Depois do lançamento de “Os 101 Dálmatas”, a procura por cães da raça Dálmata aumentou muito. Continuamos vendo esses pintadinhos por aí com muita frequência até hoje. Mas além da aparência, alguns aspectos da personalidade do pet chamam a atenção. A primeira coisa que você precisa saber é que o Dálmata é dependente e com necessidades pontuais para ser feliz. Por isso, se você não consegue dedicar muito do seu tempo para atender as necessidades do cão, é bom repensar sua escolha.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para conhecer melhor o Dálmata, personalidade do cãozinho e necessidades diárias dele, o Patas da Casa preparou um conteúdo especial sobre o comportamento do cachorro da raça. Confira abaixo e saiba tudo sobre o Dálmata fêmea e macho!

Dálmata: personalidade da raça é marcada por alegria, energia e inteligência

Se você é fã da raça e sabe até o nome dos cachorros do 101 Dálmatas, já deve estar por dentro do comportamento e temperamento desses pets. O Dálmata é um cachorro diferente, não só pelo padrão característico de pintas, mas por seus traços bem definidos e expressivos. São cães muito ativos e precisam de estímulos para não ficarem entediados. Eles nunca vão recusar um passeio e amam brincadeiras de cachorro para apartamento.

Além disso, o Dálmata sempre vai querer estar ao seu lado e se fazer presente no seu dia a dia. Algumas pessoas até podem pensar que o Dálmata é bravo, mas isso está longe de ser verdade — basta um pouquinho de convivência para ter a prova. Conheça a seguir 9 fatos sobre a personalidade da raça e fique por dentro de outras curiosidades do cachorro Dálmatas (preço e muito mais)!

1) O Dálmata é um cachorro ativo e energético

Como já falamos anteriormente, o Dálmata é um cão com uma energia acima da média. Eles precisam sempre de estímulos e atividades que deixem seus dias mais dinâmicos. É preciso passear com o cachorro Dálmata todos os dias — eles aguentam correr e fazer outras atividades que gastem sua energia de maneiras distintas. A prática de esportes também é bem-vinda e já podem começar a fazer parte da rotina do animal desde o Dálmata filhote.

2) Dálmata bombeiro? O olfato poderoso da raça ajuda em vários trabalhos!

O Dálmata é uma das raças de cachorro usadas para trabalho e que pode exercer diferentes funções. Isso porque esse cãozinho tem um focinho poderoso e adora farejar, podendo auxiliar nas mais diversas atividades, sendo a parceria com os bombeiros uma das mais conhecidas. Por terem um olfato canino tão desenvolvido, os cachorros da raça devem ser estimulados a essa interação com o ambiente. São cães que gostam muito de caçar e, por isso, adoram brincadeiras de pegar objetos, como bolinhas.

3) Dálmata: personalidade do cachorro é leal e protetora

Ter um Dálmata é como ter um guarda costas: o cão vai ficar 24 horas grudado em você. São os clássicos cachorros que não têm noção do próprio tamanho e vão se enfiar onde puderem, apenas para ficarem pertinho de seus donos. Além de ser um cachorro que segue o dono por todos os lados, o Dálmata valoriza muito estar acompanhado. Ele ama receber atenção e faz questão de estar presente em qualquer situação!

4) A inteligência da raça Dálmata é acima do normal

O Dálmata é um cachorro inteligente, mesmo que não seja visto dessa forma. Cães da raça aprendem rápido os comandos e, quando adestrados corretamente, são verdadeiros exemplos de educação. Porém, não é um cão fácil de ser manipulado, então não tente enganar o seu pintado da raça Dálmata. O filme, inclusive, é uma amostra de como eles são: valorizam a fidelidade e são fiéis desde novinhos. Não é à toa que o Dálmata filhote consegue aprender os comandos logo cedo com muita facilidade.

Dálmata brincando dentro de casa

5) O Dálmata é um cachorro apaixonado por água

Cachorro na piscina, praia, poça, chuveiro ligado e até mesmo uma mangueira: não importa a forma que esteja a água e nem de onde ela vem, o Dálmata ama! Por essa característica, o banho no animal da raça pode ser bem fácil, já que não costuma fugir e aproveita bem o momento.

6) Agressividade não combina com a raça Dálmata

Tem quem se pergunte se o Dálmata é perigoso, mas é raro ver um cachorro da raça com comportamento agressivo. Em geral, eles são cães dóceis, que convivem bem com crianças e com a própria família, mas são reservados com desconhecidos, o que pode dar a ideia de Dálmata bravo.

A aproximação com esse animal deve ser feita de maneira delicada para não assustá-lo e evitar reações inesperadas, como medo e reatividade. Também é importante verificar se ele é puro mesmo, pois algumas variações - como o Dálmata com Pitbull ou Dálmata misturado com vira-lata - podem apresentar um padrão de comportamento diferente.

7) Dálmata: cachorro da raça se dá muito bem com crianças maiores

O Dálmata, gigante que só, é um cãozinho que costuma ser amigável e sociável com quem é da família — e isso inclui os pequenos. No entanto, é importante que as crianças já saibam respeitar e conviver em harmonia com o pet, pois ele não é tão tolerante e paciente como outras raças. Ou seja, é ideal para famílias com crianças maiores. 

Já a socialização da raça com estranhos e outros animais precisa de supervisão, pois esse é um cachorro com tendência a ser desconfiado. Sempre que possível, estimule interações positivas do pet com quem ele não é tão familiarizado.

8) Adulto ou filhote, Dálmatas não têm o hábito de latir com frequência

Dálmatas filhotes e adultos não são totalmente silenciosos, mas também não latem à toa. Por isso, é um cão que costuma ser fácil de conviver e que não vai incomodar os vizinhos. O latido de cachorro até acontece, mas só quando o animal precisa comunicar alguma situação ao dono — como quando acabou a ração do potinho ou se ele achar que tem alguma ameaça se aproximando.

9) Dálmatas grandes não são destruidores, mas precisam ser estimulados

Para ter um cachorro Dálmata, preço pode se tornar alto se o tutor não der todas as condições necessárias para o doguinho ter uma boa qualidade de vida. Isso significa estimular os instintos e gastar a energia do animal de uma maneira saudável. O enriquecimento ambiental tem um papel importante nisso, evitando que esses cachorros se tornem destruidores dentro de casa.

Tipos de Dálmata: cores da raça são diversas

A beleza desse cachorro chama a atenção. Mas quais são as cores da raça? Dos tipos de Dálmatas, o mais conhecido é com manchas pretas. No entanto, também tem o Dálmata marrom, que tem as pintas dessa cor, enquanto o Dálmata limão tem um tom bege claro nesta região.

Dependendo das cores do animal, pode mudar o valor de quanto custa um cachorro Dálmata. Preço também pode sofrer influência de outros aspectos, como o sexo, idade e linhagem genética do animal.

Como saber se o Dálmata é puro?

Primeiro, tenha atenção: o filhote de Dálmata, ao nascer, é completamente branco! As pintinhas só surgem depois de 15 dias de vida, sendo maiores no corpo e menores na cabeça, orelhas e rabo. Mesmo adulto, elas continuam aparecendo pelo corpo do cachorro, então é comum surgir novos pontos em áreas que ainda não tinham as pintas.

Em alguns casos, o Dálmata misturado com outras raças pode confundir. É o que acontece com a mistura do Dálmata com Labrador ou Pitbull com Dálmata. Por esse motivo, o recomendado é solicitar o pedigree com informações da árvore genealógica do animal. O filhote de Dálmata com vira-lata também pode ter outros padrões de cores além dos que foram mencionados, facilitando essa diferenciação.

 

Dálmatas na praiaFilhotes de Dálmatas recém-nascidos

 

Tudo o que você precisa saber sobre o Dálmata!

Depois de conhecer mais a fundo a personalidade do cãozinho, muitas pessoas logo vão pesquisar quanto custa um filhote de Dálmata para levar para casa. Mas sabia que é importante ficar atento a outras características do pet? Veja abaixo as principais informações sobre o cachorro da raça.

  • Origem: é um cão oriundo do leste europeu, mais especificamente da Croácia. A raça vem da região da Dalmácia (e é daí que vem o nome do cachorro);
  • Tamanho: a raça é considerada de porte médio para grande. Um Dálmata adulto pode medir entre 56 e 61 cm;
  • Dálmata cresce até quantos meses: os cães da raça podem levar cerca de 14 meses a 16 meses para chegarem na estatura final;
  • Personalidade: o cachorro Dálmata é ativo, leal, inteligente e parceiro. Ele é o cãozinho que vai estar do seu lado não importa o que aconteça e sempre vai estar com disposição para brincar e passear;
  • Nível de energia: o Dálmata é um dos cães mais energéticos que existem e que precisam de bastante atividade física na sua rotina. Passeios, trilhas e esportes são ótimas maneiras de providenciar isso;
  • Quanto custa um Dálmata: preço do Dálmata é de R$ 1.500 a R$ 4.000, dependendo das características físicas e descendência do animal. O valor costuma ser maior para as fêmeas e cães descendentes de campeões. Para saber quanto é um Dálmata na sua cidade, procure um canil de cachorro confiável!

Publicado originalmente em: 17/10/2019

Atualizado em: 05/03/2024