O banho em gato no verão é realmente necessário? Esse é um tema que levanta muitas dúvidas entre os tutores que estão em busca de formas efetivas para aliviar o desconforto de seus pets com as altas temperaturas. Embora os gatos sentem calor, a maioria tem verdadeira aversão à água e podem ficar estressados. Por isso, veterinários e comportamentalistas felinos recomendam cautela dos tutores antes de decidir dar banho em gato.
Mas será que é possível refrescar seu gato no calor sem colocá-lo debaixo d'água? Reunimos as melhores dicas para ajudar seu gato a enfrentar o calor sem estresse!
Pode dar banho em gato no verão?
Por mais que suas intenções sejam boas, o banho em gato no verão deve ser evitado! Na verdade, os banhos nunca são uma boa ideia para os felinos, independentemente da época do ano. Os gatos são animais que conseguem fazer sua própria limpeza sem qualquer tipo de ajuda externa.
O famoso banho de gato (quando ele passa a própria língua pela pelagem) é mais do que suficiente para retirar impurezas. O banho estético, por outro lado, remove o cheiro natural do gato e pode gerar muito estresse. Como consequência, o gato pode se lamber em excesso para devolver aos pelos o cheiro que ele está acostumado.
Dar banho em gato (filhote ou adulto) é uma experiência que pode deixar o animal agressivo, com medo ou até mesmo ansioso. É claro que existem exceções e alguns gatos podem gostar de água de forma recreativa, mas no geral a recomendação é não insistir.
Existem situações em que pode dar banho em gato?
Se você quiser dar banho em gato apenas por uma questão de estética, veterinários e especialistas em comportamento felino não recomendam. Porém, existem sim algumas situações em que essa medida pode ser indicasa. Alguns casos de dermatite alérgica, por exemplo, recorrem ao banho em gato como parte do tratamento. Nesse caso, ele deve ser dado com shampoos específicos para essa finalidade.
O mesmo vale para casos graves de infestação de pulgas e carrapatos (que costumam acontecer com maior frequência no verão). O shampoo antipulgas pode ajudar a remover resquícios que ficaram no pelo quando outras medidas não funcionaram.
Ainda assim, vale ressaltar que em todos esses casos você pode dar banho em gato (filhote ou adulto) apenas se houver recomendação de um médico veterinário.
Como refrescar o gato no calor? Veja dicas que não envolvem banho!
Você não deve dar banho em gato no verão, mas saiba que existem diversas outras maneiras de aliviar o calor do animal! Com algumas pequenas medidas e mudanças dentro de casa, o seu pet vai se sentir bem mais confortável e não vai sofrer tanto com as altas temperaturas. Veja algumas dicas de como refrescar o gato no calor:
- Aposte no tapete gelado para gatos! Esse objeto tem um gel interno que resfria alguns graus quando o gato deita na superfícies.
- Sempre deixe o ambiente fresco! Ligue o ventilador ou ar condicionado, ou então deixe as janelas abertas (se tiver tela de proteção) para deixar a casa mais fresquinha para os pets.
- Aumente a frequência de escovação dos pelos, principalmente se você tiver um gato peludo. Isso remove os fios mortos do corpo do animal, que podem acabar deixando o pet com mais calor se estiverem em excesso. Além disso, a escovação também evita a formação e ingestão de bolas de pelo.
- Faça petiscos gelados! O picolé para gatos feito com sachê é um ótimo exemplo de petisco perfeito para testar no verão..
- Estimule a ingestão de água! Gatos não gostam muito de beber água, mas é extremamente importante que eles façam isso, principalmente no calor. Por isso, invista em fontes de água para gatos e espalhe bebedouros em diferentes cômodos para que ele sempre tenha bebida à sua disposição.
- Evite deixar a água parada por muito tempo no bebedouro. Isso aumenta a temperatura do líquido e deixa menos atrativo, além de aumentar o risco de acumular sujeira e/ou bactérias. Portanto, sempre troque a água para ter certeza de que ela está bem fresquinha.
- Aposte no sachê para gatos! A ração úmida tem um maior percentual de água em sua composição, então é uma ótima ideia para estimular a hidratação e aliviar o calor de forma saudável e deliciosa.
O veterinário prescreveu o banho em gato? Saiba como fazer do jeito certo
Se o seu pet precisar tomar banho no verão ou em qualquer outra estação por ordens médicas, é importante tomar alguns cuidados. Você deve ter muita paciência e atenção para fazer com que a experiência seja a mais tranquila possível para o animal. Veja algumas dicas de como dar banho em gato no verão, se for necessário:
- Corte as unhas do gato para evitar ser arranhado durante o banho.
- Antes de começar, brinque e gaste toda a energia do pet. Isso vai fazer com que ele se sinta mais cansado e fique mais quietinho na hora do banho.
- Prefira dar banho em gato dentro de uma banheira e evite o chuveiro, pois o jato de água pode assustar o animal. Lembre-se de fechar bem a porta para evitar que o pet fuja.
- Disponha brinquedos na banheira para que ele veja o banho de forma mais positiva.
- Use luvas e roupas velhas para evitar arranhões nas mãos e rasgos nas vestimentas.
- Comece o banho em gato pelo pescoço e siga aos poucos em direção ao crescimento dos pelos. Não jogue água diretamente no rosto do animal (use um pano úmido ou lenço umedecido para limpar a região).
- Coloque algodão nos ouvidos dos gatos para evitar que caia água.
- Enxugue o gato com uma toalha bem macia.
- Ao final do banho, recompense o pet com petiscos e carinhos. Isso fará com que o gato associe a hora do banho a um momento positivo.
Seguindo esse passo a passo e as orientações passadas pelo médico veterinário, dar banho em gato vai ser muito mais tranquilo do que você imagina!