Se você é daquelas pessoas que sempre quis ter um gato gigante, precisa conhecer alguns felinos que têm essa característica — e o Patas da Casa te ajuda com isso! Aqui você vai encontrar 10 raças de gatos grandes e descobrir até que peso, altura ou comprimento eles podem chegar. Também vamos te contar o temperamento e jeitinho único de cada um, assim você pode escolher o amigo certo para você e sua família. Vem com a gente!

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Ashera é um gato gigante e muito caro

Gato gigante Ashera em cima da mobília

Vamos começar falando de uma das raças de gato grande que, apesar de bem famosa, é raro alguém ter em casa: estamos falando do Ashera, o gato mais caro do mundo. Esse gato gigante pode chegar a pesar até 15 kg e medir 1 metro de comprimento. Feito em laboratório, ele é o resultado do cruzamento de felinos selvagens com outros domesticados e a única empresa que produz essa raça no mundo cobra até 500 mil por um único animal. De pelo curto e padronagem de leopardo, o Ashera é um charme.

2) Maior gato do mundo: o Maine Coon leva esse título

Gato gigante Maine Coon sendo segurado no colo

Os gatos de raça gigante nem chegam aos pés do Maine Coon! Conhecido como o maior gato do mundo, existem alguns exemplares que medem acima de 1 metro de comprimento. Podem haver grandes diferenças entre machos e fêmeas, com os machos sendo os maiores exemplares. Eles chegam a pesar até 10 kg, enquanto as fêmeas ficam em torno de apenas 5,5 kg.

O maior gato do mundo é do tipo bem fofo, com pelagem longa e densa. Além de ser uma das raças de gatos grandes, ele também é conhecido pelo temperamento doce e companheiro, além de amar um dengo com os tutores.

3) Norueguês da Floresta é um dos gatos grandes mais amáveis

Gato gigante Norueguês da Floresta em frente a uma porta

Outra raça de gato grande que é super felpuda é o Norueguês da Floresta. O gato, que tem no nome de onde veio sua origem, pode chegar a pesar entre 4 kg e 9 kg e tem entre 25 cm a 35 cm de altura. Quanto ao comprimento, esse grandão pode chegar até 46 cm.

Assim como outros gatos gigantes, ele demora a chegar na idade adulta, por isso pode manter um comportamento brincalhão de filhote até depois dos 3 anos de idade. Além disso, é um bichinho muito inteligente e é uma raça de gatos grandes que tem uma enorme facilidade para ser adestrado.

4) Gato gigante: raça Ragamuffin está na lista 

Gato gigante Ragamuffin nos braços de uma mulher

No temperamento essa raça de gato gigante é tão fofa quanto o nome e adora a companhia de seus tutores. Sociável, esse gato também felpudo pode pesar até 9 kg e ter 30 cm de altura. No comprimento, o Ragamuffin pode chegar a 38cm, o que não parece muito se comparado a grandalhões como o Maine Coon, mas é bem maior que a média dos gatos comuns.

5) Savannah é uma raça de gato gigante e híbrida

Gato gigante Savannah na cama

Outro exemplo famoso de gato gigante é o Savannah. Assim como o Ashera, ele tem pintas pelo corpo semelhantes às de um leopardo. Na verdade, seu ancestral selvagem é o Serval, um felino originário da África subsaariana. Com pernas longas, ele pode chegar aos 70 centímetros de altura e pesar até 11 kg. As orelhas grandes e largas são um charme à parte. O preço dele também é dos mais caros e o felino pode custar até 120 mil reais. Lindo, suas orelhas grandes são um charme

6) Dos gatos gigantes, o Selkirk Rex é o único com pelos cacheados 

Gato gigante Selkirk deitado

Esse gato gigante tem um visual único. Conhecido também como gato ovelha ou gato em pele de cordeiro, o Selkirk Rex tem o pelo encaracolado e é o maior gato entre as raças Rex. De temperamento brincalhão, esse gato pode chegar a 7 kg e 38 cm de comprimento.  

7) Chausie é uma raça de gato grande relativamente nova

Gato gigante Chausie olhando para cima

Assim como o Ashera e o Savannah, o Chausie também é um híbrido de um gato selvagem com um gato doméstico. Dono de um corpo musculoso de pelagem curta, esse felino brincalhão que adora escalar também tem orelhas grandes e largas. De grande porte, esse gato pode chegar a 9 kg e 45 cm de comprimento. 

8) Gato grande: raça Van Turco tem essa característica

Gato gigante Van Turco ao ar livre

Esse gato gigante originário da Turquia tem uma característica curiosa: ele ama água. Tanto que ganhou o apelido de gato nadador. Com pernas longas que podem chegar a 30 cm de altura e 48 cm de comprimento, o Van Turco é realmente grande. O peso deles vai até 8 kg, mas esse tipo de gato demora um pouco mais para chegar à maturidade, geralmente após os 3 anos.

9) O Siberiano é um gato gigante bem peludo

Gato gigante Siberiano sentado

De musculatura forte e pelagem longa, esse gato russo originário da Sibéria adora frio. Ele pode chegar aos 9kg e 46cm de comprimento e pode ser muito apegado aos seus tutores. Então se você sempre sonhou com um gato grande, dócil e bem felpudo, o Siberiano é pra você.

10) Gato de raça grande: Ragdoll é um exemplo

gato gigante Ragdoll caminhando em direção a câmera

Quando o assunto são gatos grandes, raça Ragdoll também se destaca. Esse grandão peludo surgiu nos Estados Unidos e tem peso que pode variar entre 6,5 e 9 kg. Além disso, pode medir até 55 cm de comprimento, da ponta da cabeça até o rabo. Sobre a personalidade desse gato, raça grande é conhecida por ser bastante carinhosa e ligada com a família humana. O Ragdoll é um bichano que ama colo e ama os donos!

Publicado originalmente em: 26/10/2023

Atualizado em: 01/02/2024