Gato

Gato com heterocromia: quais as causas, relação com surdez, cuidados e muito mais

Publicado - 17 Junho 2022 - 10h00

Atualizado - 20 Maio 2024 - 19h13

Todo mundo que vê um gato com heterocromia pela primeira vez se surpreende com o charme e a excentricidade destes bichanos. Mesmo que não seja uma exclusividade dos felinos, já que cães e humanos também podem ter essa condição peculiar, ver um gato com um olho de cada cor é algo que chama a nossa atenção. Nessas horas, muitas dúvidas passam pela cabeça, como, por exemplo, o que causa a heterocromia e como isso se desenvolve ou quais são necessários com um gato com duas cores de olho.

Ficou curioso para entender melhor do que se trata esta condição e quais são os gatinhos mais afetados pela heterocromia? O Patas da Casa reuniu as informações mais importantes sobre o assunto e te ajuda a desvendar tudo sobre o gato com duas cores de olhos. Vem com a gente!

O que é a heterocromia?

A heterocromia é uma condição caracterizada pela alteração na coloração da íris do olho de gato, mas que também atinge outras espécies como cães, cavalos e humanos. Ela pode afetar um ou dois olhos, e é dividida em três classificações: completa, parcial ou central. Veja o que difere uma da outra:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Heterocromia completa: é quando cada olho apresenta uma cor diferente da outra;

Heterocromia parcial: é quando a íris de um mesmo olho apresenta duas cores diferentes, como se tivesse uma mancha;

Heterocromia central: é quando o olho apresenta uma cor diferente apenas no centro da íris, circundando a pupila;

A maioria dos gatos nasce com os olhos de uma única cor, que pode se manter ou sofrer pequenas alterações logo nos primeiros meses de vida. Se o tutor notar que tem um gato com olho de duas cores - completo, parcial ou central -, é porque esse é um gato com heterocromia. Mas é importante ter atenção na idade do pet, uma vez que essa mudança só é comum em filhotes de gato. Em animais adultos, a heterocromia não é considerada algo “normal” porque pode indicar a presença de doenças oculares.

Gato com heterocromia: como a genética explica a condição?

A heterocromia em gatos acontece por causa de uma alteração genética que interfere na quantidade de melanina presente em cada olho. A melanina, por sua vez, é encontrada nas células chamadas melanócitos e o principal responsável por essa mudança é o gene EYCL3, que é o indicador da pigmentação dos olhos. Quanto mais melanina, mais escura se torna a cor dos olhos (geralmente puxada para tons de marrom ou preto); e quanto menor for a quantidade de melanina, mais clara será a cor (e é aí que aparecem as cores verde e azul). Já para definir a tonalidade de cada olho, o gene responsável é o EYCL1. É ele que vai determinar se um gato de olho azul, por exemplo, vai ter tons mais claros ou mais escuros desta mesma cor.

 

Gato com duas cores de olhos pode ter diferentes pelagens, mas o branco sempre está presenteO gato com heterocromia congênita apresenta a alteração nos olhos ainda quando é filhoteGato com olho de duas cores geralmente não sugere problemas de saúdeGato preto com heterocromia deve ter manchas brancas pelo corpo, e nunca uma cor sólida

 

Quais são as principais causas de um gato com duas cores de olhos?

 

O gato com heterocromia pode apresentar olhos com cores diferentes por vários motivos, mas na maioria das vezes é um quadro congênito e que tem caráter hereditário. Ou seja, é uma condição genética que é passada de pai para filho. Nesse caso, o animal já nasce com essa característica, de forma que a anomalia não afeta em nada a saúde do gato e não prejudica a vida dele. Os “sintomas” são notados desde cedo, mas não há qualquer motivo para o tutor se preocupar com o pet.

Aqui vale destacar uma curiosidade: a cor dos olhos gatos pode mudar até os 6 meses de idade. Por isso, não estranhe se o bichano nascer com os olhos de uma cor, e depois isso mudar. Esse é um processo totalmente normal, pois é por volta da sexta semana de vida que os melanócitos começam a produzir a melanina responsável pela pigmentação dos olhos de gato. Até lá, muita coisa pode acontecer!

Outro ponto importante que deve ser ressaltado é que um gato com heterocromia genética tem melanócitos - ou seja, células que produzem melanina - em menor quantidade e, por isso, normalmente são gatos com olhos azuis, pelos brancos ou com manchas brancas. É por isso que é muito difícil - quase impossível, na verdade - encontrar um gato preto com heterocromia, mas é muito fácil encontrar um gato branco com duas cores de olhos diferentes.

Além do gato com heterocromia congênita, outra possibilidade é quando o gato desenvolve ou adquire a heterocromia ao longo da vida. Nesses casos, o problema geralmente se manifesta na fase adulta e deriva de acidentes ou enfermidades. Além de cicatrizes e lesões, existem algumas doenças que podem deixar o olho esbranquiçado, azulado ou com manchas e todos esses quadros devem ser investigados por um profissional.

O que deixa o gato com um olho de cada cor na fase adulta?

Se a heterocromia em gatos foi observada somente quando o animal já atingiu a fase adulta, é importante ligar o alerta. Geralmente é um sinal de que há algo de errado com a visão felina, e pode indicar a presença de doenças oculares em gato. Alguns exemplos de problemas que podem causar alteração na cor da íris são:

Em todo caso, se você perceber que tem um gato com duas cores de olhos ou que sofreu qualquer alteração ocular, e ele já é adulto, é imprescindível buscar orientações de um médico veterinário especializado em oftalmologia. Ele será capaz de diagnosticar o quadro corretamente e indicar a melhor forma de tratar o paciente.

Gato com olho de duas cores: quais são as raças mais afetadas?

Se você gosta de animais diferentões e está à procura de um gato com um olho de cada cor, saiba que essa tarefa não é tão difícil. Por ser uma condição que normalmente é hereditária, existem algumas raças de gato que são mais propensas a desenvolver a heterocromia. São elas:

Ainda assim, é importante ter em mente que a raça, por si só, não vai definir se um gato vai ter heterocromia ou não. Embora essas raças tenham mais chances de desenvolver a condição, é necessário que o gatinho tenha o gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos (EYCL3).

 

Gato branco com heterocromia olhando para cima com a boca aberta
O gato branco com heterocromia tem mais chances de ser portador de surdez congênita

 

Gato branco com heterocromia tem mais chances de ser surdo?

 

É provável que você já tenha ouvido falar por aí na teoria de que os gatos brancos têm mais chances de serem surdos, certo?! Mas acredite: o risco de surdez em gatos brancos não é mito. Na verdade, esse risco é ainda maior quando se trata de animais que têm os olhos azuis - e isso inclui um gato branco com heterocromia, que pode ter um dos olhos com essa coloração. A explicação é porque o gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos também costuma causar deficiências auditivas. Sendo assim, se o gato possui um olho azul e outro marrom, por exemplo, o lado com olho azul terá mais chances de ser portador de surdez.

Para saber como identificar um gato surdo, primeiro é necessário observar o comportamento do seu amigo de quatro patas. Alguns dos experimentos que podem ser feitos são: ligar o aspirador de pó, bater palmas e chamar o gato pelo nome. Enquanto isso, você deve avaliar as reações do bichano e o movimento das orelhas, que normalmente seguem a direção dos sons emitidos. Se houver qualquer suspeita de que o animal é surdo, consulte um veterinário para realizar outros tipos de exames.

Lembre-se também que um gato surdo demanda certos cuidados. Ele não deve ter acesso à rua, pois corre o risco de se acidentar, e também precisam de uma comunicação facilitada com a família. Gestos e expressões faciais ajudam muito nesse aspecto, fazendo com que o animal “aprenda” o que o tutor quer dizer com alguns comportamentos sem a necessidade de falar.

Quais são os cuidados necessários com um gato com heterocromia?

Muita gente pensa que o gato com olho de duas cores precisa de cuidados especiais, mas não é bem assim. Geralmente esses bichinhos são bastante saudáveis, e não precisam de uma atenção maior nem nada do tipo. Eles, na verdade, vão ter as mesmas necessidades de qualquer outro gato: uma boa alimentação, fontes de água para gatos, estímulos físicos e mentais, consultas veterinárias regulares (tanto para acompanhamento da saúde, como para reforçar doses de vacina) e cuidados com a higiene (como cortar a unha de gato, limpar os ouvidos e escovar os dentes). Ah, e claro, não pode faltar muito amor e carinho também!

O que pode demandar um cuidado maior é quando o gato com heterocromia desenvolve isso ao longo da vida, pois, como já vimos, isso pode ser um indicativo de algum problema ou doença ocular. Se esse for o caso, torna-se indispensável consultar um veterinário para tentar recuperar a visão do paciente ou pelo menos retardar a progressão do quadro, que pode deixar o gato cego. Vale lembrar que qualquer tipo de automedicação deve ser evitada, e todo o processo deve ser orientado por um profissional especialista no assunto.

Redação: Juliana Melo

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Adoção

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Ver todas