A vida de cachorros abandonados não é nada fácil e repleta de desafios. Quando não estão zanzando sozinhos pelas ruas, estão confinados entre as quatro paredes de um canil, solitários em abrigos. Essa solidão, contudo, pode impactar negativamente a saúde mental e o bem-estar dos cães. Nos Estados Unidos, uma associação animal observou que alguns cachorros abandonados que viviam no abrigo apresentavam sinais de ansiedade, exibindo sinais de angústia e estresse. Além dos tratamentos tradicionais, eles decidiram tentar reverter esse quadro implementando um programa de terapia literária envolvendo crianças e adolescentes para interagir com os cães no abrigo de animais, e o resultado dessa experiência foi emocionante. Vem conferir!
Abrigo de animais nos Estados Unidos implementa terapia literária para cachorros abandonados
A Animal Foundation, um dos maiores abrigos de animais de Nevada, em La Vegas, implementou uma iniciativa inovadora com propósito de oferecer mais bem-estar aos gatos e cachorros abandonados que vivem no local. A associação abriga centenas de animais, entre cachorros e gatos, e oferece assistência aos pets do resgate até a adoção. Contudo, eles perceberam que, embora as doações de produtos de alimentação animal e de cuidados básicos seja fundamental para oferecer assistência aos animais, não era suficiente para os cachorros abandonados.
Com o passar do tempo, os cães do abrigo começaram a apresentar sinais de ansiedade canina, provavelmente devido à falta de contato humano e ao ambiente de confinamento. Então eles tiveram a ideia de lançar um programa de leitura com crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, para lerem para os cachorros do abrigo. Eles convidam grupos de até nove jovens semanalmente para participar do programa. Ao chegarem lá, as crianças têm acesso aos livros e a um banquinho para se sentarem de frente para o canil de cachorro.
O convívio com crianças pode diminuir a ansiedade canina
A relação entre criança e cachorro é cheia de benefício para ambas as partes. O convívio entre eles ensina as crianças a respeitarem o espaço do outro e a ter responsabilidade por meio das tarefas de cuidados com os animais. Já para os cães, a interação com crianças pode proporcionar estímulos mentais, além de reduzir o estresse e ansiedade. As vozes calmas e tranquilas das crianças durante a leitura podem aliviar a tensão dos animais, que vão se sentir mais seguros e confiantes.
Veja algumas fotos do programa divulgadas pela Animal Foundation:
A ansiedade canina impacta o bem-estar do animal
Assim como os humanos, o cachorro tem ansiedade e pode sofrer com os efeitos dela no dia a dia, já que eles convivem com uma angústia que afeta o bem-estar físico e mental. Identificar ansiedade no cãozinho é o primeiro passo para tomar atitudes que possam ajudá-lo a sair dessa. Geralmente, a ansiedade deixa o animal hiperativo. Você pode se deparar com cachorros latindo muito, sentindo um medo exagerado ou exibindo um comportamento destrutivo. As consequências de um cachorro ansioso são:
- Lambedura excessiva
- Queda de pelo em cachorro
- Problemas digestivos
- Perda de apetite
- Cachorro estressado
Adotar cachorro abandonado é benéfico para as crianças
A experiência de leitura pode ensinar vários valores importantes aos pequenos, como a ter empatia e compaixão com todos os animais, inclusive com um cachorro de rua. A prática também pode demonstrar a importância da adoção responsável e criar o desejo na criança de adotar cachorro abandonado. Essa decisão não traz benefícios apenas para os cãezinhos, que vão ganhar um lar, uma família e muito amor, mas também para as crianças. A relação com os pets pode criar vínculos emocionais que são importantes para o desenvolvimento emocional e social deles, que, desde cedo, vão aprender a valorizar e a respeitar o próximo.
O Patas da Casa te ajuda a encontrar o pet perfeito para sua criança com o “Adota Patas”!
A adoção salva a vida de cachorros abandonados. Em contrapartida, eles nos ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.
No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região