A dirofilariose canina é uma doença silenciosa que pode afetar gravemente a saúde dos pets. Conhecida popularmente como a patologia do verme do coração, a transmissão da doença acontece por meio de uma simples picada de mosquito e pode levar o cachorro a óbito de maneira repentina. Para lidar com a dirofilariose, todo cuidado é pouco! Afinal, animais de estimação e até mesmo cães silvestres estão vulneráveis diante da cardiopatia parasitária. Por isso, descubra mais sobre a dirofilariose canina, tratamento indicado e formas de prevenção.

Dirofilariose é transmitida por picada de mosquito

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como ocorre a contaminação com verme do coração é uma das principais perguntas sobre a dirofilariose canina. A transmissão do Dirofilaria immitis, parasita que provoca a doença, acontece quando um mosquito infectado carrega as microfilárias (larvas em primeiro estágio) e as transmite para os cães. As larvas são transportadas pelo sangue, até que se instalam no coração e começam a se desenvolver até virarem vermes adultos e aptos à reprodução. O excesso de vermes pode bloquear os vasos sanguíneos do animal, o que leva à falência dos órgãos e morte do bichinho.

Perda de apetite e problemas respiratórios são sintomas da doença do verme do coração

Apesar de ser uma doença silenciosa, a dirofilariose em cães pode apresentar sintomas. Por isso, estar atento à saúde do seu bichinho é fundamental. Veja alguns dos sintomas causados pelo verme do coração:

  • Perda de apetite
  • Emagrecimento repentino
  • Falta de disposição
  • Problemas respiratórios
  • Tosse seca

Se o seu cachorro está tossindo em excesso, tenha atenção, pois pode ser um caso mais grave da doença. Quadros de hipertensão e desmaios também podem indicar um diagnóstico positivo para dirofilariose.


A   dirofilariose canina é considerada uma doença de cachorro litorânea
A dirofilariose canina é considerada uma doença de cachorro litorânea

Dirofilariose canina: tratamento preventivo é crucial para a saúde do pet

Com um bom diagnóstico, dirofilariose canina em quadros mais leves é perfeitamente tratável. O tratamento é realizado em alguns meses e com acompanhamento constante dos tutores e do veterinário do animal. Veja como tratar verme do coração:

1) O primeiro passo é identificar se houve contágio da doença com um exame de sangue rápido que checa a presença de microfilárias no organismo Se o resultado for positivo, o animal deve fazer uso controlado de antibióticos e medicação suplementar por 30 dias de acordo com o estágio de desenvolvimento da patologia;

2) Após um mês, o teste é feito mais uma vez. Caso dê positivo, inicia-se um novo ciclo de tratamento até que o animal receba um resultado negativo;

3) Três meses depois o exame é feito novamente. Com três testes negativos consecutivos, o pet é considerado curado e lida apenas com o controle preventivo da doença do verme do coração em cães.

Vacina contra dirofilariose canina: preço médio e outras informações

A dirofilariose é considerada uma das doenças de cachorro litorâneas, mas pode ser transmitida em qualquer lugar ou época do ano. O número de casos de dirofilariose canina é mais elevado em regio?es tropicais e subtropicais. Apesar disso, a zona urbana também pode ser afetada, principalmente quando há lagos e matas bem próximas.

Nesse caso, é mais fácil impedir a contaminação do que tratar o verme do coração em estágio avançado. Então, para acertar como prevenir a dirofilariose canina, veja as opções mais conhecidas para lidar com a doença:

  • Microfilaricidas e adulticidas (vermífugos específicos para microfilárias e vermes adultos) são medicamentos com doses mensais que garantem a prevenção da dirofilariose. Remédios para pulgas e carrapatos também podem ser indicados;
  • Coleiras antiparasitárias ajudam a repelir os mosquitos infectados e impedem a contaminação do pet. A coleira deve ser substituída a cada 4 meses e não pode ser usada em cães filhotes com menos de 3 meses de idade;
  • Antiparasitário injetável é o método de vacinação, tem aplicação subcutânea e previne o animal do verme do coração por até 1 ano. O preço médio da medicação é de R$15 por quilo do cachorro e só deve ser aplicada pelo veterinário após o 6° mês de idade do bicho.

É importante levar o cachorro ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para realizar uma checagem completa da saúde do pet e garantir a prevenção de dirofilariose canina, entre outras doenças. Garanta o cuidado do seu bichinho de estimação!

Redação: Giselia Amanyara de Souza