Gato

Picolé para gatos: aprenda receitas com frango desfiado e sachê

Publicado - 03 Janeiro 2023 - 10h30

Atualizado - 27 Maio 2024 - 18h52

Saber como refrescar o gato no calor faz toda a diferença na época mais quente do ano. Durante o verão, as altas temperaturas podem causar bastante incômodo no animal, já que o gato sente calor assim como a gente. Felizmente, existem diferentes maneiras de fazer o bichano se sentir mais fresco. O sorvete para gato, por exemplo, é uma ideia de petisco refrescante que além de ser super saboroso deixa o animal bem mais geladinho. Os sorvetes e picolés para gatinhos podem ter diferentes sabores. O Patas da Casa te ensina a seguir como fazer sorvete de gato de frango desfiado e de sachê, dois sabores que fazem sucesso entre os felinos. Aprenda as receitas a seguir!

Gato pode tomar sorvete?

Durante o verão, não tem nada melhor que tomar um bom sorvetinho para se refrescar. Muitos tutores gostam de dividir comida com seus animais de estimação. Por isso, durante essa estação do ano surge a seguinte dúvida: gato pode tomar sorvete? Os sorvetes e picolés que vendem nos mercados são alimentos industrializados e contam com muitos alimentos proibidos para gatos, como o leite. Muitas pessoas acham que gato pode tomar leite mas, na verdade, esse alimento faz muito mal aos bichanos. Todas as comidas que o possuem em sua composição estão proibidas - dentre elas, o sorvete. Além disso, picolés e sorvetes contam com muitos conservantes e açúcar, ingredientes que também podem fazer mal aos bichanos. Por isso, a ideia de que gato pode comer sorvete está bem errada.

Gato pode comer sorvete se ele for feito especialmente para os bichanos

Como explicamos, o sorvete para gato está proibido. Nada de dar aqueles potes que compramos no supermercado para o seu bichano! Porém, você sabia que existe sorvete de gato feito especialmente para os felinos? Esse tipo de sorvete tem em sua composição apenas ingredientes que não fazem mal ao animal. Além disso, eles contam com sabores que agradam o criterioso paladar felino. Nesse caso, o gato pode comer sorvete sem problemas!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Sorvete de gato: picolé de sachê é irresistível para os felinos durante o verão

Você pode comprar um sorvete para gato diretamente de um pet shop. Porém, existem receitas muitas simples de picolés para os bichanos que você pode fazer com poucos ingredientes bem fáceis de encontrar dentro de casa, o que pode acabar saindo até mais barato para o seu bolso. Um exemplo é o picolé de sachê. A receita é incrivelmente fácil, pois leva apenas dois ingredientes. Confira a seguir como fazer o picolé de sachê para gatos:

Ingredientes:

  • Sachê para gatos (também chamado de ração úmida)
  • Água
  • Formas de picolé ou de gelo

Modo de preparo:

1) Jogue o sachê para gatos no liquidificador e vá adicionando água aos poucos. Bata os ingredientes até formar uma massa homogênea.

2) Jogue a mistura dentro das forminhas de picolé. Caso não tenha, pode usar a própria forma de gelo ou então copinhos descartáveis.

3) Coloque no congelador e deixe que gele durante a noite. No dia seguinte, o sorvete para gato de sachê já estará pronto para ser servido!

 

Gato cinza lambendo picolé roxo
Uma dica de como refrescar o gato no calor é fazer um picolé especial para seu peludo

 

Sorvete de gato: picolé com frango desfiado faz sucesso entre os bichanos

Assim como existem diversos sabores de sorvete para os humanos, também existem várias opções para felinos. Uma delas é o picolé para gato de frango desfiado. O sabor pode parecer estranho para os humanos, mas os gatos amam comer frango. Por isso, pode ter certeza que o picolé de frango desfiado faz sucesso entre os bichanos. Além de refrescar durante o verão e ser uma delícia para o felino, o sorvete para gato de frango desfiado também é muito fácil de ser preparado. Confira o passo a passo a seguir!

Ingredientes:

  • 500g de frango desfiado
  • 2 cenouras
  • 1 colher de chá de sal
  • Forma de silicone de biscoito

Modo de preparo

1) Cozinhe o frango desfiado e as cenouras na panela de pressão durante 20 minutos. Para cozinhar bem, a água deve cobrir os ingredientes. 

2) Após o cozimento, coe o caldo e o reserve.

3) Jogue o caldinho dentro das formas. Você pode ainda colocar pedacinhos de frango. Caso não tenha forma de picolé, pode usar forma de gelo ou copo descartável de plástico também.

4) Leve ao congelador e deixe gelar por cerca de 24 horas. Depois, o sorvete para gato de frango desfiado já pode ser degustado pelo bichano!

Como refrescar o gato no calor: confira outras dicas para botar em prática no verão

Assim como nós, os bichanos também precisam se refrescar no verão. Essa época não é fácil, então é importante que o tutor busque maneiras de aliviar o calor intenso que o animal sente. Mas afinal: como refrescar o gato no calor? Já sabemos que o gato pode tomar sorvete para se sentir mais fresquinho, mas existem ainda outras soluções. Uma delas é incentivar o consumo de água. O gato com calor precisa se hidratar bastante para evitar quadros de desidratação. Coloque cubinhos de gelo nos potinhos de água e os espalhe pela casa, invista em fontes para gatos e troque a água mais vezes ao longo do dia, para que ela esteja sempre geladinha. Vale ressaltar que a ração úmida para gatos é mais apreciada pelo gato com calor. 

Outra dica de como refrescar o gato no calor é apostar no tapete gelado, que deixa o pet bem mais confortável. Além disso, é importante manter as janelas abertas (sempre com tela para gatos para evitar acidentes e fugas), ligar o ventilador e até mesmo deixar o ar condicionado ligado em determinados momentos do dia para amenizar o clima quente. Com esses cuidados, o gato no verão ficará bem mais confortável.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas