Adoção animal

Descubra quais são as raças de gato mais comuns do Brasil

Publicado - 21 Agosto 2023 - 17h39

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Existem muitas raças de gatos comuns no Brasil, já que o número de pessoas apaixonadas por esses peludos só aumenta a cada dia. A diversidade de raças permite que cada pessoa tenha um gato que combine mais com a sua personalidade e, por isso, é crescente o número de casas com bichanos. Não existem espécies de gatos, mas os tipos de raças de gatos são bem variáveis e é totalmente possível encontrar aquele que mais se adequa ao seu estilo de vida.

Mas afinal, quais são as raças de gatos mais populares no Brasil? O Patas da Casa separou uma lista com 8 das raças mais encontradas e queridas pelos brasileiros. Confira!

1) Gato vira-lata: o gato sem raça definida é o mais comum no Brasil

 

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O gato vira-lata é o preferido dos brasileiros e o mais fácil de se encontrar por aí
O gato vira-lata é o preferido dos brasileiros e o mais fácil de se encontrar por aí

 

 

O gato vira-lata (ou sem raça definida) ocupa o primeiro lugar da lista! Fáceis de serem encontrados em qualquer lugar, os gatos vira-latas são sempre uma caixinha de surpresa. Como eles nascem a partir de uma mistura de diferentes raças de gatos, podem ter aparências e personalidades dos mais variados tipos e é exatamente isso que os tornam tão especiais. Adotar um gato vira-lata é sempre uma grande prova de amor aos bichanos, principalmente se ele tiver sido resgatado das ruas. 

 

2) Gato Persa: o bichano é famoso por seu jeitinho calmo e fofo 

 

 

O gato Persa é amoroso com a família, mas sabe ficar bem sozinho
O gato Persa é amoroso com a famí­lia, mas sabe ficar bem sozinho

 

 

O segundo lugar das raças de gatos comuns no Brasil só poderia ficar com o Persa. Raça muito querida pelos brasileiros, é extremamente carinhosa e dócil. O gato Persa se dá bem com pessoas de qualquer idade, das crianças aos idosos. Apesar de ser muito amoroso e adorar ficar com a família, não tem problemas em ficar sozinho de vez em quando. A aparência do gato Persa também explica por que ele é considerado uma das raças de gatos mais comuns: é impossível não ficar encantado com sua pelagem longa, fofa, volumosa e sedosa!

 

3) Gato Siamês: raça está presente em muitos lares brasileiros 

 

 

O gato Siamês é um dos gatos mais inteligentes que existe
O gato Siamês é um dos gatos mais inteligentes que existe

 

 

Se tem um bichano que não pode ficar de fora das raças de gatos comuns no Brasil é o Siamês. O gato Siamês é daqueles felinos que não dispensam uma boa brincadeira e estão sempre buscando diversão. Muito amorosa, a raça de gato Siamês ama ficar no colo do tutor e receber carinho. Além disso, é uma das raças de gato mais inteligentes que existem. Seus pelos claros, manchas escuras e lindos olhos azuis são as características físicas mais marcantes do animal. Vale ressaltar que além do gato Siamês existe o Sialata: um vira-lata com mistura de Siamês. Os dois são extremamente parecidos e são algumas das raças de gatos mais comuns no Brasil!

 

4) Maine Coon: gato gigante faz sucesso com seu jeito independente e carinhoso

 

 

O gato Maine Coon é um gato gigante repleto de amor e carinho para dar à família
O gato Maine Coon é um gato gigante repleto de amor e carinho para dar

 

 

Você sabia que o Maine Coon, o maior gato do mundo, também é super querido pelos brasileiros? Apesar de seu tamanho grande, o gato da raça Maine Coon é bem independente e fácil de lidar. Por isso, quem quer um gato de grande porte sempre acaba recorrendo a esse peludo. O gato Maine Coon pode ter um um metro de comprimento e pesar até 14 Kg! Sua pelagem longa e super sedosa é mais uma das características peculiares do animal e que chamam a atenção de qualquer um. Além disso, o Maine Coon é uma das raças de gato mais sociáveis que existem, pois se dá bem com qualquer pessoa ou pet. O bichano é brincalhão, tranquilo e gentil, sendo um grande companheiro de seu dono.

 

5) Gato Angorá: o gato brincalhão é o preferido das crianças

 

 

O gato Angorá é brincalhão e está sempre em busca de diversão
O gato Angorá é brincalhão e está sempre em busca de diversão

 

 

O gato Angorá sempre figura nas listas de raças de gatos mais comuns não só no Brasil mas em todo o mundo. O motivo principal é a sua personalidade carinhosa, inteligente e amorosa. O Angorá Turco é apegado ao tutor e está sempre disposto a brincar. Por isso, é considerado uma das melhores raças de gato para quem tem crianças em casa. Pode ter certeza que tanto o gato Angorá quanto os pequenos vão se divertir bastante juntos. Apesar de seu jeito ativo e animado, o bichano também sabe ser tranquilo e calmo. Além disso, não podemos deixar de lado a beleza do Angorá: raça tem um porte elegante e pelos brilhantes que nunca passam despercebidos.

 

6) Gato Ragdoll: personalidade da raça de gato grande lembra a de um cão 

 

 

O Ragdoll é um gato de tamanho gigante e energia maior ainda
O Ragdoll é um gato de tamanho gigante e energia maior ainda

 

 

Outro gato gigante que se encontra na lista de raças de gatos comuns no Brasil é o Ragdoll. Raça é daquelas bastante dóceis e apegadas ao tutor, sempre seguindo seu dono para todo canto. Sociável e companheiro, o gato Ragdoll se dá bem com qualquer pessoa ou pet, além de se adaptar bem à mudanças. Porém, é um gato mais carente e que não gosta tanto de ficar sozinho. A raça Ragdoll é famosa por ter uma personalidade que lembra a dos cachorros: adora brincar, correr e até mesmo buscar a bolinha! Quanto ao seu físico, o gato da raça Ragdoll tem um corpo alongado e esguio, que pode medir cerca de 60 cm e pesar até 9 Kg. 

 

7) Gato Himalaia: a raça é recente mas já conquistou o coração dos brasileiros 

 

 

O gato Himalaio é perfeito para quem quer um gatinho carinhoso, mas não muito carente
O gato Himalaio é perfeito para quem quer um gatinho carinhoso

 

 

Uma das raças de gatos comuns no Brasil também é uma das mais recentes que se conhece. O gato Himalaia é uma mistura do gato Siamês com o gato Persa, criado a partir de 1930 e reconhecido em 1957. Apesar de ser bem nova, a raça Himalaia conseguiu facilmente entrar no ranking de raças de gatos mais comuns por conta de seu temperamento dócil, companheiro e de fácil convivência. Apesar de adorar ficar com a família e não recusar um bom carinho, não é muito apegado, o que significa que fica sozinho sem problemas. O gato da raça Himalaia tem uma pelagem volumosa e fofa, sendo impossível não sentir vontade de abraçar. 

 

8) Sphynx: gato sem pelo faz sucesso por sua aparência exótica 

 

 

O gato Sphynx não tem pelos e é super carinhoso com a família
O gato Sphynx não tem pelos e é super carinhoso com a famí­lia

 

 

O Sphynx se tornou uma das raças de gatos mais comuns por conta de sua aparência exótica, que desperta a atenção de qualquer um. É um gato sem pelo, muito diferente da maioria dos bichanos. O gato Sphynx, além de ser uma das raças de gato mais exóticas, é também um dos felinos mais carinhosos com os humanos. Muito ativo e brincalhão, o gato da raça Sphynx é garantia de diversão e companhia. É preciso ter cuidado com sua pele, que fica mais propensa a problemas dermatológicos por ser mais exposta. Por outro lado, o Sphynx é considerado uma das melhores raças de gatos hipoalergênicos, já que quase não tem pelos para soltar. 

9) American Shorthair: raça de gatinhos é encantadora

Raças de gato American Shorthair cinza

Um gato comum que tem em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, é o American Shorthair. Também chamado de gato de Pelo Curto Americano, esses bichanos foram criados originalmente nos Estados Unidos e têm um porte mediano. A raça é bem ativa e curiosa, por isso vai adorar explorar cada cantinho da casa. Ao mesmo também, esse também é um gato carinhoso e dócil, perfeito para famílias grandes (seja com crianças ou com idosos). Dentre várias raças, gato American Shorthair é bastante adaptável a diferentes circunstâncias.

10) Bengal é uma das raças de gato com pelagem diferenciada

Raças de gato Bengal

Por mais que o Bengal não seja a raça de gato mais comum do mundo, esse é um bichano que faz bastante sucesso por aqui! Existem grandes fãs da raça no país, e viralizou até uma notícia de gato Bengal confundido com onça que mobilizou um condomínio em Belo Horizonte - mas deu tudo certo no final. De fato, a aparência exótica dos bichanos da raça pode assustar quem não conhece, mas a personalidade do gato Bengal pode surpreender muita gente (ainda mais se for de uma linhagem 

11) Das raças, gato Persa Exótico é um que se destaca

Raças de gatos Exótico

O Persa Exótico, por incrível que pareça, é uma das raças de gato que também são bem populares. Esse gato de raça é muito parecido com o o Persa tradicional. A maior diferença entre eles é que o Exótico tem um pelo mais curtinho e bem assentado no corpo. Mas por que ele é tão querido? De todas as raças, gato Exótico costuma ser gentil, carinhoso e com uma pitada de independência na personalidade. Ele ama receber carinho, mas se vira bem sozinho. 

12) Gato Thai é uma raça de gato mais comum igual o Siamês

Raças de gato Thai

Para quem gosta de gato, raça Thai pode ser uma grata surpresa. Esses bichanos são bem parecidos com os famosos Siameses, e de fato eles têm um grau de parentesco entre si. Para quem não sabe, o gato Thai mantém as mesmas características do gato Siamês "original" - ou seja, os primeiros bichanos que surgiram séculos atrás. Sobre a personalidade desses gatos, raça Thai é carinhosa, divertida e curiosa.

13) Gato de Pelo Curto Brasileiro é um gato comum no país

Raças de gato de Pelo Curto Brasileiro

Quando falamos de de gato, Brasil dificilmente é citado como um dos países originários. Mas acredite: existe pelo menos uma raça que foi criada aqui, que é Brazilian Shorthair. Essa é a única das raças de gatos brasileiros conhecidas, e é bem similar fisicamente com o British Shorthair - ou gato de Pelo Curto Inglês. Bastante energético e brincalhão, essa é uma ótima raça de gatinhos para quem tem crianças em casa.

14) Gato: Brasil tem se apaixonado pelo Azul Russo

Raças de gato Azul Russo

Uma raça de gato mais comum que muitos outros bichanos é o Azul Russo. Para quem não sabe, esse animal virou um dos queridinhos dos brasileiros nos últimos anos e não é por menos: além de uma aparência belíssima com pelos cinzas, a raça tem uma personalidade encantadora. Esse gato cinza é esbelto e atlético. Ao mesmo tempo, carrega um temperamento muito tranquilo, dócil e companheiro.

15) Uma raça de gatinhos bem fofa é o gato Siberiano

Raças de gato Siberiano

Aos poucos, o gato Siberiano vem conquistando um lugar importante no coração dos brasileiros. Essa raça de gatinhos é super fofa e felpuda, com uma pelagem bem exuberante. Afinal, como o próprio nome indica, esse é um bichano originário da Sibéria! Em questão de personalidade, não tem como não se apaixonar: o gato Siberiano é o tipo de animal que se dá bem com todo tipo de gente e cria um forte vínculo com sua família.

 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 03/08/2022
Atualizado em: 21/08/2023

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas