Não é exagero dizer que o vira-lata é o grande símbolo do amor incondicional. Ele pode ter nascido nas ruas, enfrentado abandono e até maus-tratos, mas não perde a capacidade de confiar, brincar e amar seus cuidadores (sejam eles temporários ou definitivos). E é por tudo isso — e muito mais — que esses animais têm um dia só deles: o Dia Nacional do Vira-lata, comemorado todos os anos em 31 de julho no Brasil.
Essa data especial celebra os milhões de cachorros e gatos sem raça definida (SRD) que vivem soltos, nos abrigos e em milhares de lares brasileiros com sua mistura única de traços, temperamentos e histórias. Só que, mais do que exaltar esses pets, o dia também serve como alerta sobre a realidade dos animais abandonados e a importância da adoção responsável.
Para fortalecer essa causa, o Patas da Casa reuniu aqui os tipos mais populares (e amados) de gato e cachorro vira-lata, exaltando suas qualidades e relembrando por que todo dia é um bom dia para adotar, respeitar e valorizar esses bichinhos tão queridos. Tem o clássico “caramelo”, o fofo “fiapo de manga”, o simpático “frajola”, o elegante “sialata”... Confira e apaixone-se ainda mais por esses peludos!
Tipos mais populares de cachorro vira-lata
Não tem jeito: o cachorro vira-lata é praticamente um símbolo nacional. Com suas orelhas desiguais, olhar carinhoso e temperamento que mistura esperteza e lealdade, eles são especialistas na arte de conquistar corações.
Mesmo diante de uma ampla variedade de cores, pelagem, porte e personalidade, que os tornam únicos, dá para identificar alguns tipos de cachorro vira-lata que são mais “comuns” e podem ser facilmente encontrados em qualquer abrigo. Veja quais alguns deles:
Caramelo

Impossível falar de vira-latas e não lembrar do famoso caramelo. Ele está em memes, novelas, campanhas de adoção e até em filmes. Com sua pelagem marrom-amarelada e olhar amistoso que derrete qualquer um, podemos dizer que o vira-lata caramelo é o verdadeiro embaixador dos cães sem raça definida no Brasil.
Ah, e nem precisamos dizer que o caramelo possui todo tipo possível de variação: uns têm o pelo mais curto, outros são mais peludinhos, alguns têm o focinho mais preto e há ainda aqueles mais orelhudos. Acredite: existe um vira-lata caramelo ideal para cada estilo de tutor!
Fiapo de manga

Tão amado quanto o vira-lata caramelo, o “fiapo de manga” é outro tipo de cãozinho sem raça definida bastante comum no Brasil. Também conhecido como “estopinha” ou “espiga”, seu nome engraçado é uma referência ao visual com pelos arrepiados, que lembram os fiapinhos de um caroço de manga recém-chupado.
Geralmente de porte pequeno ou médio, esse vira-lata pode ser encontrado em diversas cores (principalmente bege, branco e preto mesclado) e mais ou menos peludo — alguns têm os pelos arrepiados no corpo todo, enquanto outros concentram os “fiapos” na cabeça e no focinho.
Pretinho

Ele pode ser todo preto, com detalhes brancos, peludo, de pelo curto, grande ou pequeno. Seja do jeito que for, esse cãozinho é pura doçura! Porém, o que muita gente não sabe é que o vira-lata preto costuma ser um dos menos adotados nos abrigos — principalmente por conta do preconceito com a cor do animal. Mas quem já teve um pretinho em casa sabe: eles são amorosos, companheiros e têm um forte senso de lealdade.
Tricolor

Com todo tipo de porte e pelagem, o cachorro tricolor é bastante encontrado em abrigos e cada um carrega uma combinação única das cores marrom, branco e preto. Em alguns, o tom preto prevalece; enquanto em outros, o branco pode se destacar. Não há limites quando o assunto é vira-lata tricolor. Mas uma coisa é certa: eles são cães cheios de vida, alegria e personalidade. Difícil não se encantar por esses cãezinhos.
Rebaixado

Como o nome sugere, o vira-lata “rebaixado” é um cãozinho de pernas curtinhas, que deixam seu corpo comprido e rechonchudo bem próximo ao chão. O interessante é que esse cachorro baixinho é praticamente um subtipo de todos os cães sem raça definida, porque é possível encontrar caramelos, tricolores, pretinhos e até fiapos de manga no estilo rebaixado.
Raposinha

Aqueles vira-latas peludinhos, com orelhas em pé, focinho fino e um olhar atento são os famosos “raposinhas”, apelido carinhoso dado aos cães com pelagem mais longa e feições que lembram, claro, uma raposa. Costumam ser ágeis, espertos e cheios de charme.
Tipos mais populares de gato vira-lata
Os gateiros de plantão também podem se esbaldar com a variedade de gatos vira-latas que habitam os abrigos de animais em todo o país. Cheios de carisma e beleza, os felinos sem raça definida (ou SRD) apresentam muitas padronagens diferentes nos pelos e alguns até exibem características marcantes de certas raças famosas.
Se você pretende adotar um gatinho, pode ser interessante conhecer os tipos de vira-latas que são mais comuns nas ONGs e projetos que trabalham com proteção animal. Qualquer um deles ficará muito feliz em ganhar um novo lar, com amor de sobra e muitos sachês.
Frajola

Esse aqui é um clássico. Pelagem branca com manchas pretas (ou vice-versa) e nome inspirado no famoso personagem dos desenhos animados, o gato frajola é malandro, engraçado e muito apegado aos tutores.
Gato preto vira-lata

Misterioso, elegante e cheio de personalidade, o gato preto vira-lata é puro charme. Com o pelo brilhante, olhos intensos e presença marcante, ele parece sempre saber mais do que deixa transparecer. Infelizmente, ainda existe muito preconceito e superstição em torno dos gatos pretos, o que faz deles alguns dos menos adotados em abrigos.
Sialata

Esse felino nada mais é que uma mistura de vira-lata e gato Siamês. Por isso, ele apresenta corpo esguio, orelhas pontudas, olhos azuis ou verdes intensos, extremidades do corpo mais escuras e personalidade tranquila. Sua beleza única acaba atraindo muitos adotantes, fazendo com que o “sialata”, normalmente, passe pouco tempo nos abrigos.
Rajadinho

Um verdadeiro clássico entre os vira-latas, o gato rajado ou tigrado tem uma pelagem cheia de listras, geralmente misturadas com tons de cinza ou marrom. Esses felinos costumam ser super brincalhões e carinhosos, têm uma energia vibrante, são curiosos, espertos e adoram escalar tudo pela casa. É muito comum vê-los em abrigos e casas brasileiras, com combinações únicas de cor e padrões que fazem de cada rajadinho um exemplar exclusivo da natureza.
Tricolor

Os gatos tricolores são verdadeiras obras de arte da natureza. A pelagem mistura três cores — geralmente branco, preto e marrom (ou amarelo), em padrões que variam entre manchas bem marcadas ou misturas suaves. O mais curioso? Quase todos os tricolores são fêmeas! Além de lindos, esses gatos costumam ter personalidade forte, são independentes, mas também muito apegados ao tutor quando criam vínculo.
Gato laranja (ou Garfield)

Chamado por muitos de Garfield da vida real, o gato laranja vira-lata é inconfundível: pelagem em tons de dourado, caramelo ou ferrugem, geralmente acompanhada de olhos amarelos ou esverdeados. Mas o que realmente marca esses felinos é o temperamento. Os laranjinhas são famosos por serem carismáticos e bagunceiros. Apesar da fama de preguiçosos, são companheiros leais e muito afetivos com quem conquistam.
Neste Dia do Vira-lata, que tal compartilhar a história do seu caramelo, frajola ou sialata nas redes sociais e incentivar a adoção responsável?