Por muito tempo, o Pitbull foi associado a um cachorro agressivo e de temperamento raivoso. Felizmente, hoje em dia essa ideia vem perdendo força e as pessoas estão começando a conhecer a raça de verdade. Todos os tipos de Pitbull (American Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Pitbull Monster, entre outros) têm uma personalidade dócil e brincalhona que surpreende muita gente. O Patas da Casa separou 7 curiosidades sobre a personalidade do cachorro Pitbull para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa raça apaixonante!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O Pitbull não é uma raça agressiva

Você já deve ter ouvido falar que todo Pitbull é agressivo e raivoso, mas isso está longe de ser verdade. A fama do cachorro Pitbull "malvado" vem das rinhas de cães que eram muito comuns antigamente, em que os criadores forçavam animais a brigarem entre si. Por conta do porte atlético, o Pitbull Terrier era um dos mais usados nas rinhas, já que são cães fortes e musculosos. Porém, o comportamento do Pitbull só se tornava agressivo porque o animal era estimulado a isso. Seja um American Pit Bull Terrier, um Pitbull Monster, um American Staffordshire Pitbull ou qualquer um dos outros tipos, a agressividade não é natural do temperamento da raça.

2) O cachorro Pitbull é super carinhoso e amigável

O cachorro Pitbull não só não é agressivo como é, na verdade, carinhoso! Mesmo com sua força e aparência intimidadora, trata-se de um cãozinho calmo e tranquilo. Ele ama ficar com a família e receber um carinho. Pode ter certeza que quando o Pitbull é tratado com amor, retribuirá em dobro! Sua tranquilidade é tão contagiante que a raça é frequentemente usada como cão de terapia. O Pitbull consegue dar um grande apoio emocional a quem está precisando de suporte.

3) Lealdade é o nome do meio de um Pitbull

A relação entre Pitbull e tutor é marcada por confiança e lealdade. A raça se apega fortemente ao seu dono e passa a ser um companheiro de todas as horas. O cachorro Pitbull cria um vínculo muito forte de amizade, tornando-se totalmente leal e disposto a proteger seu tutor. O American Pit Bull Terrier é considerado um cão de esporte, então também é uma ótima companhia para a prática de atividades com o dono.

4) A cão da raça Pitbull gosta de agradar o seu tutor

Como o Pitbull é super apegado ao seu dono e o ama muito, está sempre tentando agradar. Por isso, são considerados cães bem obedientes! Aprendem truques e entendem o que você ensina com facilidade, pois quer mostrar que é capaz de atender às expectativas do dono e deixá-lo feliz. A raça Pitbull também é muito inteligente, o que só facilita ainda mais sua grande capacidade de aprendizado. O adestramento do Pitbull costuma ser feito sem problemas e traz muitos benefícios, pois evita possíveis comportamentos agressivos e ajuda a melhorar a convivência dele com diferentes situações.

 

cachorro pitbull na grama

5) O Pitbull Terrier é sociável com humanos, mas desconfiado com outros cães

 

A raça Pitbull ama humanos! O cão pode até estranhar a presença de pessoas desconhecidas no início, mas assim que se sente seguro passa a confiar totalmente e cria um laço de amizade. Com um bom processo de socialização do cachorro, ele se dá bem com qualquer pessoa e adora brincar com todos. Porém, quando se trata de outros animais, a relação nem sempre é tão boa assim. O cachorro Pitbull costuma ser mais desconfiado na presença de outros cães. Por isso, o processo de socialização do Pitbull Terrier com outros cachorros é fundamental para uma boa convivência. A socialização será mais eficaz se feita na fase do  Pitbull filhote.

6) O Pitbull é muito autoconfiante e corajoso, mas não é um bom cão de guarda 

A raça Pitbull é muito forte e sabe disso, o que o torna um cachorro muito autoconfiante! Porém, apesar de estar sempre disposto a proteger seu tutor, não conte com um Pitbull para ser seu cão de guarda. Como explicamos, a raça confia com facilidade em humanos. Logo, em vez de desconfiar de uma pessoa que seja uma possível ameaça, pode acabar, na verdade, virando seu amigo. Além disso, o Pitbull não late muito, então dificilmente vai avisar que há algum problema.  

7) O cachorro Pitbull é super brincalhão e tem uma ótima relação com crianças

Um traço marcante na personalidade do Pitbull é seu jeitinho brincalhão! O cachorro é cheio de energia para dar e ama brincar o tempo todo. Quem tem um Pitbull precisa sempre arranjar um espacinho na agenda para fazer atividades e brincadeiras que o ajudem a gastar sua energia. Por sua personalidade brincalhona, a raça Pitbull se dá muito bem com crianças. Normalmente, o cachorro e a criança se tornam grandes amigos e parceiros de brincadeiras. Por isso, se você tem uma criança em casa não precisa ter medo de ter um Pitbull. Mas lembre-se que é sempre importante realizar a socialização adequada com o cão e ensinar os limites das brincadeiras para as crianças para que a relação se dê da melhor forma possível, além de supervisionar todas as interações e brincadeiras. 

Redação: Maria Luísa Pimenta