes, mas podem aparecer em alguns casos.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Saiba tudo sobre o complexo gengivite estomatite felina

Próxima matéria

Saiba tudo sobre o complexo gengivite estomatite felina

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
Grandes

Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

Pinscher: quais os tamanhos dessa raça de cachorro? Confira o infográfico!
Pequenos

Pinscher: quais os tamanhos dessa raça de cachorro? Confira o infográfico!

O Pinscher é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. O que pouca gente sabe é que existem variações no tamanho desse cachorro pequeno: Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher Miniatura. Essa classificação serve para ajudar criadores e tutores brasileiros a identificarem o tamanho desse cãozinho. Ficou curioso? Preparamos um infográfico bem completo sobre esse assunto!

Sintomas da doença do carrapato: veja os mais comuns e aprenda a identificar se seu cachorro está doente!
Carrapato

Sintomas da doença do carrapato: veja os mais comuns e aprenda a identificar se seu cachorro está doente!

O carrapato é um dos principais parasitas que ameaça o dia a dia e a saúde de cachorros criados em casa. Além da infestação ser incômoda para o animal, ele também pode transmitir a doença do carrapato — que, na verdade, pode se manifestar no corpo do animal de quatro formas diferentes. Os sintomas da doença do carrapato são a primeira forma de identificar o que está acontecendo com o seu cachorrinho. Para esclarecer todas as dúvidas sobre a doença do carrapato em cachorro, nós conversamos com a veterinária Renata Bloomfield, do Rio de Janeiro. Dá uma olhada no que ela explicou aqui embaixo!

Ver Todas >

Lama biliar em cães: o que é, como se desenvolve e qual o tratamento
Saúde animal

Lama biliar em cães: o que é, como se desenvolve e qual o tratamento

A lama biliar em cães é uma doença que afeta o sistema digestivo do cachorro. Apesar de ser pouco conhecida, a condição está relacionada com a produção de bile, substância essencial no processo de digestão. Muitas vezes confundida com a colecistite em cães, a lama biliar não causa no cachorro tantos transtornos à saúde de início, mas pode levar a uma inflamação mais grave do órgão. Por ser uma doença mais desconhecida, muitas dúvidas surgem: o que causa a lama biliar? 

PIF felina: como prevenir a grave doença que afeta os gatos?
Saúde animal

PIF felina: como prevenir a grave doença que afeta os gatos?

Sem dúvidas, a PIF felina é um dos maiores medos de pais e mães de pet. Considerada uma das doenças mais graves em gato, a peritonite infecciosa felina é altamente infecciosa e causa diversos transtornos para a saúde. O gato com PIF sofre com falta de apetite, perda de peso, aumento do abdômen, dificuldade de respirar, problemas de coordenação… são tantas consequências que deixam o animal extremamente frágil. O pior de tudo é que a doença PIF não tem cura e nem vacina. 

Se viu a terceira pálpebra do gato exposta, fique atento! Pode se tratar da Síndrome de Haw
Saúde animal

Se viu a terceira pálpebra do gato exposta, fique atento! Pode se tratar da Síndrome de Haw

A Síndrome de Haw em gatos é um quadro que ocorre quando a terceira pálpebra (que deveria ficar escondida) se projeta para fora, cobrindo parte do olho do gato. Essa doença ocular felina é de fácil diagnóstico e tem um tratamento simples, mas é importante que o auxílio veterinário entre em ação logo no início. O tutor deve observar se existe algo diferente nos olhos do gato!

Cachorro tem tireoide? Veja a resposta!
Saúde animal

Cachorro tem tireoide? Veja a resposta!

Você sabia que cachorro com hipotireoidismo é uma condição mais comum do que se imagina? A anatomia canina ao mesmo tempo que é bem diferente da humana, tem muitas coisas bastante parecidas. Diversos órgãos presentes no nosso corpo também existem - em diferentes proporções, é claro - no corpo do animal. Um deles é a tireoide. Todo cachorro tem tireoide e essa glândula é tão importante para eles quanto é para nós. Inclusive, é bem comum que o animal sofra com disfunções relacionadas a ela. 

Ver Todas >