Adote um gatinho

Dicas de como receber um novo gatinho em 7 passos

Publicado - 05 Dezembro 2022 - 11h58

Atualizado - 28 Junho 2024 - 12h34

Adotar gato novo é uma caixinha de surpresas e a experiência pode ser parecida ou completamente diferente do felino que você já tem. O recém-chegado precisa de muito tempo e espaço para evitar qualquer estresse, enquanto o bichano residente não pode ter sua rotina abalada. Embora pareça complicado, a chegada de um pet novo pode ser bem simples quando o tutor entende o processo e tem muita paciência. O passo a passo a seguir detalha cada etapa da adaptação de gatos.

1) Prepare a casa para o gato novo


 

Gato deitado em sofá recebendo carinho
A adaptação de gatos começa com ambientes separados.

O primeiro passo de como adaptar gatos em novo ambiente, é deixar tudo preparado. Separe um cômodo só para ele, preferencialmente um espaço onde o outro gato não costuma ir. Comedouros e bebedouros, caixa de areia, caminha, ração e até brinquedos devem ser novos e em hipótese alguma as coisas do gato residente devem ser divididas com o novo felino - o ideal é que cada gato sempre tenha seus próprios objetos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Coloque tudo nesse ambiente, lembrando que a comida jamais deve estar próxima da caixa de areia. O gato que já está na casa pode andar pelo cômodo reservado, mas evite que ele interaja com os brinquedos e demais objetos. Em seguida, tire-o dali e tranque a porta.

2) Adaptação de gatos em casas novas deve ser calma

 

Dois gatos brincando juntos
Como acostumar gato com outro não é tão difí­cil como parece

 

Uma dica de como adaptar gatos é garantir que a chegada do novo felino seja silenciosa e não levante suspeitas. O bichano residente não pode desconfiar da presença de um novo pet. Então, assim que chegar, deixe-o imediatamente no espaço reservado: eles não podem se ver.

Agora, como fazer um gato se adaptar a um novo lar pede um cuidado especial. Entenda que tudo é novo para ele e cada um reage de uma forma diferente. Eles podem se acostumar rapidamente, como podem se esconder por horas. Portanto, faça o possível para ele se sentir confortável. Respeite o espaço dele e deixe ele conhecer o lugar antes de interagir. Enquanto isso, o gato residente deve viver normalmente.

3) Como acostumar um gato novo aos seus cuidados

 

Mulher sentada no chão mexendo em laptop enquanto faz carinho em gato
Em hipótese alguma force a barra com o gato novo, ele pode não gostar

 

Agora, é aprender como fazer o gato se acostumar com novo dono. Para ele gostar de você, deixe que ele tome a partida. Jamais force nada com o gato, ele ainda não te conhece e pode se estressar ou até mesmo ser agressivo.

Para ganhar sua atenção, use brinquedos ou petiscos. O carinho deve ser quando ele permitir e sua voz deve ser mansa até ele se habituar. A socialização entre vocês deve ser pacífica, pois dessa forma, o bichano te associa a alguém bom e que ele pode confiar.

4) Como acostumar dois gatos: deixe que eles se cheirem

 

Gatos bebendo leite juntos no mesmo pote
Como adaptar dois gatos? Comece pelo cheiro deles!

 

Há muitas dúvidas sobre como acostumar um gato com outro, mas isso não tem mistério. Entenda que o primeiro contato entre ambos deve ser através do cheiro e isso já começa com a chegada do novo felino. Eles têm um olfato aguçado e até sabem que tem um semelhante ali. Mas isso não quer dizer que já devem interagir.

Esse é o passo mais tranquilo e você só precisa colocar objetos um do outro em cada ambiente e, após alguns dias, trocá-los de ambiente por algum tempo (sem que eles se vejam). Faça isso com o gato novo dentro da caixinha de transporte e o residente no colo.

5) Como introduzir um novo gato: permitindo o contato visual 

 

Gato lambendo rosto de outro gato
Gato novo deve conhecer o gato residente de longe

 

Como adaptar dois gatos na hora do contato visual parece assustador, só faça quando sentir segurança e não se assuste com as reações. Aqui tudo é possível e para evitar confrontos, mantenha uma distância entre ambos. Eles podem se arrepiar, rosnar, miar ou se esconder. Então fique alerta e converse com eles durante o processo - para mostrar que está tudo bem. O contato visual deve ser gradual, variando de acordo com a resposta de cada gato.

6) Supervisione os primeiros contatos físicos dos gatos

 

Tutor brincando com gatos usando brinquedo
Independente de como adaptar gatos, o tutor deve estar por perto

 

Não existe regra para quando e como introduzir um novo gato ao felino residente no mesmo ambiente. Quando o comportamento se torna saudável ao contato visual e a curiosidade ganha vez, já é possível colocá-los no mesmo lugar. A melhor maneira de começar esse contato é brincando com eles. Use um brinquedo para cada e esteja entre ambos para mediar a aproximação.

O segredo é criar uma interação prazerosa, para que criem uma boa imagem um do outro. Se preferir, pode usar petiscos. Mas tenha noção de que tudo deve ser supervisionado nos primeiros dias.

7) Adaptação de gatos requer paciência

 

Gato lambendo nariz de tutor
Como fazer o gato se acostumar com novo dono? É preciso paciência

 

Não adianta saber como acostumar um gato novo se você não tem calma para colocar tudo em prática. Felino é naturalmente territorialista: o gato que já mora em casa não quer perder seu lugar e o bichano novo quer tudo para ele. O gato residente não quer mudar sua rotina e o novato não conhece a dinâmica da casa. Ou seja, ambos precisam de espaço para conviver em harmonia.

Portanto, é imprescindível conhecer o temperamento deles para controlar cada passo até que eles estejam em sinergia. Isso quer dizer que eles podem se acomodar, não que podem ser melhores amigos (por mais que você queira). Então, respeite o tempo de cada um. O mesmo vale na hora deacostumar um gato com a chegada de um filhote de cachorro.

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Adote um animal

Essas são as 8 melhores raças de cachorro para apartamento: eles se adaptam facilmente e não precisam de muito espaço

Quem vive em grandes centros urbanos e mora em condomínios sempre se pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. A verdade é...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas