Adoção animal

Adoção de sorte! Tutores de gato preto detalham a convivência cheia de afeto

Publicado - 06 Janeiro 2023 - 16h23

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

É inegável o charme dos gatos pretos de olho azul, não é mesmo? Quem tem um em casa garante: eles são muito carinhosos! Ligados a mitos, os gatos pretos carregam muita sensibilidade, além de uma beleza ímpar. Sem contar que a rotina com eles pode ser super divertida! Apesar de algumas superstições associarem o gato preto a sexta-feira 13 e azar, esse pet tem tudo para se tornar seu grande amigo. Conversamos com tutores desse felino e descobrimos mais detalhes sobre viver com um gato ou gatinha preta. Se você faz parte dos admiradores desses bichanos, acompanhe a matéria abaixo!

Dia a dia com gato preto de olho azul ou amarelo é tranquilo, segundo tutores

Existe gato preto de olho azul e essa beleza é uma raridade. Mas os demais felinos com essa pelagem ainda encantam diversos lares e seus donos afirmam que eles são muito companheiros! “Eles gostam de ficar em torno de mim enquanto durmo ou trabalho”, detalha Cristiane Neves, que é tutora da Serena e do Joaquim. Luan Duarte também tem dois gatos pretos, a Yang e a Tahanni. Ele explica a convivência: “São brincalhonas, gostam de carinho, miam pelo sachê, são curiosas e adoram explorar”, diz.

Tutora de sete gatos, incluindo dois da raça Maine Coon e a Luna, uma gatinha preta, Paula Maia falou sobre o quanto a felina é amorosa e doida por um carinho: “A Luna está comigo há anos, foi a primeira gatinha que peguei. Ela é muito amável, adora pedir carinho, amassar pãozinho e tem o ronrom muito baixo, ao mesmo tempo gosta do cantinho dela. Mas também não vai deixar você em paz enquanto não parar tudo o que está fazendo para dar carinho para ela”, mostra.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

E Dayse Lima, que cresceu rodeada de bichanos dessa cor e atualmente é tutora do Salim e de outros felinos, com quem divide uma rotina calma: “É tranquilo. Sempre tivemos gatos pretos em casa e eles são muito dóceis também!”.

Charme de gato preto: olho azul, verde… Eles são mesmo mais carinhosos?

Dizem que o filhote de gato preto é mais carinhoso que os demais e a Dayse não nega essa fama: “Todos os gatos pretos que tivemos são extremamente carinhosos”. Já o Luan, diz que não falta apoio da sua duplinha: “Quando fico doente ou triste, elas (Yang e Tahanni) percebem e ficam perto de mim olhando como se quisessem dizer: ‘calma que vai ficar tudo bem'''.

Paula, tutora da Luna e do Rony Weasley, um gato laranja, aponta que eles são muito amigos e que não desgrudam dela: “São os mais carinhosos da casa. Não pedem carinho o tempo todo, mas estão sempre por perto e pedindo colo”. Ela aproveita e relata um episódio em que Luna, que tinha dificuldade em socializar com os demais felinos, tratou o Rony muito bem: “Quando ele ficou doente, ela assumiu uma postura diferente. Parou de ficar brava com ele e o deixava à vontade. Foi uma das coisas mais lindas que já vi”, se emociona.

E Cristiane descreve como o seu gato preto é gracioso: “Ele tem uma mania de pular no meu pescoço. É uma comédia e às vezes me surpreende e me assusta com seus pulos repentinos. Ele também tem um jeito engraçado de deitar que todos que veem acham muita graça”, narra.

 

Cristiane Neves conta a sorte de ter um gato preto em casa e comenta as travessuras do JoaquimEla também é tutora da Serena e diz que a gatinha preta é muito tranquilaPaula Maia diz que a gatinha preta Luna é muito dócil e amávelDayse Lima, tutora do Salim, sempre teve felinos e disse que os gatos pretos são os mais carinhosos!Eles vão te trazer alegria e satisfação

 

Gato preto: olho verde é elegante e revela pets divertidos

 

Não é só de parceria que vivem os gatos pretos e tutores contam como eles também adoram aprontar. A Paula Maia, por exemplo, tem uma lista de travessuras da pequena Luna. Uma delas foi um pulo mal calculado que resultou em uma marca de amor: “Eu estava distraída e ela caiu no meu rosto. Por sorte, eu estava de óculos, mas me deixou uma cicatriz na testa. Na hora, foi trágico, mas hoje dou risada”, começa.

Paula também conta que nem sua namorada escapa das peripécias da gatinha preta: “Ela não deixa minha namorada jogar vídeo game. Toda vez que ela liga o aparelho, Luna logo coloca a patinha no botão de desligar”, e continua: “Ela tem uma mania muito engraçada de abrir o filtro de água. Ao invés de beber na fonte dos gatinhos, adora apertar o botão do filtro de água e beber por lá mesmo. Ela sabe ligar e desligar”. Ou seja, além de brincalhões, gatos pretos são muito espertos!

Já o Joaquim, da Cristiane, é bem sociável: “Ele tem uma mania de pular nas visitas e às vezes me deixa constrangida com sua cara de pau. Me divirto bastante com suas traquinagens”, enquanto o Luan não resiste a qualquer feito das suas gatas: “A mínima coisa que elas fazem eu já fico babando e tirando fotos.”

Sorte, azar, sexta-feira 13, gato preto... qual a relação entre o animal e as superstições?

Quando o assunto foi motivos para ter um gato preto, a Dayse lembra a sorte de adotar um: “Podemos dizer que devido à superstição eles nos protegem dos males, pois são ótimos companheiros e são muito lindos! Super vale a pena ter um em casa”.

Acontece que muitas lendas rodeiam os gatos pretos. Na verdade, os felinos são vistos como seres místicos e até um filhote de gato preto e branco carrega simbolismo. No entanto, os bichanos de cor preta ficam por último na fila de adoção. Mas os sortudos que levam um para casa, não se arrependem da decisão: “A Luna foi abandonada, ainda bebê, junto com outros gatinhos. Todos os outros filhotes foram adotados, mas ela ficou sozinha. Quando soube, não hesitei e a adotei. Foi amor à primeira vista. Gatinhos pretos tem muito amor para dar”, assegura Paula.

Luan comenta as superstições: “Acho muito importante quebrar esse tabu de que trazem azar. Pelo contrário, assim como qualquer pet eles vão te trazer alegria e satisfação cada dia da sua vida”. Especialmente na sexta-feira 13, cuidado com o gato preto deve ser redobrado. Neste dia, faça de tudo para mantê-lo seguro em casa.

“Os gatos pretos estão dentre os gatos mais rejeitados. Os dois gatos que tenho sobraram daqueles que tirei da rua e não consegui adoção. Sofrem muito preconceito, sendo que eles merecem muito amor” finaliza Cristiane, que tem sete gatos e é protetora dos felinos da região onde vive.

Então se você não resiste à fofura de uma foto de gato preto filhote, dê só uma olhada no Adota Patas e tenha uma gatinha preta para chamar de sua. E se tiver dúvidas para apelidar o bichano, é só seguir algumas dicas de nomes para gatos pretos.

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas